Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Clementino Fraga realiza ação conjunta contra as hepatites virais

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

O Complexo Hospitalar Clementino Fraga, referência no atendimento às hepatites no estado da Paraíba, realiza, a partir desta terça-feira (20), uma ação conjunta com municípios paraibanos de testagem e vacinação contra as hepatites B e C, como parte da programação do “Julho Amarelo”, uma campanha para chamar a atenção da população e reforçar as ações de vigilância, prevenção e controle das hepatites virais.

A programação do “Julho Amarelo” no Clementino Fraga teve início nesta segunda-feira (19), com a distribuição de panfletos e orientação para realização de testagem rápida para os pacientes que aguardavam atendimento no Complexo. Houve a aposição de um laço da referida cor na entrada do hospital e também foi realizada uma aula virtual, ministrada pela médica Juliana Barbosa, sobre o tema “Capacitação da atenção primária às Hepatites Virais”. A palestra com informações sobre as hepatites; modos de contaminação e tratamento foi direcionada a agentes comunitários de saúde.

As ações de testagem e vacinação contra as hepatites B e C, a partir desta terça-feira (20), serão realizadas nas unidades de saúde da família de João Pessoa e nos postos de saúde dos municípios participantes, a fim de evitar aglomerações. Participarão da ação os municípios de Bayeux, Cabedelo, Conde, Cruz do Espírito Santo, João Pessoa, Santa Rita, Sobrado e Riachão do Poço. Em Bayeux, a ação acontecerá no Restaurante Popular, 8h30 às 11h.

O infectologista Fernando Chagas, diretor-geral do Complexo Hospitalar Clementino Fraga, destacou a necessidade de testar as pessoas: “A falta de sintomas reforça a necessidade de testagem em massa. Queremos atingir principalmente o público maior de 40 anos, que segue sendo a faixa etária mais atingida pelas hepatites. Devido à pandemia, não poderemos fazer campanhas externas como nos anos anteriores, por isso surgiu a ideia de convidar os municípios a unirem forças conosco, e testar o maior número de pessoas nas próprias cidades, descentralizando de forma eficaz a testagem.”

Programação do Julho Amarelo no Clementino Fraga

Dia 20/07

  • Realização de testagem rápida;
  • Vacinação para funcionários (H1NI, Hepatite B).

Obs: Apenas para funcionários e pacientes que já estejam no serviço. O público geral deve procurar a Unidade de Saúde da Família mais próxima de suas residências.

 

Dia 21/07

  • Realização de testagem rápida;
  • Vacinação para funcionários (H1NI, Hepatite B).

Obs: Apenas para funcionários e pacientes que já estejam no serviço. O público geral deve procurar a Unidade de Saúde da Família mais próxima de suas residências.

 

Dia 22/07

Palestra com o médico hepatologista Erick Villar;

Tema: Prevenção e tratamento das Hepatites Virais;

Público-alvo: funcionários;

Dia 28/07 

Encerramento do “Julho Amarelo” com a apresentação da Companhia de Sorriso do Clementino Fraga e distribuição de panfletos informativos. 

A hepatite é uma inflamação do fígado que pode ser causada por vírus ou pelo uso de alguns medicamentos, álcool e outras drogas, assim como por doenças autoimunes, metabólicas ou genéticas. Nem sempre a doença apresenta sintomas, mas quando aparecem, estes se manifestam na forma de cansaço, febre, mal-estar, tontura, enjoo, vômitos, dor abdominal, pele e olhos amarelados, urina escura e fezes claras. No caso específico das hepatites virais, que são o objeto da campanha Julho Amarelo, estas são inflamações causadas por vírus classificados pelas letras do alfabeto em A, B, C, D e E.

Em 2020, no Ambulatório do Complexo Hospitalar Clementino Fraga, foram realizados 1083 atendimentos ambulatoriais para estas patologias. De janeiro a junho de 2021, foram realizados 301 atendimentos.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Arthur Urso leva “esposas” para passear sem roupa íntima na orla de João Pessoa

Professores da UFPB desistem de candidatura e apoiam Terezinha e Mônica

Anteriores

imgDescNoticia_15501649952_foto_N

Luciano Mariz anuncia apoio a Terezinha e Mônica

onibus1 (1)

Governo acompanha entrega de novos ônibus para linhas de Cabedelo

WhatsApp Image 2024-04-18 at 13.22.24

Funcionárias são exoneradas depois de filmarem creche inundada em Santa Rita

WhatsApp-Image-2024-02-09-at-06.38.52-800x500

Segundo acusado de matar lutador de MMA vai a júri em Cabedelo

diretor-do-Hospital-Padre-Ze-o-paroco-Egidio-de-Carvalho-800x500-1-750x375

Padre Egídio consegue prisão domiciliar, mas terá que usar tornozeleira

Vacina dengue

João Pessoa amplia público-alvo para vacina contra a dengue

Octávio Paulo Neto, promotor, coordenador do Gaeco

Coordenador do Gaeco explica medidas alternativas para Padre Egídio: “O processo penal não é vingança”

Polícia civil da paraíba

Homem é preso por oferecer drogas e estuprar menina de 11 anos

Wladimir Costa, ex-deputado federal, foto Câmara dos Deputados

PF prende ex-deputado federal conhecido por tatuar nome de Temer no ombro

Bruno Cunha Lima durante reunião

Prefeitura de CG assina acordo e garante corrida gratuita na Uber para mulheres vítimas de violência