Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Confira como foi o primeiro debate entre candidatos à Presidência

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

O primeiro debate desta eleição entre os candidatos à Presidência da República foi realizado pela Rede Bandeirantes na noite desta quinta-feira. Participaram do encontro Dilma Rousseff (PT), José Serra (PSDB), Marina Silva (PV) e Plínio de Arruda Sampaio (PSOL).

O evento foi transmitido pela Band, Rádio Bandeirantes AM, BandNews FM e pelo eBand. Em caso de segundo turno, a Band promoverá um debate entre os dois presidenciáveis que ainda estiverem na disputa no dia 10 de outubro.

A candidata Dilma Rousseff considerou que foi um debate de alto nível. "Ele envolveu de forma democrática todos os candidatos. Foram discutidos, na medida do possível, temas que eu acho importantes para o país".

Questionado sobre o seu desempenho, o candidato do PSDB à Presidência, José Serra, revelou que prefere ser avaliado pelo público. "Eu tenho que ser julgado pelas pessoas e não por mim".

Marina Silva, por sua vez, disse que este é um ensaio para próximos debates. "A democracia foi conquistada para isso". 

Por fim, Plínio de Arruda Sampaio resumiu seu desempenho no debate afirmando que há uma separação entre os candidatos e a realidade. "O PSOL veio para quebrar este muro", disse.

Bloco a bloco

Na primeira parte do debate, os quatro candidatos responderam a uma pergunta enviada por leitores do portal eBand: "entre estes três itens, segurança educação e saúde, escolha um que atacará imediatamente logo depois da posse e responda quais serão as primeiras providências concretas de seu governo nesse sentido".

No segundo bloco, os candidatos fizeram perguntas entre si. O candidato José Serra questionou Dilma a respeito das APAEs (Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais). Plinio de Arruda Sampaio perguntou ao tucano sobre temas como distribuição de terras. Dilma e Marina, por sua vez, falaram sobre educação.

Já o terceiro bloco do debate foi marcado por embates entre Dilma e Serra, com temas como os mutirões da saúde e o programa de ampliação de rede elétrica "Luz Para Todos".

No quarto bloco, os jornalistas Joelmir Betting e José Paulo de Andrade questionaram os candidatos, escolhendo quem iria comentar às questões. Um dos momentos marcantes foi quando José Serra afinetou o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva em relação aos últimos acontecimentos nos Correios. Plínio neste bloco ainda aproveitou para criticar o que ele chamou de "bom mocismo" da candidata Marina Silva.

O último bloco foi destinado às considerações finais dos candidatos. Neste, Serra se emocionou ao relembrar a infância humilde, enquanto Dilma relembrou sua experiência ao lado do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Marina disse que o país está preparado para ter uma presidente mulher e Plínio, o último a falar, aproveitou a oportunidade para criticar os demais candidatos.

 

Band

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Arthur Urso leva “esposas” para passear sem roupa íntima na orla de João Pessoa

Professores da UFPB desistem de candidatura e apoiam Terezinha e Mônica

Anteriores

centrodevivenciaverde (1)

Eleição da UFPB: Parcial mostra Terezinha e Mônica em 1º lugar e apoiadores “provocam” Valdiney

presidio-regional-de-cajazeiras (1)

Rebelião após prisão de diretor do presídio de Cajazeiras é contida

camaradeformosa (1)

Vereadores aumentam salários para R$ 17 mil e reclamam: “Se fosse R$ 300 mil não dava”

168970670164b6e0cd674fd_1689706701_3x2_lg

Wegovy chegará às farmácias brasileiras no segundo semestre de 2024

bolsaatleta (1)

João Azevêdo contempla 548 atletas, paratletas e técnicos com Bolsa Esporte

39graus

Calor: Temperaturas podem chegar a 39°C na Paraíba nesta sexta

Roberto D’Horn Moreira Monteiro de Franca Sobrinho

Roberto D’Horn toma posse pela segunda vez no TRE da Paraíba

wifi (1)

Passageiros terão wi-fi gratuita no Terminal do Valentina Figueiredo a partir de sábado

Caepep

Defensoria garante liberdade a paraibana encarcerada com filho recém-nascido

cidaramos1_resized (2)

PT marca data para decidir sobre situação de João Pessoa; Cida crê em candidatura própria