Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Deputados constituintes paraibanos são homenageados na Assembleia

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Vinte anos depois de aprovarem a Constituição do Estado da Paraíba, no dia 5 de outubro de 1989, deputados estaduais constituintes retornaram à Assembleia Legislativa, na manhã de hoje. Personagens de um dos mais importantes capítulos da democracia paraibana, os parlamentares foram homenageados com a entrega da Medalha Constituição Cidadã Ulisses Guimarães. Além disso, os deputados tiveram suas fotos eternizadas no Painel Constituinte, que será instalado na entrada do plenário Deputado José Mariz.

Para o deputado constituinte, Carlos Candeia, a sessão especial realizada pela Assembleia Legislativa serve como um resgate da Constituinte de 1989. “Foi uma oportunidade histórica de ouvir a sociedade e com esta participação popular pudemos elaborar a formatação da atual Constituição do Estado”, pontuou.

Única parlamentar constituinte, a ex-deputada Ivani Braga não escondeu a emoção ao lembrar que esta foi a primeira vez que retornou à Casa de Epitácio Pessoa, após duas décadas. Segundo ela, a sessão especial pelos 20 anos da Promulgação da Carta Magna do Estado, foi um momento único para também reencontrar amigos. “Eu estou muito emocionada e alegre em receber esta homenagem e por ter sido lembrada pelo presidente Arthur Cunha Lima durante este aniversário da Constituinte”, considerou.

“Como representantes do povo, nós fizemos uma Constituição, que na verdade, na época, representou um avanço para a Paraíba em face da abertura democrática que vivíamos naquele momento”, observou o relator do capitulo constitucional sobre a Organização dos Poderes, Pedro Adelson, que também ressaltou a importância do reconhecimento da Assembleia de hoje ao trabalho que foi feito pela Assembleia de ontem.

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado estadual Arthur Cunha Lima (PSDB), afirmou que os parlamentares homenageados fizeram a história construindo as leis em que regem o Estado da Paraíba. “São nos estados e nas cidades que a vida acontece, por isso, os parlamentares são os mais habilitados a proporem leis que atendem as necessidades do povo, sem infringir a Constituição Federal, nossa Lei maior”, completou Arthur Cunha Lima.

Para o senador Efraim Morais (DEM), que na época atuou como 1º secretário da Assembleia Constituinte, a Carta Magna da Paraíba de 1989 valorizou o trabalho do Poder Legislativo. “Procuramos oferecer o melhor para os paraibanos. Destaque para a emenda que proibiu a construção de prédios, os chamados espigões, à beira-mar na orla paraibana. Somos o único estado do Brasil que possui uma Lei dessa natureza em sua constituição estadual”, finalizou.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Após denunciar falsificação de documentos, Pablo Honorato é demitido da UFPB por Valdiney

UEPB: uma crise democrática

Confusão continua: TRE nega ter chancelado posse de Raissa Lacerda na Câmara

Anteriores

IMG-20240621-WA0035

Jornalista lança livro sobre humor na política em Campina Grande

ffraz_abr_20180922_1659

João Pessoa é a 1ª Capital do Nordeste no ranking de vacinação contra Poliomielite

01

Cofeci concede Medalha JK ao presidente do Creci-PB e ao ex-presidente do Creci-PR

concursos-publicos

Concurso da prefeitura de Piancó abre inscrições em mais de 80 vagas

WhatsApp-Image-2024-06-21-at-7.38.18-AM

Operação da Lei Seca é intensificada durante festejos juninos

WhatsApp Image 2024-06-21 at 14.25.13

Cachaça Matuta celebra o São João 2024 com lata comemorativa

feriados_sao_joao1

MPPB funcionará em regime de plantão durante São João, na segunda

aaaa

Dinho Dowsley lidera disputa para vereador em João Pessoa

Detran-pb 5

Detran-PB promove novo leilão com 300 veículos nos dias 1 e 2 de julho

Waldonys no seis e meia

Waldonys faz show hoje no São João de João Pessoa, no Parque Solon de Lucena