Coleta de lixo nos 10 primeiros dias do São João já é recorde com relação a 2018

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

A coleta de lixo em  Campina Grande, nos primeiros 10 dias do Maior São João do Mundo, já é recorde se comparado aos anos anteriores. Essa afirmação é do secretário de serviços urbanos e meio ambiente, engenheiro Geraldo Nobre Cavalcante.

O que mais chamou à atenção,  são os números do Recicla São João, que passaram de 800 quilos diário em 2018, para 1.200 este ano, um aumento de 15%, totalizando 12t até o momento.  Com relação aos resíduos sólidos, não recicláveis, a média tem sido de cinco toneladas dia, 20%  acima, totalizando 50t no período.

O Recicla São João, por orientação do prefeito Romero Rodrigues, foi criado em 2016 numa pareceria com as cinco cooperativas e associação de catadores, valorizando principalmente a mão de obra feminina. De um total de 40 contratados, apenas um é do sexo masculino. Eles recebem todo material de trabalho, assistência social, e uma renda pelos 30 dias de trabalho equivalente a um salário mínimo. Toda renda adquirida com a venda dos produtos é dividida entre eles.

O  “Matuto Limpeza” , como ficou conhecido, utiliza em torno de 270 trabalhadores para atuar durante os 30 dias do Maior São João do Mundo. Eles se revezam 24 horas por dia, também nas ruas adjacentes, distrito de Galante, estação ferroviária ,  por conta do “ forró nos trilhos”. São 230 contratados e 40 efetivos, estes últimos  coordenadores de equipes, motoristas e operadores de máquinas.

Feliz com o resultado até agora do Recicla São João, a  coordenadora Rafaela Oliveira, não esconde sua satisfação. “ O que mais gratifica é a colaboração da população, que aderiu ao programa, e muitos procuram os locais de coleta fixa no Parque do Povo e deixam os produtos recicláveis”. Ela também comemora o resultado do Recicla Campina, que recebeu a adesão de escolas públicas e privadas e no momento se concentra no bairro do Catolé, mas chegará a toda cidade. “  Parabenizar o prefeito Romero Rodrigues e o secretário Geraldo Nobre por todo apoio e a todos os colaboradores, que se somam a este sucesso.

“ Este aumento considerável da coleta de lixo, se comparando ao ano passado, por exemplo, comprova a grandeza de nossa festa. Estes primeiros dias, já deixam claro que nossa festa cresceu bastante, e nossa responsabilidade também”, afirmou Geraldo Nobre. Além da varrição, o  Matuto Limpeza, faz a higienização e lavagem do PP, ruas próximas e de pontos estratégicos  do centro da cidade como Calçadão, Praças da Bandeira e Clementino Procópio,  Sistema de Integração, Feira Central e Feirinha de Frutas.

Outros locais que recebem atenção especial, são a Vila do Artesanato, também com recorde de público, e as proximidades da Vila Sítio São João. A área interna é de responsabilidade da sua diretoria, “ ma a equipe do recicla São João se faz presente nos dias de festa”.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

PT reúne forças políticas hoje para debater 2º turno; Presidente municipal defende apoio a Cícero

Anteriores

TRE-PB determina que secretária de primeira-dama de João Pessoa volte a usar tornozeleira eletrônica

Agir reforça apoio à reeleição de Cícero Lucena e Leo Bezerra no segundo turno

Nove candidatos pela oposição confirmam apoio a Bruno Cunha Lima no segundo turno

Mercado imobiliário em transformação: o que revela pesquisa do Cofeci-Creci sobre perfil dos corretores de imóveis

Para presidente do Cofeci, ideia de imposto único de 4% sobre o ganho de capital é ilusória

Cabedelo homenageia campinenses residentes na cidade com entrega de monumento em Ponta de Campina

Recadastramento do Cartão Alimentação terá sequência em João Pessoa e outras cinco cidades

Saiba o que abre e fecha em João Pessoa neste sábado, feriado de 12 de outubro

TCE-PB e Caixa Econômica Federal firmarão Acordo de Cooperação Técnica para acesso a dados públicos

Polícia Civil cumpre quatro mandados de prisão e apreende arma de fogo em João Pessoa