Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Centro para Formação de Profissionais marca 1ª ação do Plano de Enfrentamento

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

O Centro de Referência para Formação Permanente de Profissionais da Rede de Atenção ao Usuário de Crack e outras Drogas será lançado nesta  terça-feira (26), no auditório da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Paraíba, no Centro de João Pessoa. O Centro faz parte do Plano de Enfrentamento ao Crack e outras Drogas “União pela vida contra o crack”, cuja coordenação é feita pela Secretaria de Desenvolvimento Humano da Paraíba (SEDH).

 

Essa é a primeira ação do plano “União pela vida contra o crack”, que conta com a participação do Programa Estadual de Políticas Sobre Drogas, várias secretarias de Estado, Ministério Público, organizações não governamentais e lideranças comunitárias. “Muitos profissionais serão capacitados para melhor atender a população, a exemplo de médicos, psicólogos, enfermeiros, assistentes sociais e agentes comunitários. Inicialmente serão oferecidas 350 vagas no Instituto Federal da Paraíba”, observou a coordenadora do Instituto, Vânia Medeiros.

 

Durante a cerimônia de lançamento haverá uma palestra com a especialista em Dependência Química pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), Maria Clara Schnaidman Suarez, que é coordenadora de Saúde Mental do Município de Sorocaba (SP).  Além desta apresentação haverá a socialização da experiência do plano “Pacto pela vida”, com especialistas de Pernambuco.

 

O Plano de Enfrentamento ao Crack e Outras Drogas possui três frentes: repressão qualificada, levantamento da rede sócio-assistencial e prevenção. Na primeira, foram identificadas áreas de maior incidência e consumo. Na Capital, os bairros Rangel, Mandacaru e São José foram apontados com maior índice de dependentes da droga.

 

No levantamento da rede foram elencados: 20 Centros de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), 45 Centros de Atenção Psicossocial (Caps) e 216 leitos em hospitais públicos e 37 em pronto atendimento em saúde mental. No aspecto prevenção, o Governo do Estado está elaborando uma série de ações através das secretarias de Desenvolvimento Humano, Educação, Mulheres, Juventude e Cultura, que terá como projeto-piloto o bairro São José, em João Pessoa.

 

Além das secretarias de Estado, Ministério Público, prefeituras e lideranças comunitárias, o Plano de Enfrentamento ao Crack e outras Drogas “União pela vida contra o crack”, conta com o apoio de várias entidades, a exemplo da Remar, Cunhã, Amazona e Essor.

 

 

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Arthur Urso leva “esposas” para passear sem roupa íntima na orla de João Pessoa

Professores da UFPB desistem de candidatura e apoiam Terezinha e Mônica

Anteriores

PF operação contra abuso sexual infantil 2

PF prende acusado de armazenar e compartilhar cenas de abuso sexual contra crianças e adolescentes

TSE sessão 25 de abril de 2024

Ex-secretário de Malta fez transporte irregular de eleitores, confirma TSE

cofeciromulo

Cofeci sugere a Arthur Lira lei que fomente o acesso à locação de imóveis

concurso

MPPB recomenda reabertura de inscrições do concurso de Juripiranga

Trauma de CG 2

Médicos erram e operam perna errada de criança no Trauma de Campina; equipe é afastada

Valdiney Gouveia, eleição

Valdiney Gouveia deseja “sorte e sabedoria” a Terezinha e Mônica

Energia, Consumo de energia

Em tempos de calorão, confira mitos e verdades para evitar desperdício de energia

Sabadinho bom, no centro

Sabadinho Bom deste final de semana vai ter choro e samba com ‘Os Mulatos’

tales-almeida-presidio

Exoneração do diretor do presídio de Cajazeiras é publicada; Tales Alves segue preso

terezinhamonicavencem

Terezinha e Mônica são as mais votadas na UFPB, que mantém Valdiney em 3º