Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Cícero prestigia Festa de São Pedro, com barqueata que reuniu centenas de católicos

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Um século de fé, devoção e união da comunidade pesqueira, reafirmando a importância de São Pedro como protetor e guia espiritual para todos que dependem do mar para seu sustento. Esse é o propósito da Barqueata de São Pedro que, mais uma vez, reuniu fiéis católicos, da Praia da Penha até Manaíra, em sua 100ª edição. O prefeito Cícero Lucena, acompanhado da primeira-dama, Lauremília Lucena, celebrou o evento e destacou a sua tradição e importância para a cidade de João Pessoa e a comunidade católica.

“Nos incorporarmos, como sempre, entregando as nossas vidas, as nossas ações. E, sem dúvida nenhuma, essa tradição é algo fundamental, porque, através do trabalho, através da dificuldade que o pescador enfrenta no dia a dia, nas tormentas, no seu trabalho, que é um exemplo para todos nós, termos a compreensão de que sempre tem as dificuldades, mas também as felicidades, esse é um momento de felicidade”, afirmou o prefeito.

De acordo com a Arquidiocese da Paraíba, a festa de São Pedro não apenas mantém viva a tradição religiosa, mas também fortalece os laços culturais e sociais da comunidade de pescadores. Para muitos, São Pedro é uma figura de grande importância, representando a proteção e a bênção divina nas águas, onde enfrentam os desafios diários de sua profissão. Este evento é um testemunho da fé profunda e da resiliência dos pescadores, que, ano após ano, renovam suas esperanças e devoção ao seu padroeiro.

“É um momento em que fazemos um resgate histórico. Mais do que uma festa, um padroeiro é um resgate histórico. De toda uma tradição de pescadores, que pela sua devoção, tem São Pedro como pescador, seu padroeiro. Para nós, a importância é justamente da grandiosidade do serviço que Pedro passará para esta igreja, que vai nascer da vontade de Cristo. A igreja de Cristo, o trabalho exercido é de Pedro, o seu apostolado, mas o que vai caracterizar essa devoção é justamente esse poder”, afirmou o padre Berg Campos, que conduziu as celebrações.

Entre os fiéis, o pescador José Antônio Cordeiro, disse que a celebração renova a fé e a esperança, que São Pedro possa continuar iluminando os caminhos dos trabalhadores e trazendo bençãos. “É muito emocionante a gente manter essa tradição, porque, só quem é devoto de São Pedro entende o quanto ele é importante pra agente. Queremos celebrar sempre, porque ele, junto com a nossa força e união, vai fazer com que os pescadores sejam agraciados com o fruto do nosso trabalho”, afirmou.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Rota Cultural Caminhos do Frio começa hoje em Areia

Novos profissionais para Secretaria de Saúde são convocados pela Prefeitura de João Pessoa

Anteriores

Padre Egídio 2

Defesa nega que Egídio tenha violado regras e alega que tornozeleira falhou

crii

Christian Chávez, integrante do grupo RBD, é confirmado no Imagineland 2024

IMAGEM-JUSTICA-CANVA

Justiça determina nomeação de defensor público para Pocinhos

bddf8c03-6651-0d87-a813-963f308fd15c

Prefeitura de João Pessoa segue com vacinação contra Influenza após fim da campanha

padre-egidio-1

Padre Egídio de Carvalho viola medidas cautelares e Gaeco é comunicado

acaosaude_usf_foto__dayseeuzebio-3-1-scaled

Novos profissionais para Secretaria de Saúde são convocados pela Prefeitura de João Pessoa

patos

Três homens são assassinados em Patos entre domingo e esta segunda

CMJP, assessoria

Câmara Municipal de João Pessoa constitui Comissão de Recesso

O presidente nacional do Partido Liberal (PL), Valdemar Costa Neto, fala com a imprensa no Centro de Eventos e Convenções Brasil, em Brasília.

PL prepara visitas de lideranças nacionais para reforçar campanha de Queiroga em JP

Areia recebe rota cultural caminhos do frio

Rota Cultural Caminhos do Frio começa hoje em Areia