Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

CRM constata problemas na assistência a pacientes com Covid-19 no Brejo

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

O Conselho Regional de Medicina da Paraíba (CRM-PB) visitou unidades de saúde no Brejo paraibano e constatou que os pacientes infectados com o novo coronavírus ainda enfrentam problemas para uma assistência médica adequada. A região, que inclui mais de 20 municípios e quase 300 mil habitantes, não possui um hospital de referência para pacientes com Covid-19.

Conforme o Plano de Contingenciamento da Secretaria Estadual de Saúde (SES), os pacientes mais graves no Brejo devem ser encaminhados para a região metropolitana de João Pessoa, no entanto, não há uma Unidade de Suporte Avançado (USA) para fazer este transporte adequadamente. Além disso, faltam medicamentos para sedação.

Guarabira, a maior cidade da região, e a 100 km de João Pessoa, já é a terceira colocada no ranking dos municípios paraibanos com o maior número de infectados pelo novo coronavírus. Fica atrás apenas de João Pessoa e Campina Grande. Em Guarabira, são 2.527 casos da doença e 22 óbitos, de acordo com dados da SES. Na primeira visita do CRM-PB à cidade, no dia 14 de maio, a cidade possuía 120 casos notificados da doença. “O número de infectados com o coronavírus em Guarabira cresceu mais de 20 vezes em menos de 60 dias. No entanto, os problemas de assistência aos pacientes ainda não foram resolvidos”, disse o vice-presidente do CRM-PB, Antônio Henriques

A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Guarabira é a única unidade dedicada exclusivamente para os pacientes com Covid-19 no Brejo. A unidade possui seis leitos de enfermaria e quatro leitos com respiradores. Os casos suspeitos e confirmados são encaminhados para a UPA. Os mais graves são tratados, intubados e encaminhados para um hospital de referência em Santa Rita ou João Pessoa. “O paciente é intubado na UPA, mas não permanece internado lá, pois não há leito de UTI. Ou seja, precisa ser transferido para um hospital de referência. O grande problema é que não há um transporte especializado para essas transferências e alguns pacientes não têm estabilidade clínica para isso. A equipe médica da UPA está preocupada”, ressaltou Antônio Henriques.

O conselheiro Bruno Leandro de Souza, que visitou as unidades do Brejo com o vice-presidente do CRM-PB, acrescentou que a UPA de Guarabira também sofre com outros problemas, como a falta de medicamentos para a sedação dos pacientes que precisam ser intubados. “Infelizmente, a região do Brejo continua com sérios problemas na assistência aos pacientes com Covid-19. Não há hospital de referência, não há transporte adequado para a transferência dos pacientes e faltam medicamentos na UPA de Guarabira”, disse Bruno Leandro.

Visitas a outras unidades – A Comissão de Enfrentamento ao Coronavírus do CRM-PB esteve também, ontem (9), na cidade de Alagoa Grande. A Comissão tem visitado vários municípios do Estado para conhecer de perto a estrutura oferecida pelos serviços de saúde no atendimento a casos suspeitos e confirmados de Covid-19, assim como orientar pedagogicamente os médicos sobre as práticas para prevenir a contaminação das equipes de trabalho e dos pacientes.

Em Alagoa Grande, a 117km de João Pessoa, o CRM-PB constatou que houve melhoras na estrutura do Hospital Municipal desde a sua última visita, em 28 de maio. Agora, o hospital dispõe de uma área dedicada para atendimento e observação de pacientes com infecção pelo coronavírus e há médicos exclusivos para a ala nos finais de semana. Alagoa Grande já tem 490 casos de Covid-19 e 10 óbitos pela doença. Na visita do dia 28 de maio, a Comissão verificou que o hospital não tinha um fluxo definido para pacientes com suspeita de infecção do novo coronavírus, possuía apenas um respirador, um médico de plantão e alguns EPIs.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Arthur Urso leva “esposas” para passear sem roupa íntima na orla de João Pessoa

Professores da UFPB desistem de candidatura e apoiam Terezinha e Mônica

Anteriores

Aguinaldo Ribeiro, fonte Câmara dos Deputados

Lula defende Aguinaldo como relator da regulamentação da reforma tributária

Cícero Lucena em Mangabeira

Cícero confirma licitação para construir ponte ligando Mangabeira ao Valentina

Herman Benjamin, stj

Paraibano Herman Benjamin é eleito novo presidente do STJ

Cigarros eletrônicos

Vigilância Sanitária determina apreensão de cigarros eletrônicos em todo Estado

João Azevêdo programa

Governo inclui no PPP-PB construção de estacionamento vertical na Epitácio com 1.500 vagas

Acidente próximo ao viaduto do Forrock

Motociclista sofre parada cardíaca após acidente e é reanimado pela PRF na BR-230

Jucélio Dantas é acusado de assassinar kaliane Medeiros

Caso Kaliane: ex-namorado é condenado a 30 anos por homicídio e feminicídio

Casa da Pólvora

Funjope apresenta projetos de ocupação da Casa da Pólvora com dança e literatura

Major Sidnei 1

Prefeito de Sapé denuncia ação de golpistas que utilizam seu nome para compras

PF polícia federal

Sistema do governo é invadido e dinheiro para pagar servidores é desviado