Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Chuvas… alagamentos… (infra)estrutura das cidades (I)

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Entre estas quinta e sexta feiras, 25 e 26 de fevereiro, houve muita chuva pela Paraíba inteira, mas, pelo que as imagens mostraram, parece que as repercussões maiores em termos de alagamentos e até “estouros” de estruturas físicas urbanas, deram-se no âmbito da cidade de João Pessoa, isto, também, em função de sua própria alta densidade demográfica.

“Por conta da densidade demográfica?!… Como assim, se há tantas outras cidades com densidade demográfica maior?!…” – questionarão alguns. E têm razão: a densidade demográfica, por si só, não contribui para essas situações de alagamentos e “estouros” de equipamentos urbanísticos, não! Entretanto, não deixa de ser um elemento muito importante se a(s) cidade(s) não estiver(em) bem estruturada(s) urbanisticamente e sobretudo sem permitir que invasões e mais invasões de áreas ocorram com consequente construção de residências em locais não estruturados para tal.

Um pouco antes de elaborar estes escritos eu falara, por telefone, com o titular da Seplan-JP, José Williams Montenegro, a respeito de uma reunião realizada dia 5 deste mês com o “Grupo Pró-Bessa” em que ele – o secretário – participara como acompanhante do prefeito Cícero Lucena. E percebi, em função de outras conversações do secretário durante o telefonema, o quanto de sua preocupação por decorrência da avalanche de chuvas que caía na cidade, ele fazendo recomendações de providências sobre o assunto. Estou convicto, portanto, do comprometimento da Gestão Cícero Lucena, com toda sua equipe de auxiliares, em fazer, mesmo, de João Pessoa uma cidade propiciadora de qualidade de vida, correspondendo, pois, ao lema de “Cidade que cuida”… cidade com muito cuidado para com seu povo!

Como antes já sinalizado, realmente há muitas cidades com densidade demográfica bem maior que a de João Pessoa, sendo que o mais marcante exemplo é a de São João do Meriti, no estado do Rio de Janeiro. Lá, conhecida como “o formigueiro das Américas”, a densidade demográfica está em 13.024 habitantes por quilômetro quadrado, mais que três vezes a de João Pessoa (3.892 hab/km2).

Meu pensar é o de que essa desejada qualidade de vida, não só para João Pessoa, mas para a Paraíba por inteira, só é conquistável se formos capazes de interiorizar o desenvolvimento. E essa interiorização do desenvolvimento não se consegue só com as políticas públicas e obras governamentais até hoje prevalecentes. Este meu pensar, porém, detalharei na segunda parte deste texto.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Arthur Urso leva “esposas” para passear sem roupa íntima na orla de João Pessoa

Professores da UFPB desistem de candidatura e apoiam Terezinha e Mônica

Anteriores

a68f1425-45ad-41cc-9701-b26bf541bd57

Hemocentro altera horário de atendimento em João Pessoa

02-diesel-s500-aditivado-onpetro_-1

Paraíba mantém redução de 50% do ICMS sobre diesel para empresas de ônibus

janaynanunes

Presidente da Comissão de Soridade da OAB reprova declaração de Galdino

anderson-leonardo_widelg-620x450

Anderson Leonardo, cantor do Molejo, morre de câncer aos 51 anos

heronamidi (1)

Amidi pede ao Sebrae-PB 1ª pesquisa de mercado da mídia digital paraibana

Sala de Tribunal

Mulher acusada de jogar filho com deficiência intelectual em cisterna vai a Júri na 2ª feira

Criança tem perna errada operada

Ministério Público instaura procedimento para apurar “erro médico” contra criança em Campina

PF operação contra abuso sexual infantil 2

PF prende acusado de armazenar e compartilhar cenas de abuso sexual contra crianças e adolescentes

TSE sessão 25 de abril de 2024

Ex-secretário de Malta fez transporte irregular de eleitores, confirma TSE

cofeciromulo

Cofeci sugere a Arthur Lira lei que fomente o acesso à locação de imóveis