Carro ‘fumacê’ percorre ruas de Conde após diagnosticados dois casos de malária

O carro ‘fumacê’ vai circular, neste fim de semana, pelas ruas de Conde, no Litoral Sul paraibano, para combater o mosquito causador da malária. A ação está sendo feita após ser atendida no Hospital Universitário Lauro Wanderley, em João Pessoa, uma mulher de Conde vítima de malária. E também após um segundo caso ter sido identificado nessa sexta-feira (5).

O segundo caso de malária foi diagnosticado em paciente que apresentou os sintomas da doença (febre alta, dor de cabeça, suor frio, entre outros), originário do município de Tavares (PB). Ele tem relações de trabalho e familiares em Conde, onde esteve hospedado no bairro de Pousada de Conde.

A Secretaria Estadual de Saúde com apoio da Secretaria de Saúde de Conde realiza neste final de semana a pulverização (fumacê) de inseticida no município. Durante o sábado (6) e o domingo (7), os veículos equipados com borrifadores percorrem regiões urbanas e rurais, ação válida contra outras zoonoses a exemplo da dengue.

As equipes integradas mantêm a programação estabelecida esta semana quando do diagnóstico do primeiro caso, oportunidade em que as instituições divulgaram nota conjunta em que informam:

A Secretaria Municipal de Conde formou Comissão Especial de Investigação para a Malária, composta pelos trabalhadores da Atenção Básica e Vigilância Epidemiológica, que terá o prazo de 60 (sessenta) dias para elaborar relatório acerca do assunto.

A Secretaria de Estado da Saúde apoia e monitora junto ao município as ações bem como permanecerá implementando demais ações quando necessário.

Comentários

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.