Delegacia online da Polícia Civil triplica atendimento na Paraíba

A delegacia online da Polícia Civil registrou, em média, 298 boletins de ocorrência, por dia, durante o mês de maio na Paraíba. Foram 9252 certidões deferidas pela equipe do setor.

O número é quase três vezes superior aos 3.331 casos contabilizados de janeiro, quando a pandemia ainda não havia chegado ao Estado.

A maior parte dos registros foi referente a extravio de documentos e objetos (730), a acidente de trânsito sem vítima (110) e a furtos (269).

Disponível no endereço eletrônico www.delegaciaonline.gov.br, o serviço funciona durante as 24 horas diárias e pode ser acessado gratuitamente pelo cidadão que deseje registrar situações simples e sem gravidade e que não necessitem de perícias ou intervenção rápida da polícia.

O Boletim de Ocorrência é validado por uma equipe de policiais civis e a certidão é enviada para o email informado pelo solicitante.

Se o fato narrado precisar ser investigado, o caso é encaminhado para uma delegacia que fará a instauração do inquérito policial.

Por meio do sistema, as mulheres vítimas de violência doméstica também podem denunciar agressões sem gravidade solicitar medidas protetivas, para que o agressor seja afastado do convívio com a vítima.

No entanto, apenas podem ser registrados na delegacia online os casos considerados mais simples, que não sejam urgentes, graves ou que necessitem de rápida intervenção da polícia.

Nas situações mais complexas e que envolvam crimes graves, o atendimento continua sendo feito por equipes que estão de plantão nas delegacias físicas.

Segundo o delegado geral da Polícia Civil da Paraíba, Isaías Gualberto, a delegacia online faz parte das ações de prevenção da instituição ao novo Coronavírus.

“A Policia Civil ampliou os serviços da delegacia online como forma de proteger a população e permitir que o cidadão possa fazer seu registro sem sair de casa e sem se expor ao contágio da doença”, declarou.

Comentários

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.