Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Campina realiza dia D de Multivacinação e imunização de gripe e Covid neste sábado

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Neste sábado, 22, acontece mais um dia D de vacinação em Campina Grande. A ação vai disponibilizar imunização da Covid-19 e Multivacinação, em 42 pontos na cidade e vai funcionar durante oito horas, indo das 8h às 12h em alguns locais e das 8h às 16h em outros.

Os locais de vacinação incluem o Parque da Criança, o Terminal de Integração, Centros de Saúde e Policlínicas, todas as unidades do programa Saúde na Hora, UBS de áreas mais distantes como os distritos de Galante e São José da Mata, regiões de zona rural e bairros mais afastados.

Um dos focos do dia D é ampliar a aplicação da vacina Bivalente, cuja procura está baixa no Município. Apenas 48.885 pessoas receberam a vacina, de um público-alvo estimado em quase 350 mil adultos na cidade. Isto representa 14% da população.

Veja os locais de vacinação (PDF)

O imunizante está disponível para toda a população a partir dos 18 anos de idade e para as pessoas de 12 a 17 anos com comorbidades. A vacina deve ser aplicada com um intervalo mínimo de pelo menos quatro meses da última dose e o cidadão precisa ter pelo menos o esquema vacinal primário completo de duas doses. As pessoas que estão no período adequado para receber a dose de reforço devem ser imunizadas com a Bivalente.

A vacina da Influenza também segue sendo ofertada para a população, mesmo após o fim da campanha. A vacina está aberta para todas as pessoas a partir de seis meses de idade. Dos grupos prioritários, mais de 70% desse público-alvo recebeu a vacinação.

Na Multivacinação estão inclusas todas as vacinas de rotina do Calendário Nacional de Imunização, que são BCG, Hepatite A e B, Pentavalente, Poliomielite inativada e oral, Rotavírus, Pneumocócica, Meningocócica C e Meningocócica ACWY, Tríplice Viral, DTP e dTpa, Varicela, Febre Amarela, Difteria e Tétano e HPV.

Prêmio Nacional – Nesta semana o trabalho da imunização de Campina Grande recebeu um prêmio nacional e foi eleita a melhor experiência de vacinação da Paraíba.

A ação foi premiada na Oficina Nacional do Projeto ImunizaSUS, durante o XXXVII Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (CONASEMS). A iniciativa concorreu com centenas de trabalhos e ficou entre os melhores do país.

O trabalho intitulado “A incorporação da busca ativa vacinal à estratégia vacina mais Campina: rumos da intersetorialidade” foi certificado como uma das melhores estratégias de fortalecimento das ações de imunização nos territórios municipais.

“Esse prêmio é um reconhecimento de todo o esforço do nosso município para levar a vacina até a população. Já lançamos mão sobre diversas estratégias e estamos sempre buscando formas de sensibilizar e educar os cidadãos sobre a importância de cada vacina e de ampliar a oferta dos imunizantes. Estamos muito felizes com essa conquista e a dedicamos a todos os profissionais da APS de Campina Grande, aos gestores e aos nossos parceiros da SEDUC, da SEMAS e do Unicef”, disse a coordenadora municipal de Imunização, Samira Luna.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Arthur Urso leva “esposas” para passear sem roupa íntima na orla de João Pessoa

Professores da UFPB desistem de candidatura e apoiam Terezinha e Mônica

Anteriores

incendio pousada em porto alegre

Prefeitura e polícia apuram caso de pousada incendiada em Porto Alegre

luizcoutofrente

Deputado Luiz Couto expressa preocupação com renúncia de defensores de direitos humanos na Paraíba

WhatsApp-Image-2020-12-16-at-10.52.03

Vicente Mariano, líder religioso do candomblé, morre aos 95 anos em Campina Grande

chuva FOTO Pixabay

Paraíba tem alerta de chuvas e ventos fortes para o Litoral, Agreste e Brejo

papa francisco dilma rousseff

Papa Francisco recebe Dilma Rousseff no Vaticano

Busto de Tamandare_KleideTeixeira_-14-1024x683

Dia do Trabalhador será comemorado em João Pessoa com ato no Busto de Tamandaré

wilson filho deputado estadual 2024

Lei de Wilson Filho garante passe livre na Paraíba para inscritos no Enem

mosquito dengue FOTO Pixabay

Estado de São Paulo registra primeira morte por febre amarela de 2024

praia coqueirinho bombeiros pb

Bombeiros resgatam idosos levados pela correnteza no mar da Praia de Coqueirinho

Prédio do Ministério da Educação

Convocação de lista de espera do Fies é prorrogada até 17 de maio