Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Compras governamentais deverão incentivar pequenos negócios

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Em um avanço para os pequenos negócios, o governador da Paraíba, Ricardo Coutinho, informou a regulamentação das compras governamentais pelo Estado ainda este mês. O anunciou foi feito em entrevista à imprensa durante a inauguração da nova sede do Sebrae, nos Bairro dos Estados.

As compras governamentais compõem um dos capítulos da Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas que foi sancionada em 2006 pelo então presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva. Pela lei, o Estado e municípios deverão regulamentar localmente os benefícios voltados para os pequenos negócios. Entre estes, estão às compras governamentais que prevê preferência às micro e pequenas empresas nas licitações de até R$ 80 mil.

“Estamos fazendo um estudo para regulamentar as compras no Estado conforme a Lei Geral. Nossa intenção é assinar a medida provisória no dia 24 de março na Conferência de Desenvolvimento Sustentável, em João Pessoa”, disse Ricardo Coutinho. O governador informou que, em sua gestão à frente da Capital, foi um dos primeiros municípios a regulamentar à Lei Geral. Ele pontua ainda que a legislação será trabalhada, mas há que se analisar a capacidade de atendimento às demandas pelas microempresas.

Compras – De setembro de 2007 a setembro de 2008, das 1.810 empresas que participaram de licitações no Governo do Estado, 782 eram micro ou pequenas empresas, o que totaliza 43,2% do total. Os dados são da Central de Compras da Secretária de Administração do Estado.

Para Julio Rafael, superintendente do Sebrae Paraíba, regulamentar a Lei Geral em todos os municípios é o desafio da instituição nos próximos anos. Segundo ele, a lei é um instrumento de política pública para melhor o ambiente de sobrevivências das micro e pequenas e estimular o seu desenvolvimento.

Na Paraíba, 94 municípios aprovaram a lei, mas a meta é alcançar os 223. Desoneração tributária, desburocratização, acesso a mercado e às compras governamentais são alguns dos benefícios conquistados pela lei. Desde a criação da LG, a Paraíba registrou o aumento de 40 mil novas empresas, o que tem impulsionado a economia do Estado.

Segundo Bera Wilson, analista de Política Públicas do Sebrae, a função da instituição será contribuir na capacitação dos fornecedores para o atendimento às novas demandas que deverão surgir com a regulamentação estadual e municipal das compras.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Arthur Urso leva “esposas” para passear sem roupa íntima na orla de João Pessoa

Professores da UFPB desistem de candidatura e apoiam Terezinha e Mônica

Anteriores

PF operação contra abuso sexual infantil 2

PF prende acusado de armazenar e compartilhar cenas de abuso sexual contra crianças e adolescentes

TSE sessão 25 de abril de 2024

Ex-secretário de Malta fez transporte irregular de eleitores, confirma TSE

cofeciromulo

Cofeci sugere a Arthur Lira lei que fomente o acesso à locação de imóveis

concurso

MPPB recomenda reabertura de inscrições do concurso de Juripiranga

Trauma de CG 2

Médicos erram e operam perna errada de criança no Trauma de Campina; equipe é afastada

Valdiney Gouveia, eleição

Valdiney Gouveia deseja “sorte e sabedoria” a Terezinha e Mônica

Energia, Consumo de energia

Em tempos de calorão, confira mitos e verdades para evitar desperdício de energia

Sabadinho bom, no centro

Sabadinho Bom deste final de semana vai ter choro e samba com ‘Os Mulatos’

tales-almeida-presidio

Exoneração do diretor do presídio de Cajazeiras é publicada; Tales Alves segue preso

terezinhamonicavencem

Terezinha e Mônica são as mais votadas na UFPB, que mantém Valdiney em 3º