Deputadas paraibanas debatem participação feminina na política

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

As representantes da bancada feminina na Paraíba se reuniram, nesta segunda-feira (8), para debater temas de interesse das mulheres. O encontro intitulado de ‘Mulheres no Parlamento’ teve a participação das deputadas estaduais e a representação paraibana no Congresso Nacional. O evento aconteceu durante um café da manhã. Na oportunidade, um documento foi elaborado ao final com o objetivo de reunir o grupo a cada dois meses.

A idealizadora do encontro, Pollyanna Dutra, explicou que elas tiveram a oportunidade de debater a elaboração de uma pauta comum de reivindicações para contemplar todas as paraibanas. “Queremos estabelecer uma relação de confiança e respeito entre nós, para que possamos criar pontes entre o parlamente e a sociedade civil organizada. Criamos uma pauta específica, vamos criar leis específicas, pois precisamos fazer esse diálogo. Montamos um documento trazendo ideias relevantes, que possam ser tratadas  e vamos discutir os temas no parlamento”, disse a deputada.

As deputadas Camila Toscano, Estela Bezerra e a Doutora Paula, representantes da bancada feminina na Casa de Epitácio Pessoa também participaram da discussão. A intenção é buscar o fortalecimento, segundo Camila Toscano. “Foi o nosso primeiro encontro e é muito importante, pois precisamos fortalecer a mulher paraibana. Estivemos juntas para unir a mulher na política e debater temas importantes que possam valorizar nossas paraibanas”, ressaltou.

A senadora Daniella Ribeiro participou do encontro e parabenizou a Pollyanna Dutra pela iniciativa. Ela destacou a importância de outros encontros com esse propósito para fortalecer o trabalho de mulheres que estão na política. A senadora questionou o fato de ainda existirem poucas mulheres no parlamento. “Em termos de representatividade, estamos um pouco distante, mas já avançamos muito e vamos continuar progredindo, por isso é necessário ter esse engajamento entre nós. Independentemente de política-partidária, é preciso unir a nossa voz”, afirmou a parlamentar.

Estela Bezerra alegou que a união entre as mulheres é fundamental para garantir a igualdade social. Ela reafirmou a necessidade da realização de mais encontros. “Discutimos questões como a violência, a participação das mulheres na política, saúde, além da visão de educação. Esse é um momento singular para que a política se atenha e se ocupe em garantir a igualdade e a justiça social”, disse a deputada.

De acordo com a Doutora Paula, uma das propostas é garantir soluções imediatas para melhorar a vida das mulheres. “Estamos prontas para debater temas importantes para a mulher paraibana, e que nós consigamos ideias e recursos para melhorar a situação do nosso povo”, disse.

Também estavam presentes no evento a juíza Rita de Cássia Martins; a promotora de Justiça Jovana Tabosa; e a médica mastologista Dra Eulina Ramalho, do Hospital Napoleão Laureano, diretora clínica do Centro de Diagnóstico por Imagem em Mastologia, diretora do Centro de Diagnóstico do Câncer; além de mulheres da sociedade civil organizada.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Concursadas se acorrentam à prefeitura de Bayeux em protesto pela não convocação

Polícia localiza veículo usado em assaltos, prende foragida da Justiça e realiza flagrante em Campina Grande

Fernando Cunha Lima é condenado a 32 anos por estupro de vulnerável

Anteriores

casamilitar

Militares da Casa Militar socorrem bebê de 3 meses em Campina Grande

Sedec_Saude_projeto-primeiros-socorros-1024x682

João Pessoa lança projeto para capacitar profissionais da educação infantil em primeiros socorros

Festa do Bode Rei 2025

Festa do Bode Rei 2026 começa nesta quinta-feira em Cabaceiras

pzzb1916_0

Brasil contesta EUA sobre supostas práticas de trabalho forçado

polícia-militar-pm-paraíba

Lucas Ribeiro autoriza promoção de mais de 450 militares da PM e do Corpo de Bombeiros

comercio-joao-pessoa

Corpus Christi: veja o que abre e fecha em João Pessoa e Campina Grande

brasilvisse

Copa do Mundo impulsiona expectativas de faturamento entre empreendedores paraibanos

brazmorrone

Delegado preso por associação ao tráfico pede prisão domiciliar humanitária

@FOTO_EDNALDO_ARAUJO_(83)98726_6840

TJPB aprova anteprojeto do novo PCCR dos servidores do Judiciário

elencopbb

Elenco de Cangaço Novo retorna à Roliúde Nordestina para Festa do Bode Rei