Comissão investiga denúncia de fraude na eleição da reitoria da UFPB

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Uma denúncia encaminhada na última sexta-feira, 28, está sendo averiguada pela comissão organizadora da consulta online para reitor(a) e vice-reitor(a) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). A Superintendência de Tecnologia da Informação (STI) da UFPB, setor responsável pela publicação das listas de votantes, está investigando se poderia ter havido fraude na votação.

A denúncia diz que na lista de votantes existiam pessoas que não estavam aptas a votar e que seriam do Colégio Agrícola Vital de Negreiros (CAVN), do campus de Bananeiras. O presidente da comissão, Ângelo Melo, afirmou que está sendo verificado se aconteceu uma falha no sistema.

Por causa das suspeitas de fraude, a UFPB emitiu uma nota:

A Universidade Federal da Paraíba (UFPB), diante de notícias de supostas irregularidades no processo de consulta on-line à comunidade universitária, realizada na última quarta-feira (26), para formação de lista tríplice, com os três primeiros nomes mais votados para os cargos de reitor e de vice-reitor, vem a público informar que está apurando os fatos por meio dos seus órgãos competentes.

A gestão da UFPB esclarece que, por ora, não há qualquer nulidade declarada no processo e que espera a conclusão das investigações para se pronunciar definitivamente, a fim de que não pairem quaisquer dúvidas sobre a lisura da consulta on-line, em conformidade com a história de ética que marca a federal paraibana.

Relatório será divulgado nesta quarta-feira (2), pela comissão organizadora da consulta on-line, presidida pelo professor Ângelo Melo. O documento será apreciado pelo Conselho Universitário (Consuni) da UFPB na próxima semana, após o feriado de 7 de setembro.

Resultado – As professoras da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) Terezinha Domiciano Dantas Martins e Mônica Nóbrega pela Chapa 2, denominada “Inovação com inclusão”, venceram no dia 27 de agosto a consulta on-line da federal paraibana com soma ponderada e normalizada de 964,518.

A Chapa 1 – “UFPB em primeiro lugar”, encabeçada pelos professores Isac Almeida de Medeiros (reitor) e Regina Celi Mendes Pereira da Silva, obteve soma ponderada e normalizada de 920,013. Já a Chapa 3 – “Orgulho de ser UFPB” , liderada pelos docentes Valdiney Veloso Gouveia e Liana Filgueira Albuquerque, teve soma ponderada e normalizada de 106,496.

De acordo com o boletim de apuração, participaram da consulta on-line 2.341 docentes, 2.466 técnico-administrativos e 9.796 estudantes. O percentual de votação final de cada candidatura foi obtido pela média ponderada dos percentuais alcançados em cada segmento, sendo o peso de 15% para discentes, 15% para técnico-administrativos e 70 para docentes.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

PT reúne forças políticas hoje para debater 2º turno; Presidente municipal defende apoio a Cícero

Anteriores

Romero passa a coordenar campanha de Bruno, que recebe apoio de Bolinha

Ex-secretária de Bruno anuncia apoio a Jhony em Campina Grande

Mulher é presa suspeita de matar homem durante discussão em Cabedelo

João Azevêdo entrega Central de Abastecimento Farmacêutico e Sala de Situação de Riscos Hidroclimáticos em CG

Horário Eleitoral Gratuito no rádio e TV recomeça nesta sexta

Pleno do Tribunal de Justiça elege Mesa Diretora para o biênio 2025/2026

Colegiado do TCE-PB julga regulares as contas das câmaras de Vereadores de Matinhas e Jericó

Federação PC do B, PT e PV decidem apoiar Dr Jhony e Marinaldo no segundo turno

Bloco Virgens de Tambaú se torna Patrimônio Cultural Imaterial de João Pessoa

Turnê de 10 anos de Doidas e Santas chega em João Pessoa no dia 25 de outubro