Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Chuvas provocam medo e danos a moradores de Cajazeiras e Dona Inês

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

No interior do estado duas cidades, Cajazeiras e Dona Inês, estão enfrentando problemas por conta das fortes chuvas registradas nas últimas horas. Em Cajazeiras, no Sertão do estado, um vazamento no muro de contenção do Açude Engenheiro Ávidos está tirando o sossego dos moradores ribeirinhos. A população que mora em torno do açude foi orientada a deixar suas casas por causa do risco da vazão da sangria, conforme informações da Prefeitura de Cajazeiras. Vários moradores do distrito de Boqueirão, inclusive, não dormiram em suas casas à noite, temendo que a barreira se rompa e elas fossem inundadas.

O Corpo de Bombeiros informou que não foi acionado até o início da manhã desta quarta-feira (17), mas que o batalhão está ciente dos protocolos e está em alerta para agir em qualquer situação que venha a acontecer.

Na verdade a barreira do açude está intacta. O problema aconteceu em uma segunda barreira, que é uma espécie de barreira de contenção, construída para aliviar quando o açude tem sangramento.

O Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs) explicou que o buraco se formou pela pressão da água na barreira de contenção, que é chamada ensecadeira, e que foi feito um serviço para facilitar o trabalho em uma das comportas da represa. Disse ainda que caso a barreira rompa o que pode acontecer é aumentar a vazão da sangria que leva água ao manancial para o açude de São Gonçalo, que já está sangrando, em Sousa.

Para tranquilizar a população, o Dnocs  conseguiu tapar na manhã de hoje o buraco na barreira de contenção e informou que vai instalar comportas provisórias no Açude Ávidos. Segundo o órgão, a medida visa “proporcionar maior segurança e tranquilidade para o reservatório, assim como para os ribeirinhos que habitam às margens do Rio Piranhas”. As máquinas que vão ser usadas para a obras já estão no local para início da execução.

Em áudios que circulam desde ontem em grupos de whatsapp, moradores mostravam preocupação e medo e afirmavam que que famílias que moram em berço de rios a recomendação era sair o mais rápido possível do caminho da água.

Casas alagadas em Dona Inês

Na cidade de Dona Inês, no Brejo paraibano, moradores também enfrentam transtornos e susto após um temporal atingir o município. Choveu bastante ontem (16), o que fez com que o reservatório do Cajueiro, como é chamado, encheu mais do que o esperado e um muro de proteção que foi construído ao redor do reservatório não aguentou a pressão da água e caiu, o que fez com que mais de um metro de água invadisse a Rua José Fernandes, onde várias casas foram alagadas. Cerca de seis casas foram inundadas.

Os moradores foram pegos de surpresa com a água dentro de casa. Eles perderam móveis, eletrodomésticos, roupas e alimentos. Uma moradora, dona Graça Araújo, disse que foi um momento de transtorno, medo e pânico. Para fugir da água subiu em uma cisterna que fica cerca de três metros do chão.

O secretário de Obras da cidade, Epitácio de Oliveira, falou das providências adotadas. Disse que desde ontem foi solicitado o desligamento da energia elétrica na região atingida, para evitar acidentes, hoje está sendo feita uma limpeza no local e isolamento da área e que o município está fazendo um levantamento das pessoas que foram prejudicadas para sanar os prejuízos que os moradores das casas invadidas tiveram.

E vai continuar chovendo em Dona Inês. A previsão é de fortes chuvas nas próximas horas na cidade.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Arthur Urso leva “esposas” para passear sem roupa íntima na orla de João Pessoa

Professores da UFPB desistem de candidatura e apoiam Terezinha e Mônica

Anteriores

PF na Prefeitura de Aroeiras

PF e CGU apuram desvio de recursos públicos e fraude a licitações em prefeituras paraibanas

UP Garden, teto desaba

MP requisita providências de órgãos públicos sobre casa de shows que desabou em JP

Prisão, cadeado

Investigação da Polícia Civil da Paraíba resulta em prisão de assaltante no Acre

curriculo-para-estagio-555x370

MPF divulga gabarito da seleção de estágio em Direito

Acidente caçamba e carreta na br 230

Acidente entre caminhão e carreta deixa um motorista ferido e faixa da BR-230 interditada

mosquito dengue FOTO Pixabay

Brasil passa de 4 milhões de casos de dengue; mortes chegam a 1.937

UPA Cruz das Armas

Prefeitura funciona apenas com serviços essenciais no feriado desta quarta-feira

upgarden1

Vídeo mostra construção recente na UP Garden, que culpa cantor por desabamento

joaoeroberto (1)

João Azevêdo prestigia posse de jurista Roberto D’Horn como juiz do TRE-PB

chuvanoviaduto (2)

Sob alerta do Inmet, João Pessoa registra média de 41,2 mm de chuva nesta segunda