Deputado sugere ajuda internacional para que Brasil supere caos da pandemia

O deputado estadual Hervázio Bezerra (PSB) opinou que o Brasil deve solicitar ajuda internacional para superar o momento de colapso na rede de saúde por causa da pandemia do novo coronavírus. O país é, agora, o epicentro global da tragédia da Covid-19 e registrou na quarta-feira, 2.349 mortes pela doença num único dia. Na Paraíba, no mesmo dia, 50 pessoas morreram por causa da Covid-19. Foi o pior número de toda a pandemia.

“O Brasil já participou de ações humanitárias para socorrer outros países e agora, diante do caos estabelecido por causa da pandemia, precisa de auxílio para superar a doença. Outros países que estão com a situação controlada poderiam ceder a vez na compra de vacinas para que possamos imunizar maciçamente nossa população. Depois da tragédia que houve no Amazonas, houve um esforço do governo federal para enviar mais imunizantes àquele estado e o resultado é que a situação melhorou sensivelmente. Sem vacinas, será muito difícil parar o quadro de mortes que vivemos atualmente em todo o território nacional”, comentou o parlamentar.

O deputado fez referência a uma ação do Ministério da Saúde que criou em janeiro um Fundo Epidemiológico para reforçar a imunização contra a covid-19 e frear o avanço da pandemia no estado do Amazonas, que vivia um colapso no sistema de saúde por causa da disseminação do novo coronavírus. A proposta havia sido aprovada por unanimidade na reunião do Fórum de Governadores. No auge de casos, o Amazonas chegou a ter 131 mortes em um dia por causa do coronavírus. Atualmente, os casos estão em torno de 50.

“O perfil dos pacientes graves mudou. Antes, eram idosos que passavam pouco tempo em leitos de UTI porque tinham mais fragilidades. Agora, são jovens, que têm mais resistência e ficam mais tempo hospitalizados. Isso diminui a rotatividade e mantém as UTIs ocupadas por períodos mais longos. É preciso vacinar a população para frear a pandemia”, avaliou Hervázio.

VEJA TAMBÉM

1 comentário

  • […] A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) vai encaminhar um documento ao presidente da República, Jair Bolsonaro, para Organização Mundial de Saúde (OMS) e para todos os países possíveis clamando por ajuda para combater o coronavírus no Brasil. A proposta foi apresentada pelo deputado Hervázio Bezerra durante o Pequeno Expediente da sessão ordinária da Casa desta quarta-feira (17). A ideia havia sido adiantada pelo parlamentar durante entrevista ao ParlamentoPB no último sábad… […]

Comentários

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.