Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Com mais de mil casos confirmados no país, PB inicia na 2ª vacinação contra Poliomielite e Sarampo

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Com 1.053 casos de sarampo confirmados no país, a Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e o Sarampo começa na próxima segunda-feira (6) e segue até o dia 31 de agosto. A ação é voltada para crianças na faixa etária de um ano a menores de cinco (4 anos, 11 meses e 29 dias), independente da situação vacinal. Em paralelo, a Paraíba promove, no mesmo período, a Campanha Estadual de Multivacinação com a intenção de estimular a atualização da caderneta de vacinação de crianças menores de cinco anos. O dia D será em 18 de agosto, no PSF Imaculada I e III, em Bayeux.

A chefe do Núcleo de Imunização da Secretaria de Estado da Saúde (SES), Isiane Queiroga, reforçou que a campanha nacional indiscriminada é voltada apenas para crianças de um ano a menores de cinco anos. A meta é vacinar 232.886 crianças na Paraíba.

“Os demais só devem tomar a vacina contra o sarampo na rotina, caso não tenham completado o esquema ou não tenham comprovação vacinal. Quem já tomou a tríplice não precisa tomar novamente. Recomenda-se que, ao procurar uma unidade de saúde, o usuário apresente seu cartão de vacinação para avaliação da sua situação vacinal”, explicou. Ela ressaltou, ainda, que a vacina tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola) deve ser aplicada em duas doses para o público entre 12 meses e 29 anos, além de profissionais de saúde de qualquer idade. A população 30 e 49 anos deve tomar apenas uma dose.

Os pais e responsáveis pelas crianças são fundamentais para o sucesso das campanhas. As vacinas estarão disponíveis nos postos de saúde de todos os 223 municípios da Paraíba.

“Os responsáveis são importantes no processo de manutenção da eliminação das doenças e devem comparecer aos serviços de vacinação com suas crianças. Orientamos que eles levem a caderneta de vacinação para avaliação e registro. É fundamental que todas as crianças compareçam aos serviços de saúde, independente da sua situação vacinal”, informou a enfermeira do Núcleo de Imunização da SES, Márcia Mayara.

Casos – Boletim epidemiológico divulgado pelo Ministério da Saúde revela que o país já registra 1.053 casos confirmados de sarampo, sendo 742 no Amazonas e 280 em Roraima. Há ainda casos considerados isolados em São Paulo (1), no Rio de Janeiro (14), no Rio Grande do Sul (13), em Rondônia (1) e no Pará (2).

De acordo com a pasta, pelo menos 4.470 casos permanecem em investigação no Amazonas e 106 em Roraima. “O Ministério da Saúde permanece acompanhando a situação e prestando o apoio necessário ao estado. Cabe esclarecer que as medidas de bloqueio de vacinação, mesmo em casos suspeitos, estão sendo realizadas em todos os estados”, informou.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Taioba Discos inaugura primeira loja física em JP com Soft Opening exclusivo

Banco do Nordeste nomeia novo superintendente na Paraíba

Prefeito paraibano fala de “infelicidade” de ter filhos autistas e servidora acrescenta: “São doidos”

Anteriores

7c5c6b32-034e-4b1c-87c9-53518e96f3a4

Pagamento de julho dos servidores estaduais será feito nos dias 25 e 26

Pao-e-Leite-Divulgacao

Beneficiários do Pão e Leite têm até o fim de julho para atualizar cadastro

Promotoria-Sousa

MPPB expede recomendação sobre a vedação dos conselhos tutelares nas eleições

Gervásio com a prefeita Luciene e Raíssa, Brejo dos Santos

Gervásio participa de convenção que homologou chapa Luciene e Raissa em Brejo dos Santos

Bruno e Romero

Pedro diz que é mais fácil Romero manter aliança com Bruno e indicar nome do vice

Concurso, freepik 1

BNDES divulga edital de concurso com 150 vagas e salário de R$ 21 mil

Creci-PB - Fórum Sta Luzia

Em Bananeiras: Creci-PB participa de debate sobre instalação de Fórum de desenvolvimento urbano

Celest 2

Centro de Línguas Estrangeiras divulga lista de classificados para as vagas de 2024.2

Nilvan Ferreira recebe apoio de vereadora Ivonete Barros

Ivonete Barros retira pré-candidatura e anuncia apoio a Nilvan Ferreira em Santa Rita

Solânea PB

Caminhos do Frio chega a Solânea com muita cultura, música e gastronomia