Cartaxo diz que 1ª Conseg é um marco na política de segurança pública no país

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

O vice-governador do Estado, Luciano Cartaxo, está em Brasília, na 1ª Conferência Nacional de Segurança Pública (Conseg), evento aberto, na última quinta-feira, pelo presidente Luís Inácio Lula da Silva, com a presença dos ministros Tarso Genro, da Justiça; Paulo Vanucchi, dos Direitos Humanos e Nilcéia Freire, das Políticas Públicas para Mulheres.

Na avaliação de Cartaxo, a Conferência é um marco por envolver gestores, trabalhadores da área de segurança, da sociedade civil organizada e representantes do Governo na construção de uma política nacional de segurança pública, deixando de ser uma política de governo para ser uma política de Estado, a exemplo do que acontece na Saúde.

Mais de 500 mil pessoas em todo o País participaram de debates realizados na fase de preparação da Conseg durante as conferências livres, estaduais e municipais. “O mais importante é que o País está percebendo que a busca por uma solução dos problemas vinculados à segurança é de responsabilidade de todos nós, gestores, trabalhadores da área de segurança e sociedade civil organizada. Esta preocupação, inclusive, tem a ver com os princípios do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci) no sentido de termos ações preventivas de cidadania”, afirmou Luciano Cartaxo.

A Conferência tem sete diretrizes de eixos temáticos: Gestão Democrática: Controle Social e Externo, Integração e Federalização; Financiamento e Gestão da Política Pública de Segurança; Prevenção Social do Crime e das Violências e Construção da Cultura de Paz; Repressão Qualificada da Criminalidade; Valorização Profissional e Otimização das Condições de Trabalho; Diretrizes para o Sistema Penitenciário e Diretrizes para o Sistema de Prevenção, Atendimentos Emergenciais e Acidentes.

O vice-governador ressalta a importância da Conseg, lembrando que dela sairão os parâmetros para formatação de uma nova política nacional de segurança pública. “A Paraíba está participando da Conferência de forma ativa com mais de 80 representantes da sociedade civil organizada, trabalhadores da área de segurança e da área governamental”, afirmou. 

 

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

João Azevêdo anuncia investimentos de R$ 11,5 bilhões em novas obras

Moraes pede a Bolsonaro que apresente convite para posse de Trump

Anteriores

onibusnova

Nova Turismo: uma agência que faz o Ônibus do Forró e rotas pro Interior da Paraíba

Fachada_TJPB_7

Câmara Criminal mantém condenação de ex-secretário de infraestrutura de Princesa Isabel

Cagepa PB

João Azevêdo anuncia contratação imediata de 80 concursados da Cagepa

Donald Trump

Trump acaba com home office de 1 milhão de funcionários públicos

remedioemcasa

‘Remédio em Casa’ amplia público-alvo e passa a beneficiar pacientes a partir de 50 anos

antonieta

Antoniêta, mãe de Romero Rodrigues, morre aos 93 anos

2camara

Ex-prefeito deve devolver R$ 93 mil por gastos não comprovados com aquisição de alimentos

sedec_celest_foto_dayseeuzebio-1-scaled

Celest inscreve para mais de 700 vagas em cursos de línguas estrangeiras e Libras

70f8db31-519b-4dbb-9878-2a45b16ec120

PRF na Paraíba apreende veículo adulterado, flagra condutor embriagado e prende foragido

8d276d5638f451862979bf1450cd2c2d

Motoristas de ônibus de João Pessoa discutem possibilidade de greve em reunião nesta terça