Chuva forte atinge Picuí, Patos e vários municípios do Sertão da Paraíba

A última noite do ano de 2019 foi de muita chuva em vários municípios do interior da Paraíba. Em Patos, choveu forte, causando pequenos alagamentos e obstrução de galerias. O prefeito, Ivanes Lacerda, contudo, disse que não aconteceram maiores problemas. O primeiro dia de 2020 tem céu encoberto na cidade “Morada do Sol”.

O vídeo abaixo foi gravado às 9 horas desta quarta-feira, 1º de janeiro, e mostra a ponte da Alça Sudoeste com muita água acumulada na pista.

Vídeo: Rafa Gás

Também em Picuí, a noite foi de chuvas e foram registrados 50 milímetros de precipitações pluviométricas nas comunidades de Cacimbas das Cabras, Pedro, Serra Baixa, Quixaba, Tanquinhos, Batentes e Cachoeira de Baixo. O prefeito Olivânio Remígio disse que o temporal não gerou problemas, só alegria.

Pombal e Itaporanga também registraram chuvas na passagem do Ano Novo. Da mesma forma aconteceu em Diamante, Ibiara e São José de Caiana.

Vídeo: João Alencar

Os moradores da zona rural de Aguiar no Vale do Piancó, registraram em vídeo hoje de manhã  uma cheia no Rio Aguiar, naquele município. Aparentando alegria, eles frisavam o fato ocorrido no primeiro dia do ano, o que é considerado raro para aquela região.

Esse rio leva água para o Rio Piancó, que por sua vez alimenta o complexo Coremas-Mãe D’água, o maior reservatório do estado, e que abastece muitas cidades do Sertão.

De acordo com a Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado da Paraíba (Aesa), a formação de um vórtice ciclônico nos Altos Níveis da Atmosfera sobre a região Nordeste do Brasil deixa o céu encoberto em grande parte do estado da Paraíba. Assim, poderão ocorrer chuvas isoladas no Estado, especialmente na área que compreende as regiões do Sertão e Alto Sertão.

Comentários