Capacitações do Brasil Transparente acontecem na próxima quarta em Guarabira

 As capacitações do programa Brasil Transparente acontecem na próxima quarta (23) e quinta-feira (24) em Guarabira, para vereadores e servidores de câmaras e prefeituras de 24 municípios que polarizam a região. O evento acontece na Câmara Municipal.

Os cursos são realizados por meio de parceria entre a Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) e a Controladoria Geral da União (CGU). Os cursos já foram ministrados nas regiões de Cajazeiras, Sousa e Patos.
 
Também estão programadas, até maio, capacitações nos municípios de Monteiro, Campina Grande e João Pessoa. O objetivo é atingir as Casas Legislativas dos 223 municípios paraibanos.
 
Durante as aulas, os participantes obtêm conhecimento sobre a implementação da Lei de Acesso à Informação e as ferramentas de transparência pública.
 
O auditor da CGU, Rodrigo Paiva, destacou que a participação tem sido positiva nos cursos. ”Nas três primeiras cidades houve uma grande participação. Pudemos perceber o interesse dos servidores e vereadores em efetivamente implementar a Lei de Acesso à Informação”, afirmou.
 
As inscrições para participar dos cursos estão abertas e podem ser feitas pelo portal da ALPB, por meio do e-mail capacitacoesalpb@gmail.com ou presencialmente nos locais das capacitações.
 
Sobre o Brasil Transparente
 
A CGU criou o programa para auxiliar Estados e municípios na implementação de medidas de governo transparente previstas na Lei de Acesso à Informação (LAI). O objetivo é juntar esforços no incremento da transparência pública e na adoção de medidas de governo aberto.
 
A Lei de Acesso à Informação (n°12.527/2011) operacionaliza o direito constitucional do cidadão de requerer informações ao poder público. Ela dispõe de procedimentos a serem observados pela União, Estados, Distrito Federal e municípios, abrangendo tanto a administração direta como indireta.
 
As capacitações são realizadas nas sedes das câmaras municipais.

Comentários

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.