Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Convênio entre HULW e IFPB oferecerá estágio no hospital-escola da UFPB

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

O Hospital Universitário Lauro Wanderley (HULW-UFPB), da Universidade Federal da Paraíba e vinculado à empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), e o Instituto Federal da Paraíba (IFPB) firmaram convênio para oferta de estágio no hospital-escola. A solenidade que formalizou a parceria entre as duas instituições ocorreu nesta terça-feira (12) pela manhã no gabinete da Superintendência. O convênio tem duração de cinco anos.

Durante a cerimônia, o superintendente do HULW, Marcelo Tissiani, e o reitor do IFPB, Nicácio Lopes, assinaram o Termo de Convênio para Desenvolvimento de Estágio, o qual prevê a possibilidade de realização de estágio obrigatório e não obrigatório de estudantes regularmente matriculados em cursos do IFPB. A iniciativa está alinhada à missão institucional do Lauro Wanderley, que é “Desenvolver ensino, pesquisa e extensão, aliado a uma assistência integral e de qualidade”.

De acordo com o superintendente do HULW, esta é a primeira parceria interinstitucional visando a estágios firmada pelo hospital; até então, todos os convênios eram celebrados com a própria UFPB. O gestor ressaltou a importância do Instituto Federal da Paraíba para o Estado e destacou a relevância do convênio. “Ter como nosso primeiro parceiro uma instituição tão renomada como o IFPB é motivo de muito orgulho e satisfação”, disse.

Para Tissiani, o convênio vai possibilitar grandes avanços, especialmente na aplicação prática do ensino para os profissionais do IFPB. “O HULW é um campo de prática gigantesco. Quando se pensa no hospital, pensa-se sempre na questão de assistência à saúde, mas o HU é muito mais do que isso. Aliás, o DNA do hospital é o ensino, a pesquisa, a extensão e a inovação”.

Já o reitor do IFPB ressaltou que o ato de celebração do convênio se traduz como um momento muito especial. “Para mim, este momento se reveste de importância singular. O IFPB está engajado nesse projeto. Nós temos uma proposta que é exatamente a materialização do ganha-ganha: as duas instituições ganham com isso. Nós teremos estudantes nossos contemplados, que poderão contribuir com seus talentos para a execução deste projeto no Hospital Universitário”, comentou Nicácio Lopes, referindo-se à reforma da fachada do Lauro Wanderley.

Já a gerente de Ensino e Pesquisa do HULW, Tarciana Costa, lembrou que, na maioria das vezes, o HULW acolhe estudantes da área de saúde, mas agora é o momento de ampliar a visão, recebendo estudantes de cursos ofertados pelo IFPB. “Essa soma será enriquecedora”, afirmou.

Também participaram da solenidade, a gerente de Ensino e Pesquisa, Tarciana Vieira da Costa, o gerente de Atenção à Saúde, Eymard de Medeiros Filho, o gerente Administrativo, Fábio Lopes, e o chefe da Unidade de Gestão de Graduação, Ensino Técnico e Extensão, Pablo Leonid. Do IFPB, ainda prestigiaram a cerimônia a coordenadora de Estágio e Relações Empresariais, Glauciene Santana, a chefe de gabinete da Reitoria, Gláucia Nunes Costa; o secretário da Reitoria, Francisco Sousa da Silva; e o diretor de Comunicação, Filipe Donner.

CAMPO PARA CONHECIMENTO PRÁTICO

Inicialmente, serão contemplados com vagas para estágio no HULW alunos do IFPB matriculados em cursos como Engenharia civil, Engenharia Mecânica, Eletrotécnica e Eletricista Residencial. Os estudantes irão atuar diretamente nos trabalhos referentes às obras de reforma da fachada do hospital, iniciadas em janeiro deste ano. Serão oferecidas seis vagas pelo Lauro Wanderley, e o processo seletivo está em andamento.

De acordo com Glauciene Santana, a expectativa é que em maio os primeiros estagiários oriundos do IFPB já estejam atuando no hospital. “Esperamos poder mostrar todo nosso potencial e ampliar as vagas e áreas temáticas, inclusive expandir para novos projetos de ensino, pesquisa e extensão com o Hospital Universitário”, afirmou. Conforme Pablo Leonid, após a tramitação burocrática referente à seleção dos alunos e ingresso no HULW, os discentes irão elaborar um plano de trabalho para o estágio, com definição das atividades a serem executadas no hospital-escola.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Operação da PF apura fraudes em financiamentos no Pronaf

Morre em João Pessoa o empresário Manoel Bezerra, dono das pousadas Bandeirantes

Juiz determina continuidade do concurso de Bayeux, suspenso desde 2021

Anteriores

João Pessoa, turismo, foto site do governo da pb

Paraíba atinge média de 88% de ocupação hoteleira no feriadão

Chuvas, chuvas

Inmet emite alerta de chuvas intensas para municípios paraibanos

Carteira de trabalho 1

Sine-PB disponibiliza mais de 500 vagas de emprego em 10 municípios, a partir de segunda-feira

Ataques aos Três Poderes

Maioria dos brasileiros é contra anistia para responsáveis pelo 8/1, aponta Datafolha

Gualter Ramalho

Presidente da Unimed JP anuncia ampliação de unidades de atendimento

Plenário do Senado Federal durante sessão deliberativa semipresencial. Ordem do dia.

Plenário analisa indicações da Presidência da República para diretorias de agências reguladoras e para a recém-criada Autoridade Nacional de Proteção de Dados.

Em pronunciamento,  senador José Maranhão (MDB-PB).

Foto: Pedro França/Agência Senado

Câmara faz homenagem póstuma ao ex-governador José Maranhão

bruno-morto-533x400

Homem é assassinado no estacionamento do Shopping Pateo Altiplano

trio

Sucesso da Jovem Guarda, Golden Boys, Evinha e Trio Esperança se apresentam na PB no Seis e Meia

gessinger

Virada de preços para shows de Humberto Gessinger em Campina Grande e João Pessoa

postesfios

Paraíba registra mais de 150 acidentes de trânsito com postes no 1º trimestre de 2024