Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Confusão e tiro para cima marcam protesto de ambulantes no Centro da Capital

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Um guarda municipal e um ambulante teriam sido agredidos durante protesto de ambulantes realizado no Centro da Capital. Um policial militar chegou a atirar para cima para dispensar a multidão. Ambulantes afirmam que um dos integrantes do protesto foi agredido por um guarda municipal e, revoltados, eles teriam agredido um guarda.

O protesto de ambulantes bloqueou na manhã desta quarta-feira (29) o cruzamento da Avenida Padre Meira com o Parque da Lagoa, no Centro da Capital paraibana. A via foi liberada por volta das 11h30. Os manifestantes se deslocaram para a praça localizada em frente ao Comando Geral da Polícia Militar, mas depois voltaram a ocupar a avenida.

A confusão, envolvendo ambulantes, agentes da Guarda Municipal e a Polícia Militar, começou após integrantes do protesto não conseguirem uma audiência com representantes da Prefeitura Municipal. Manifestantes jogaram objetos contra as grades do Paço Municipal, que estavam sendo fechadas.

Um homem foi preso.

Segundo a Superintendência de Mobilidade Urbana de João Pessoa (Semob-JP), houve bloqueio total da Avenida Padre Meira pelos manifestantes.

Agentes da Semob-JP orientaram os motoristas no local, desviando o fluxo no cruzamento da Guedes Pereira com a General Osório.

Os manifestantes liberavam, de vez em quando, a passagem de veículos, mas o trânsito ficou congestionado.

Na madrugada do dia 23 de abril a prefeitura de João Pessoa realizou uma ação no Mercado Central para recolher 158 carrinhos utilizados por vendedores ambulantes que estavam comercializando frutas e verduras no Centro da capital paraibana. Desde então alguns protestos foram realizados por ambulantes, que reivindicam um local para poderem comercializar seus produtos.

Sedurb diz que intuito é garantir passeio público

Em nota divulgada no início da tarde de hoje, a Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedurb) disse que continuará seguindo a recomendação do Ministério Público e informa que as fiscalizações estão ocorrendo de maneira permanente. A Secretaria reitera que o intuito é garantir o passeio público, assim como previsto no Código de Posturas do Município.

Confira nota da Sedurb na íntegra:

A Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedurb) vem esclarecer que continuará seguindo a recomendação do Ministério Público e informa que as fiscalizações estão ocorrendo de maneira permanente. A Secretaria reitera que o intuito é garantir o passeio público, assim como previsto no Código de Posturas do Município.

A Sedurb ressalta ainda que não realizou nenhum tipo de acordo para que esses comerciantes ocupem as Ruas Santo Elias e Santos Dumont e que essas áreas foram ocupadas por conta própria, no entanto, já foi feito um acordo com o Sindicato dos Ambulantes (SindAmbulantes) para que esses vendedores sejam realocados para o antigo prédio do Banco do Brasil, no Mercado de Mangabeira.

Por fim, é importante lembrar que a Secretaria tem se colocado à disposição para receber os comerciantes que desejem regularizar sua situação e que a Sedurb tem discutido pessoalmente, caso a caso, possibilidades de solucionar o problema.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Arthur Urso leva “esposas” para passear sem roupa íntima na orla de João Pessoa

Professores da UFPB desistem de candidatura e apoiam Terezinha e Mônica

Anteriores

joaobenedito (1)

TJ aprova criação de mais sete vagas de desembargador na PB

emersonpanta

TCE imputa débito de R$ 2 milhões a Emerson Panta por contratação de advogados

17113967826601d7aec1edd_1711396782_3x2_lg

Moraes diz que não há evidências de que Bolsonaro buscou asilo na Embaixada da Hungria

daniellabsb (2)

Daniella Ribeiro será relatora do PL que reformula o Perse para turismo e eventos

cejuuscararuna (1)

Núcleo de Solução de Conflitos do TJ inaugura Centro em Araruna nesta quinta-feira

amiditce (2)

Amidi e TCE discutem mecanismos de transparência na publicidade institucional

society (1)

João Pessoa sediará Torneio de Futebol Society dos Corretores de Imóveis

leobandeira

TCE-PB dá 30 dias para prefeito concluir creche em Lucena

jacksonemarcos (1)

Presidente do PT da PB explica presença na PH: “O evento era do PSB, não do PP”

UFPB-entrada-683x388

UFPB terá urnas em todos os centros de ensino nesta quinta; veja locais