Conselho vistoria hospital e constata denúncias de irregularidades

 O Conselho Municipal de Saúde de Monteiro encaminhou neste sábado, 1º, a Comissão de Averiguação de Denúncias do Hospital Regional Santa Filomena, para realizar uma vistoria na unidade hospitalar.

 
Os membros Solenil Maria, Márcia Bezerra e Maria Jacilda, juntamente com a presidente, Dra. Adalgisa Gadelha, realizaram vistoria no HRSF para constatar denúncias de descaso e desaparecimento de equipamentos. O Conselho foi recebido pela enfermeira plantonista, Dra. Tânesa, que acompanhou a equipe inicialmente ao setor de urgência, onde se constatou a presença de apenas um médico plantonista, Dr. Fernando Nunes, que respondia pela clínica médica, cirúrgica e obstétrica. Não havia anestesista no plantão, nem escalas médicas do mês de janeiro de 2011, somente de enfermagem. O plantonista registrou ausência de técnicos de enfermagem que inclusive, realizou pagamento com seu próprio recurso para suprir a necessidade do hospital. Constatou-se também, falta de medicamentos utilizados em emergência (Efortil, Sulfato de Efedrina, Cloreto de Sódio 10%).
 
A vistoria confirmou que, pela ausência de anestesista, somente pequenas cirurgias estão sendo realizadas. No centro cirúrgico, o Conselho constatou a veracidade da denúncia da retirada do equipamento de RX portátil pela empresa responsável pelo comodato, por falta de pagamento do equipamento.
 
O servidor, o Sr. “Júnior” registrou também, o desaparecimento, na última sexta (31/12), de uma furadeira de uso cirúrgico-ortopédica e constou-se apenas 09 de 10 equipamentos tombados. Registra também, que o aparelho de eletrocardiograma encontra-se em manutenção na empresa Promédica.
 
A nutricionista encontrava-se no plantão e registrou que a câmara fria está desativada por problemas técnicos, bem como, os gêneros alimentícios em estoque só suprem a necessidade do hospital por apenas dois dias.
 
Foram encontradas no pátio interno do hospital duas ambulâncias e do lado externo mais uma, todas em estado de sucateamento, sendo uma locada (placa KJG 1242 Moreno-Pe) que foi abastecida hoje com o cartão 63936200004076892 (apenas uma vez), as outras duas, pertencentes ao patrimônio estadual, encontram-se sem condições sanitárias e mecânicas para o transporte de pacientes.
 
Concluída a visita, Adalgisa  Gadelha, Presidente do Conselho, anunciou que a segunda visita da comissão será realizada na segunda-feira,3.
 

Comentários

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.