Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Comitê realiza ato e promete apresentar dossiê contra reitor nesta quarta

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

O Comitê de Mobilização pela Autonomia e contra a Intervenção na Universidade Federal da Paraíba, composto por entidades e coletivos de todas as categorias da comunidade acadêmica, realiza nesta quarta-feira (25/8), às 9h, um ato público em frente ao prédio da reitoria do campus I da UFPB, em João Pessoa.

Na ocasião, será apresentado à sociedade “um dossiê sobre o processo de intervenção na universidade”. De acordo com a assessoria da Associação de Docentes da UFPB (ADUFPB), o documento “reúne fatos e comprova os danos da presença de um representante de Jair Bolsonaro na reitoria”, numa referência ao reitor Valdiney Gouveia. O texto promete provar situações graves, como repressão e censura, ataque a entidades representativas e movimentos, descaso com as condições de vida de estudantes e trabalhadores e gestão subordinada ao alinhamento ideológico com a extrema direita.

Tanto o ato público quanto a divulgação do dossiê fazem parte da agenda de atividades da Semana Nacional de Luta contra a intervenção nas Instituições Federais de Ensino, deliberada pelo Andes (Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior), e conta com o apoio e participação da Adufpb (Seção Sindical do Andes na UFPB).

“A adesão a essa atividade foi deliberada pela categoria docente na nossa última assembleia, realizada no dia 16 de agosto. É importante destacar que a comunidade universitária está unida e irá demonstrar todo o seu repúdio às ações antidemocráticas deste governo, expressas no processo de intervenção nas instituições de ensino, que sufoca o legítimo direito de professores, servidores e estudantes de escolher os seus reitores”, avalia o presidente da Adufpb, Fernando Cunha.

Desde o início do governo de Jair Bolsonaro, mais de 25 instituições já sofreram intervenção do presidente na escolha de reitores e reitoras, com a nomeação de nomes não indicados pela comunidade acadêmica. Na UFPB, isso ocorreu em novembro do ano passado, quando Bolsonaro empossou o candidato menos votado na consulta feita à comunidade e com zero voto na formação da lista tríplice do Conselho Universitário (Consuni).

Atualmente, três universidades federais aguardam nomeações para suas reitorias – do Tocantins (UFT), de Santa Maria (UFSM) e de Goiás (UFG). Em outras dez, os mandatos de atuais reitores e reitoras vencem entre março e novembro de 2022. Ou seja, Bolsonaro ainda poderá interferir na escolha de reitores para as Federais de Minas Gerais (UFMG), do Oeste do Pará (UFOPA), do ABC (UFABC), do Sudoeste da Bahia (UFSB), de Santa Catarina (UFSC), do Acre (UFAC), da Bahia (UFBA), do Amapá (Unifap) e Fluminense (UFF).

Ato público contra a intervenção na UFPB

Data: quarta-feira, 25 de agosto

Horário: 9h

Local: Entrada do prédio da reitoria no campus I da UFPB, em João Pessoa

Atenção: Na ocasião, o Comitê de Mobilização vai divulgar o Dossiê da Intervenção na UFPB

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Arthur Urso leva “esposas” para passear sem roupa íntima na orla de João Pessoa

Professores da UFPB desistem de candidatura e apoiam Terezinha e Mônica

Anteriores

jacksonemarcos (1)

Presidente do PT da PB explica presença na PH: “O evento era do PSB, não do PP”

UFPB-entrada-683x388

UFPB terá urnas em todos os centros de ensino nesta quinta; veja locais

Energisa trabalhando na Torre

Ocorrência deixa áreas da Torre sem energia e concessionária atua para normalizar serviço

ALPB 31

ALPB define nova data para audiência com Pollyanna Loreto e oposição questiona ausência

Glicério Feitosa, candidato do NOVO a prefeito de Bayeux

Glicério Feitosa cita “péssima” gestão de Luciene e indecisos para vencer eleições em Bayeux

Polícia civil, viaturas, central

Operação da PC prende ‘contadora’ do tráfico em João Pessoa e cumpre mandados de busca no sertão

Aimee Garcia, atriz de Dexter

Aimee Garcia, de ‘Lúcifer’ e ‘Dexter’, é confirmada para a edição 2024 do Imagineland

terezinhaemonica (1)

Eleições na UFPB acontecem nesta quinta; 46 mil estão aptos para votar

PM, viatura passando

Criminosos sequestram motorista de aplicativo, trocam tiros com a PM e dois são baleados

Dinheiro 21

INSS começa a pagar nesta quarta-feira décimo terceiro antecipado