Deputado diz que vai reivindicar volta da Funai para a Paraíba

O deputado estadual Trócolli Júnior (PMDB) esteve reunido, nesse final de semana, com vários representantes de aldeias indígenas da Paraíba para tratar da volta do escritório de representação da Fundação Nacional dos Índios (Funai) para o estado. Em fevereiro, o parlamentar vai a Brasília para solicitar a volta do escritório que foi transferido para o Ceará sem explicação alguma.

 
“Estivemos reunidos esse final de semana com comunidades indígenas de Marcação, Baía da Traição e Rio Tinto para, entre outros assuntos, tratar sobre essa questão da Funai. Porque essa transferência do escritório de representação para o Ceará prejudicou 22 mil índios na Paraíba e nós não podemos permitir que isso aconteça. Estamos unidos aos índios paraibanos e vamos abraçar essa causa”, disse Trócolli.
 
A reestruturação da Funai, implantada por meio do decreto Federal 7.056/2009, que regulamentou o seu estatuto e quadro demonstrativo, retirou a Coordenação Regional do órgão da Paraíba, dispondo apenas Coordenações Técnicas Locais (CTLs), oferecendo serviços básicos de apoio à comunidade indígena. O deputado Trócolli Júnior classifica a medida como uma “covardia contra os índios paraibanos”.
 
“Eu lamento profundamente a covardia que a Funai cometeu com a Paraíba, por meio dessa reestruturação. Porque os nossos índios não precisam de esmola, precisam de compromisso e a retirada da representação do órgão para levá-la para, no mínimo, 800 km de distância [Fortaleza-CE] é uma afronta a comunidade indígena. É preciso mudar essa realidade e vamos buscar a força política necessária para isso”, argumentou o deputado.

Comentários

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.