Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Consumo de animais selvagens pode ter dado origem ao novo coronavírus, diz pesquisador da UFPB

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

O pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Gestão Pública e Cooperação Internacional da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Rafael Fonseca, alerta, em artigo, que a efetivação de políticas públicas de combate à fome seria fundamental para evitar a contaminação pelo novo coronavírus (SARS-CoV-2).

De acordo com Fonseca, a dificuldade em garantir alimentação saudável e segurança alimentar está na origem das infecções e doenças. “É evidente que a origem da indústria de animais selvagens está relacionada à dificuldade de aquisição de alimentos por uma parcela da população em condições de pobreza aguda. A fome assola a humanidade – há séculos – e se expressa de diferentes maneiras nas populações”, argumenta.

Para o pesquisador, o que se constata é a existência de inanição e fome oculta pelo mundo. “A inanição é a imagem que temos de um indivíduo magro em condições extremas por não conseguir adquirir os alimentos. A fome oculta é quando populações se alimentam, mas possuem dietas com baixos valores micro nutricionais durante um longo período”, explica.

Desde 1948, o direito humano à alimentação adequada está contemplado na Declaração Universal dos Direitos Humanos. “É responsabilidade do poder público implementar políticas, planos, programas e ações, em parceria com a sociedade civil organizada, para efetivar o direito humano à alimentação adequada”, enfatiza Rafael.

O médico e escritor pernambucano Josué de Castro já alertava em seus estudos que a fome é um projeto político e que “o continente asiático, historicamente, expressou o problema da fome em vastas populações”. Segundo Fonseca, há uma relação entre a indústria de animais selvagens com a problemática da alimentação humana.

“Existem diversas explicações para isso: a dificuldade de produção e aquisição de alimentos – por exemplo, no interior da China – devido à dificuldade de fazer uma agricultura diversificada, assim como a má distribuição da produção de alimentos saudáveis”, acentua o pesquisador da UFPB.

O Brasil possui o Sistema de Segurança Alimentar e Nutricional (Sisan), instituído por meio da Lei nº 11.346/2006 – a Lei Orgânica de Segurança Alimentar e Nutricional (Losan). São marcos regulatórios sobre a segurança alimentar e nutricional no país para adotar medidas de combate à fome e garantir a alimentação adequada como direito fundamental do ser humano.

Conforme o pesquisador da UFPB, existem instrumentos científicos com o objetivo de identificar como os grupos de doenças se expressam nas populações. “Por exemplo, a gripe, tuberculose e a malária são doenças transmissíveis. Elas advêm do mundo natural e as não transmissíveis surgem por causa de disposições biológicas e problemas criados pelo ser humano”, conta Rafael.

Nesse sentido, o pesquisador adverte que “uma parte significativa da origem das doenças se vincula à alimentação humana e aos modos (estilos) de vida”. Fonseca reforça que – no intuito de conscientizar as pessoas sobre como as doenças surgem e no combate a elas – “medidas preventivas podem ser implementadas do ponto de vista das políticas públicas”.

É possível, diante dos pensamentos de Fonseca, relacionar a pandemia de Covid-19 com a precariedade da alimentação no mundo. “Não pretendemos inferir que a fome é a causa principal do novo coronavírus. Mas, de acordo com a literatura, torna-se possível relacioná-la com uma dieta alimentar precária e sem garantia, por exemplo, de questões sanitárias”, ressalta.

Rafael conta que a questão central, da relação entre fome e pandemia de Covid-19, é a reflexão sobre a vivência humana hoje. “Especificamente apontamos para dois caminhos da realidade contemporânea: a necessidade de garantir a soberania e segurança alimentar e nutricional; e questionar as condições alimentares das populações”, finaliza o pesquisador da UFPB.

 

 

 

 

Por Ascom UFPB

Foto: Pixabay

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Arthur Urso leva “esposas” para passear sem roupa íntima na orla de João Pessoa

Professores da UFPB desistem de candidatura e apoiam Terezinha e Mônica

Anteriores

mosquito dengue FOTO Pixabay

Rio Grande do Norte registra primeira morte por dengue em 2024

renancrea111 (1)

Presidente do Crea-PB apresenta ações em 100 dias de gestão

Central de Polícia em JP

Preso em João Pessoa correspondente bancário que aplicava golpes em aposentados

cometa do diabo FOTO caio correia observatorio nacional

“Cometa do Diabo” ficará visível no Brasil neste domingo; veja horário

mega sena agencia brasil

Mega-Sena sorteia neste sábado prêmio acumulado em R$ 100 milhões

alagamento chuva cbtu

Chuvas intensas atingem Grande João Pessoa; há quedas de árvores e pontos de alagamento

coronavirus covid19 mascara FOTO Pixabay

Infogripe: Fiocruz aponta aumento de casos de síndrome respiratória na Paraíba

meicartaz

MEI: prazo para entrega da declaração anual termina em maio

defensoriacampina (1)

Justiça determina nomeação de assistentes sociais em concurso de Campina Grande

Cabedelo-Forte-de-Santa-Catarina-Imagem-Daniell-Mendes-16

Iphan é condenado em ação do MPF e deve aumentar segurança na Fortaleza de Santa Catarina