Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Deputado critica CRM por “celebrar” desinterdição de UPA junto com prefeito em Bayeux

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

O deputado estadual Anísio Maia (PT) criticou, nesta terça-feira (4), no plenário da Assembleia Legislativa, o que chamou de “ato político” de membros do Conselho Regional de Medicina (CRM) com o prefeito de Bayeux, Berg Lima, e sua equipe para comemorar a desinterditação da UPA do município.

O prefeito liberou um vídeo nas redes sociais ao lado de funcionários do conselho em clima de celebração. “O órgão que fiscaliza tem que manter uma distância do que é fiscalizado, inclusive para salvaguardar a ética. Vou cobrar explicações do CRM por seus membros terem ido confraternizar-se com os fiscalizados após a UPA ter sido reaberta”, disse Anísio. Além da confraternização imprópria e pouco recomendável, a UPA foi liberada ainda em precárias condições.

O parlamentar, que realizou uma inspeção no local na quinta-feira (30) com uma comissão de vereadores, constatou fios elétricos expostos, extintores de incêndio fora da validade, lixo hospitalar sendo armazenados com lixo comum, equipamentos enferrujados, portas imprestáveis, paredes sem impermeabilização, esgoto a céu aberto vizinho ao local, inúmeras infiltrações, afora o lugar para repouso médico improvisado e a falta de equipamentos essenciais para a área vermelha.

Anísio disse estar preocupado para que não se torne prática do CRM a espetacularização e festejos de suas ações. “A entidade tem um grande trabalho de fiscalização, isso não pode ser desconsiderado, eu mesmo já aplaudi intervenções anteriores do CRM paraibano; mas nesse caso de Bayeux ‘pisaram na bola’. Foi tão descabido que chega a desmerecer seus trabalhos anteriores.” concluiu o deputado.

Outro lado – A respeito do caso, o CRM-PB emitiu um comunicado, que será reproduzido a seguir, na íntegra:

O Conselho Regional de Medicina da Paraíba (CRM-PB) informa que a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do município de Bayeux foi desinterditada eticamente no último dia 31 de maio, após o Departamento de Fiscalização do Conselho constatar que as principais inconformidades encontradas na unidade foram sanadas. A UPA estava interditada desde o dia 15 de maio. No entanto, assim como faz em todas as outras unidades de saúde fiscalizadas, o CRM-PB continua vigilante acerca da prestação de serviços de saúde para a população e em favor da defesa do exercício da Medicina.

A equipe de fiscalização do CRM-PB constatou na vistoria da desinterdição que foi feita reforma e higienização na unidade, aquisição de roupas hospitalares, monitores cardíacos e respiradores, além de ter sido apresentada a escala médica e o nome do diretor técnico. No entanto, ainda faltam ser instalados mais um monitor e um respirador na ala vermelha (urgência e emergência). De acordo com a equipe de fiscalização, foram resolvidos os problemas mais graves da UPA para que ela voltasse a funcionar, sem oferecer riscos ao ato médico.

“Mesmo com a desinterdição, o CRM-PB continua atento aos serviços oferecidos nas unidades de saúde do Estado”, destacou o presidente do CRM-PB, Roberto Magliano de Morais. Ele acrescentou que no último dia 30 de maio, em reunião com o prefeito de Bayeux Berg Lima, o gestor prometeu, além das melhorias na UPA, a realização de concurso público para a área da saúde, o que está sendo aguardado pela população, médicos e CRM-PB.

 

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Nova pesquisa aponta Domiciano empatado na liderança pela prefeitura em Bayeux

PF deflagra operação contra lavagem de dinheiro e apreende joias e cavalo avaliado em R$ 600 mil

Tacyana Leitão é campeã de rejeição na disputa pela prefeitura de Bayeux

Anteriores

pista estrada FOTO Pixabay - Copia

Motociclista morre atropelado por caminhão ao cair na BR-230, em João Pessoa

estrada FOTO Pixabay

Homem morre atropelado na BR-230, em Cabedelo

desfile 7 setembro joao pessoa 2024 FOTO SemobJP

Desfile cívico-militar de 7 de setembro acontece neste sábado em João Pessoa

aviao voepass FOTO secretaria seguranca sao paulo

Pilotos da Voepass falaram em problema em sistema antigelo, diz Cenipa

Ester Dweck FOTO fabio rodrigues pozzebom agencia brasil

Esther Dweck assume interinamente Ministério dos Direitos Humanos

silvioalmeida

Lula demite Silvio Almeida após denúncias de assédio sexual

torneira-sem-agua

Cagepa deve indenizar consumidor idoso por falta de água por vários dias

Copia-de-Yellow-and-Purple-Modern-Trending-Music-Mix-Youtube-Thumbnail-5

Esposa de Arthur Cunha Lima nega que tenha questionado denúncia de Gabriela

forum_crimina_03_04_09_8

Crimes relacionados a drogas são quase 70% das audiências de custódia em João Pessoa

ec96698a-6b03-4cd1-bdc8-caaa812e61e9

Todas as regiões da Paraíba apresentam aumento nos índices de elucidação de homicídios