Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Casos de síndromes gripais em crianças aumentam e Saúde alerta para vacinação

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Devido à sazonalidade e às mudanças de clima, costuma ocorrer um aumento nos casos de viroses e síndromes respiratórias na população infantil nesta época do ano. De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde (SES), o Complexo Pediátrico Arlinda Marques, em João Pessoa, é uma das unidades que sofre aumento no volume de atendimentos de síndromes gripais. Como uma das medidas de prevenção e controle destas síndromes, tem início no próximo dia 10 de abril a campanha de vacinação contra influenza em todo o país, prosseguindo até o dia 31 de maio.

De acordo com o coordenador médico da urgência e emergência do Hospital Arlinda Marques, Ariano Brilhante, todos os anos é esperado um aumento nos casos respiratórios na faixa etária pediátrica nesta época do ano, de março a julho, que compreende o período após o carnaval até as festas juninas. “É neste período que aumenta a circulação de diversos vírus que afetam principalmente as vias respiratórias, incluindo gripes, resfriados, bronquiolites e pneumonias. Além disso, pode existir uma superposição de aumento de casos respiratórios com outras doenças, como arboviroses e as gastroenterites que podem provocar diarreia”, explica o pediatra.

Em relação aos sintomas, o médico explica que a febre, apesar de assustar muitos pais, nem sempre é indicativo de que a criança precisa de um atendimento imediato. “Se a criança estiver aparentemente bem, é possível observar em casa e aguardar resolução ou aparecimento de outros sintomas, medicando com remédios para os sintomas, como dores, febres ou secreções que venham a aparecer. Nos casos mais simples, sem queda de estado geral da criança, o atendimento deve ser feito na Unidade Básica de Saúde mais próxima da casa do paciente”, ressalta Ariano.

Para evitar a propagação do vírus da gripe e minimizar casos graves de síndromes respiratórias, a principal medida preventiva é a vacinação “É importantíssimo manter o calendário vacinal atualizado de toda a família, para prevenir doenças virais, pneumonia, meningite, dentre outras. É essencial também realizar o isolamento das crianças, evitando o contato delas com outras pessoas doentes, não levar à escola aquelas que estão com algum sintoma e separar irmãos, caso algum deles esteja acometido”, recomenda o pediatra.

Campanha de Vacinação – A SES promove a campanha de vacinação contra a influenza em todo o estado de 10 de abril até 31 de maio e nela serão vacinadas crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade (5 anos, 11 meses e 29 dias), gestantes, puérperas, povos indígenas, trabalhadores da saúde, idosos com 60 anos e professores das escolas públicas e privadas, pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais.

Pessoas com deficiência permanente, profissionais das forças de segurança e salvamento e das forças armadas, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso, trabalhadores portuários, funcionários do sistema prisional, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas e população privada de liberdade também estão contemplados.

O público-alvo total corresponde a 1.522.325 pessoas. A meta é vacinar pelo menos 90% de cada um dos grupos elegíveis. A campanha será realizada em uma só etapa para os grupos prioritários.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Taioba Discos inaugura primeira loja física em JP com Soft Opening exclusivo

Banco do Nordeste nomeia novo superintendente na Paraíba

Prefeito paraibano fala de “infelicidade” de ter filhos autistas e servidora acrescenta: “São doidos”

Anteriores

WhatsApp Image 2024-07-22 at 16.38.28

Francisco Fidelis registra candidatura à vaga de desembargador da Paraíba pelo Quinto Constitucional do TJ-PB

7c5c6b32-034e-4b1c-87c9-53518e96f3a4

Pagamento de julho dos servidores estaduais será feito nos dias 25 e 26

Pao-e-Leite-Divulgacao

Beneficiários do Pão e Leite têm até o fim de julho para atualizar cadastro

Promotoria-Sousa

MPPB expede recomendação sobre a vedação dos conselhos tutelares nas eleições

Gervásio com a prefeita Luciene e Raíssa, Brejo dos Santos

Gervásio participa de convenção que homologou chapa Luciene e Raissa em Brejo dos Santos

Bruno e Romero

Pedro diz que é mais fácil Romero manter aliança com Bruno e indicar nome do vice

Concurso, freepik 1

BNDES divulga edital de concurso com 150 vagas e salário de R$ 21 mil

Creci-PB - Fórum Sta Luzia

Em Bananeiras: Creci-PB participa de debate sobre instalação de Fórum de desenvolvimento urbano

Celest 2

Centro de Línguas Estrangeiras divulga lista de classificados para as vagas de 2024.2

Nilvan Ferreira recebe apoio de vereadora Ivonete Barros

Ivonete Barros retira pré-candidatura e anuncia apoio a Nilvan Ferreira em Santa Rita