Comércio de Campina Grande será reaberto no dia 20 de abril

O prefeito Romero Rodrigues anunciou que o comércio em Campina Grande será reaberto no dia 20 de abril. Ele informou, neste sábado (11), que esteve reunido por videoconferência com 80 representantes do Ministério Público Federal (MPF), Ministério Público da Paraíba (MPPB), CDL, setor industrial, setor imobiliário e outros membros para tomar essa decisão.

Segundo Romero Rodrigues, o comércio será aberto na segunda-feira (20) e haverá uma nova reunião no dia 25 para que sejam analisados o número de casos de infectados por coronavírus no município e se o comércio continuará aberta de forma continuada.

Questionado se o Governo do Estado estender o decreto de isolamento social e fechamento de comércio e serviços não essenciais, o prefeito de Campina Grande argumentou que cada município tem autonomia conforme orientação do Supremo Tribunal Federal (STF).

De acordo com a Prefeitura de Campina Grande, as empresas deverão adquirir equipamentos de proteção individual e coletiva e adaptarem todas as medidas de prevenção nos setores. Ainda segundo a PMCG, houve concordância imediata nesse sentido por parte do MPF e MPPB, além do Sindicato dos Comerciários.

O prefeito anunciou também estar autorizando à Secretaria de Saúde a aquisição de um volume considerável de máscaras de pano para distribuição principalmente, neste primeiro momento, aos pequenos comerciantes das feiras livres da cidade. Também estimulou que os empresários adotem medidas similares para assegurar aos seus funcionários essa medida básica de prevenção.

A secretária Rosália Lucas, de Desenvolvimento Econômico, destacou a iniciativa da Prefeitura de Campina Grande no sentido de aprimorar a cartilha para o retorno gradual das atividades econômicas com um grau ainda mais rígido em relação às providências que as empresas devem adotar para atendimento ao público.

Acompanharam Romero Rodrigues no Gabinete do Prefeito os secretários Filipe Reul (Saúde), Rosália Lucas (Desenvolvimento Econômico) e Tovar Correia Lima (Planejamento), além do presidente da Urbema, Raymundo Asfora Neto, o vereador Sargento Neto e o coordenador de Comunicação, Marcos Alfredo, e do médico infectologista  Rodolpho Dantas. Online, da equipe, acompanharam o secretário Lucas Ribeiro (Ciência, Tecnologia e Inovação) e Rivaldo Rodrigues (Procon-CG).

Entre os demais representantes dos setores produtivos, participaram os presidentes Marcos Procópio (Associação Comercial), Artur Bolinha (CDL), Divaildo Júnior (SindCampina) Érico Feitosa (Secovi-PB), Vanduhi Farias (Sindicato do Comércio Atacadista do Estado da Paraíba), José Nascimento Coelho (Comerciários), além do vice-presidente Lamartine Alves Pereira (Sinduscon-PB) e dos diretores Renato Lago (Fiep) e Anchieta Bernardino (Sitrans). Pelas instâncias do Ministério Público, os procuradores Marcela Asfora e Raulino Maracajá (MPT), Janaína Sousa (MPF) e Adriana Amorim (MPPB).

Comentários

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.