Covid 19: Porteiros de escolas estaduais recebem máscaras de proteção e álcool em gel

Com o objetivo de prevenir a disseminação do coronavírus, mais de 900 colaboradores de escolas estaduais receberam 1.810 máscaras faciais e 325 litros de álcool em gel, além de material com instruções de bom uso dos kits de proteção sanitária individual. A distribuição aconteceu nas 14 Regionais de Ensino do Estado, onde atua a prestadora de serviços Ecos (Espaço, Cidadania e Oportunidades Sociais), que realiza gestão pactuada com a Secretaria de Estado da Educação da Ciência e Tecnologia da Paraíba. O material foi destinado ao pessoal de segurança patrimonial das escolas.

A Ecos também vai lançar, em junho, uma plataforma de treinamentos on-line aos demais colaboradores das unidades escolares com recomendações de higiene da Agência Nacional de Saúde (ANS). A iniciativa objetiva educar as equipes de serviços gerais sobre os devidos cuidados na prevenção ao coronavírus. A terceirizada da Educação ainda tem reforçado as orientações sobre a covid-19 aos funcionários, alunos e seguidores nas redes sociais.

Os kits de proteção pessoal foram entregues a funcionários das sedes e das unidades das regiões de João Pessoa, Campina Grande e Sousa, que permanecem nas escolas mesmo durante a pandemia. Dados da Secretaria de Estado da Saúde apontam mais de 8 mil casos de covid-19 na Paraíba com 279 mortes, conforme boletim divulgado nessa segunda-feira, 25 de maio.

“Durante a pandemia, desenvolvemos algumas ações para resguardar a saúde e a integridade dos colaboradores que continuam nas unidades escolares, zelando pela segurança patrimonial. Uma delas foi a distribuição de máscaras de tecido reutilizáveis e de álcool em gel para os porteiros dos turnos diurno e noturno, além da afixação de cartazes educativos nas escolas com informações pautadas nas normas da Organização Mundial de Saúde sobre a utilização e a higienização adequada das máscaras bem como a respeito do uso seguro do álcool em gel”, explica Luiza Teodoro, coordenadora do setor de Qualidade, da terceirizada Ecos.

INICIATIVA TEM APOIO DA EQUIPE

O trabalho de logística para a distribuição do material foi feito pelo Serviço de Atendimento à Escola (SAE), que mobilizou 34 colaboradores entre as sedes de João Pessoa, Campina Grande e Sertão. A iniciativa tem a aprovação dos colaboradores. “No meu ponto de vista é muito importante porque a gente vê que a empresa é séria e se preocupa realmente não só com os funcionários, mas também com o funcionário poder continuar trabalhando sem estar se expondo a esse vírus que está por aí”, afirma Adenilton Santos da Silva (foto), que é porteiro noturno na Escola Estadual de Ensino Médio Cineasta Linduarte Noronha.

O porteiro Silvio do Nascimento Ferreira também ficou satisfeito com a postura adotada pela prestadora de serviços. Ele comentou que o kit entregue pela Ecos reforça os cuidados que já vinha adotando na unidade onde trabalha, a Escola Estadual de Ensino Fundamental Borges da Fonseca. “Além da máscara, a gente já levava álcool em gel para a escola. Graças a Deus, a Ecos chegou com esse suporte, e eu achei muito bom porque nosso estoque estava se acabando. Essa ação da Ecos fortalece a nossa proteção contra esse vírus que está devastando as vidas aí, e a gente tem que se cuidar”, destaca.

Quem também ressaltou a ação da Ecos foi Antônio Paz Bezerra Júnior. “É muito importante, principalmente para a gente que está na luta e sai de casa todo dia para trabalhar. Não é toda empresa que se preocupa com o funcionário não”, comenta o colaborador, que ocupa o cargo de porteiro diurno no Instituto Dom Adauto.

ANS E ESTADO RECOMENDAM PROTEÇÃO

O uso de máscaras, aliado à higienização correta das mãos, é recomendado pela Agência Nacional de Saúde (ANS) como forma de proteção e combate ao coronavírus. Além disso, conforme decreto do governo da Paraíba, o uso desse equipamento de proteção facial é obrigatório em todos os espaços públicos do Estado.

A ANS destaca que o cuidado é pessoal, mas os benefícios da utilização do equipamento são coletivos. “Ao usar a máscara, além de se proteger contra o vírus que pode estar circulando à sua volta, a pessoa impede a transmissão da covid-19 aos demais, caso esteja com a doença e ainda não saiba”, informa a agência.

SAIBA MAIS – A Ecos é uma entidade sem fins lucrativos, de natureza filantrópica. A instituição foi criada em 1997 a partir da união de profissionais de diversos segmentos da sociedade. Desde 2017, a Ecos desenvolve importantes ações na rede estadual de ensino da Paraíba por meio de gestão pactuada, contribuindo para o aperfeiçoamento da estrutura escolar e pedagógica das 325 unidades assistidas (inclusive em aldeias indígenas), localizadas no Litoral, Agreste e Sertão

Comentários