Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Deputados constituintes paraibanos são homenageados na Assembleia

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Vinte anos depois de aprovarem a Constituição do Estado da Paraíba, no dia 5 de outubro de 1989, deputados estaduais constituintes retornaram à Assembleia Legislativa, na manhã de hoje. Personagens de um dos mais importantes capítulos da democracia paraibana, os parlamentares foram homenageados com a entrega da Medalha Constituição Cidadã Ulisses Guimarães. Além disso, os deputados tiveram suas fotos eternizadas no Painel Constituinte, que será instalado na entrada do plenário Deputado José Mariz.

Para o deputado constituinte, Carlos Candeia, a sessão especial realizada pela Assembleia Legislativa serve como um resgate da Constituinte de 1989. “Foi uma oportunidade histórica de ouvir a sociedade e com esta participação popular pudemos elaborar a formatação da atual Constituição do Estado”, pontuou.

Única parlamentar constituinte, a ex-deputada Ivani Braga não escondeu a emoção ao lembrar que esta foi a primeira vez que retornou à Casa de Epitácio Pessoa, após duas décadas. Segundo ela, a sessão especial pelos 20 anos da Promulgação da Carta Magna do Estado, foi um momento único para também reencontrar amigos. “Eu estou muito emocionada e alegre em receber esta homenagem e por ter sido lembrada pelo presidente Arthur Cunha Lima durante este aniversário da Constituinte”, considerou.

“Como representantes do povo, nós fizemos uma Constituição, que na verdade, na época, representou um avanço para a Paraíba em face da abertura democrática que vivíamos naquele momento”, observou o relator do capitulo constitucional sobre a Organização dos Poderes, Pedro Adelson, que também ressaltou a importância do reconhecimento da Assembleia de hoje ao trabalho que foi feito pela Assembleia de ontem.

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado estadual Arthur Cunha Lima (PSDB), afirmou que os parlamentares homenageados fizeram a história construindo as leis em que regem o Estado da Paraíba. “São nos estados e nas cidades que a vida acontece, por isso, os parlamentares são os mais habilitados a proporem leis que atendem as necessidades do povo, sem infringir a Constituição Federal, nossa Lei maior”, completou Arthur Cunha Lima.

Para o senador Efraim Morais (DEM), que na época atuou como 1º secretário da Assembleia Constituinte, a Carta Magna da Paraíba de 1989 valorizou o trabalho do Poder Legislativo. “Procuramos oferecer o melhor para os paraibanos. Destaque para a emenda que proibiu a construção de prédios, os chamados espigões, à beira-mar na orla paraibana. Somos o único estado do Brasil que possui uma Lei dessa natureza em sua constituição estadual”, finalizou.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Após agressão, Ulisses Barbosa é internado e precisa de doação de sangue

Anteriores

Karla Pimentel, Conde

Aprovados em concurso do Conde farão protesto porque prefeita se recusa a homologar resultado

1715353690663e385a6ee68_1715353690_3x2_lg

Cavalo Caramelo tem quadro estável após resgate e recebe tratamento para desidratação

irpf

Faculdade promove mutirão gratuito do Imposto de Renda no Shopping Tambiá neste sábado

idosaaereo (1)

Coração Paraibano: Idosa sofre infarto em Bananeiras e é transferida pelo transporte aéreo para o Hospital Metropolitano

crmv1 (1)

CRMV-PB aprova programa de controle populacional de animais em Monteiro e Vista Serrana

joaoplaca

João Azevêdo entrega escolas e anuncia novos investimentos em Cachoeira dos Índios e Bom Jesus

praia-de-cabo-branco-683x388

Operação flagra Bar do Cuscuz e outros estabelecimentos jogando esgoto na orla

Sabadinho bom, no centro

Sabadinho Bom apresenta Israel Sete Cordas neste final de semana

Estágio no MPF

MPF divulga resultado da prova objetiva para estágio em Direito; confira

Paraibano mata ex-namorada no Ceará

Paraibano é julgado no Ceará por matar técnica de enfermagem