Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Candidato a procurador geral de Justiça, Vitor Granadeiro diz que seu sonho é “um MP unido”

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Filho de pai português e mãe alagoana radicada na Paraíba, Vitor Granadeiro se mudou com a família para João Pessoa aos 10 anos de idade. Natural de São Paulo, e com passagem por países africanos, foi na casa dos avós maternos que o candidato ao cargo de procurador geral de Justiça do estado da Paraíba viveu grande parte da infância e da adolescência.

Ingressou no curso de Engenharia Mecânica da Universidade Federal da Paraíba, mas logo descobriu que sua vocação era o Direito e que o Ministério Público era o seu lugar. “É a única profissão, no mundo jurídico que, em tese, o cidadão pode deflagrar bandeiras e correr atrás dos ideais de justiça”. Em 1989, Granadeiro assumiu o cargo de promotor em Caiçara, região do brejo paraibano. Lá, ia trabalhar de ônibus, chegou a dormir numa rede atrás do fórum e considera que esse foi um período fantástico em sua vida enquanto promotor.

Dois anos depois, estava em Sousa, outra comarca de que fala com afeto e gratidão. De lá, seguiu para Campina Grande e, por fim, se estabeleceu na capital paraibana, quando assumiu a Promotoria em Defesa das Pessoas com Deficiência. “Um desafio porque os direitos difusos – direitos sociais e coletivos, são bem mais complexos”.

Além da função no Ministério Público, Vitor Granadeiro também se tornaria professor universitário. “Um desejo que me agradava desde a minha época de estudante. Quando tive oportunidade, fiz concurso e passei. São trinta anos de docência. Tenho muitos colegas no Ministério Público que foram meus alunos”, diz.

Processo eleitoral do Ministério Público – Em relação ao processo eleitoral de formação da lista tríplice para o cargo de procurador-geral de Justiça do Ministério Público da Paraíba (biênio 2023/2025), Vitor Granadeiro afirma que possui as mesmas condições quanto qualquer outro colega. “Acredito que posso contribuir para ter um Ministério Público melhor, e não porque minha visão é melhor, até porque cada promotor tem sua visão própria e sua perspectiva e todos podem contribuir. Mas entendo que Ministério Público é um órgão que existe para ajudar a resolver os problemas da sociedade, e quanto mais prático, objetivo e eficiente, melhor”, comenta o procurador.

Granadeiro lembra que uma reclamação recorrente nos mais de 30 anos de atuação no Ministério Público Estadual diz respeito à solidão. “Temos um trabalho solitário, muitos colegas compartilham essa impressão. O fato é que podemos alcançar muito mais resultados se houver a participação geral e unida de todos”, afirma.

Seu maior desejo é um Ministério Público unido. “Podem me chamar de idealista, de sonhador. Entrei no Ministério Público sendo um sonhador e ficarei até o fim sendo um sonhador, mas continuarei tentando e fazendo o que está ao meu alcance para trazer esse sonho para a nossa realidade”, diz Vitor Granadeiro.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Após agressão, Ulisses Barbosa é internado e precisa de doação de sangue

Anteriores

ulissestermo

Ulisses Barbosa tem alta do hospital e agradece solidariedade

pracaintermares (1)

Prefeitura de Cabedelo revoga doação de terreno em Intermares a construtora

consunjreune

Unanimidade: Consuni aprova eleição de Terezinha e Mônica

Cagepa doa água para o RS

Cagepa vai doar 10 mil copos de água potável por semana para o Rio Grande do Sul

Prefeitura mapeia pontos de alagamento

Defesa Civil mapeia pontos de alagamento na capital

Karla Pimentel, Conde

Aprovados cobram que prefeita de Conde homologue resultado de concurso

João Azevêdo e alexandre padilha

João Azevêdo se reúne com Alexandre Padilha e apresenta obras no valor de R$ 2 bilhões

Chuvas, chuvas

Inmet emite alerta de chuvas intensas para municípios paraibanos

Acidente na Epitácio hoje

Trânsito na Epitácio é bloqueado parcialmente após acidente com motociclista

Prefeitura Municipal de Caaporã

Prefeitura de Caaporã terá que indenizar servidora por danos morais