Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Campina Grande sedia evento sobre educação financeira para crianças e adolescentes

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Alunos do ensino fundamental ao ensino médio apontando soluções e conceitos práticos da educação financeira para a melhoria de suas comunidades. Essa é uma realidade presente em escolas públicas de todo o Brasil a partir do projeto Vamos Jogar e Aprender, do Instituto Brasil Solidário. A proposta que avança para 2024, atendendo mais de 1 milhão de alunos beneficiários em 396 municípios dos 26 estados brasileiros, promove no próximo dia 01 de dezembro, o II Encontro Nacional de Educação Financeira, que será realizado das 8h às 18h, no Garden Hotel, em Campina Grande.

Com atuação do Oiapoque (AP) ao Chuí (RS), as ações do projeto, que envolvem desde formação gratuita para os educadores da rede pública até a distribuição dos jogos Piquenique e Bons Negócios, somam uma representação importante de mobilização nas escolas da Paraíba. O Estado foi um dos primeiros a receberem as ações do projeto com escala a nível estadual, que atualmente chega em 83 cidades beneficiárias, contando com o apoio e parceria da UNDIME-PB. A partir das ações iniciadas em sala de aula, o município tem sido destaque com educadores e alunos conquistando premiações nacionais pelo trabalho de impacto e empreendedorismo realizado a partir da educação financeira.

Além das ações nacionais, o projeto já conseguiu ultrapassar as fronteiras do país, alcançando outras escolas da América, a exemplo do Chile, Colômbia, México, Uruguai, Argentina e El Salvador. O apoio de uma aliança formada por empresas viabiliza a expansão do projeto no Brasil e América Latina e tem como membros Bank of America, John Deere, Bayer, B3 Social, Ypê, Grupo Ultra, Ultragaz, Ultracargo e Ipiranga entre outros, além de pessoas físicas.

A ação proporciona não somente a melhoria dos índices do ensino público no Brasil, como a transformação das vidas dos alunos participantes e seus familiares, além dos professores e orientadores do projeto. Graças às atividades realizadas por meio do projeto, crianças e adolescentes aprendem conceitos básicos de finanças pessoais, como a necessidade de poupar dinheiro.

Encontro Nacional em Campina Grande

No dia 1º de dezembro, Campina Grande será sede do II Encontro Nacional de Educação Financeira, reunindo especialistas de todo o Brasil, com uma programação envolvendo gestores e educadores que tem agregado o tema em sua sala de aula de forma criativa, dinâmica e com resultados de impacto para além dos muros da escola.

Abrindo oportunidade de um intercâmbio de boas práticas de empreendedorismo, acessibilidade e inclusão da comunidade escolar dentro do processo de ensino aprendizagem, o evento visa oferecer um espaço para trocas pedagógicas que serão compartilhadas por profissionais da educação de todas as regiões do país, durante os painéis, que serão realizados das 08h às 18h, no Garden Hotel.

Durante a programação será apresentado um grande apanhado do contexto geral do impacto de 1 milhão de alunos, casos e recorte do trabalho fomentado dentro das escolas, que vão trazer luzes para as histórias relacionadas ao Instituto, vídeos e painéis de debates pensando no presente e no futuro e professoras premiadas da região vão trazer suas experiências, entre outras ações e atividades.

Alunos da Paraíba em destaque

Empreendedorismo, inovação e reconhecimento nacional com premiações conquistadas por alunos e educadores fazem parte dos resultados encontrados nas escolas beneficiárias do projeto na Paraíba. Com ações de impacto alcançados no chão da escola, o projeto tem somado histórias de alunos que não só melhoraram seu desempenho escolar, como se tornaram empreendedores sustentáveis reconhecidos em suas comunidades.

Em Campina Grande (PB), o projeto já tem agregado várias iniciativas criativas, incluindo projetos sustentáveis que tem aproveitado a horta da escola para reforçar sobre o reuso de materiais, trabalhar cálculos e até incentivar a venda de mudas em feiras locais, mobilizando atividades com propostas interdisciplinares com produção de cordéis, plantio de cactos com exposição do trabalho realizado pelos alunos junto à comunidade, como foi realizado na Escola Manoel da Frota, contribuindo na aprendizagem e na geração de renda. A equipe do IBS estará no dia 30 de novembro, numa visita em campo acompanhando o trabalho realizado nessas escolas, para ver de perto as ações multiplicadas pelos educadores.

Com atividades envolvendo desde a educação infantil, as ações de educação financeira têm aberto oportunidades de engajamento até dos familiares dos alunos. Na escola Lafayete Cavalcante, a turma fez um estudo de gastos para a produção de um bolo econômico de banana, com a ideia de aproveitar a folha da banana para assar e até servir de embalagens para a venda final, além de uma ação conjunta com a família para a pesquisa de preço, valor, marketing, incluindo uma paródia para o momento das vendas.

Esse mesmo histórico de empreendedorismo sustentável, tem sido um destaque nas atividades realizadas em escolas de Cabaceiras (PB), onde a talentosa Maria Clara Cândido, de apenas 13 anos de idade, esteve entre as finalistas do Prêmio “Educação Financeira Transforma”, do Instituto XP, diante do trabalho realizado com suas pulseiras artesanais. A estudante montou seu próprio espaço de produção de pulseiras utilizando o couro que seria descartado no ateliê do seu pai e hoje, já é convidada para dar palestras de empreendedorismo na região e participar de feiras municipais de artesanato. Vídeo: https://youtu.be/68VIIwo3JCw

Destaque nesse mesmo prêmio de repercussão nacional do Instituto XP, a educadora Rosilene Nunes, que é embaixadora das propostas do projeto desde 2019 com os jogos na região, conquistou a primeira colocação na categoria “Professor”, ressaltando os trabalhos já iniciados e multiplicados até em comunidades vizinhas, como a cidade de Esperança (PB), onde ela desenvolveu e aplicou 44 planos de aulas que passaram a integrar o currículo escolar das escolas de ensino público do município.

INOVAÇÃO E ALIANÇA INÉDITA PELA EDUCAÇÃO FINANCEIRA
Educação Financeira e Sustentabilidade: A inovação esteve presente desde os primeiros passos do projeto que, ao longo de sua trajetória iniciada em 2017, sempre buscou se reinventar. O material foi desenvolvido alinhado à Base Nacional Comum Curricular (BNCC), incluindo temas como alimentação saudável, conta de luz, mobilidade urbana, reciclagem, energias renováveis, nas cartinhas do jogo, ou seja, assuntos que fazem parte do cotidiano dos alunos e que estão presentes em sua rotina.

Aliança Solidária: A proposta conseguiu mobilizar uma frente de “Aliança pela Educação Financeira”, contando com apoio de instituições privadas – algumas delas vistas até como “concorrentes” -, unidas pelo mesmo propósito: o de contribuir para a formação de gerações mais conscientes e com amplas oportunidades no desenvolvimento social e econômico de sua comunidade. Além dos parceiros citados, a aliança conta ainda com nomes como Machado Meyer Advogados, Veirano Advogados, Palmeirinha Ação Social e Companhia Petroquímica do Nordeste (COPENOR) e também com importantes doações de pessoas físicas.

INSCRIÇÕES ABERTAS
Em 2024, o projeto segue para uma nova etapa de expansão, já abrindo para o cadastro de adesão de novos municípios. As cidades interessadas podem entrar em contato por meio do Instagram oficial do projeto @vamosjogareaprender ou pelos canais do Instituto Brasil Solidário @brasilsolidario, onde há o link para o formulário de inscrição (https://forms.office.com/r/74Y7MziKPN). O projeto possui um portal na internet reunindo tudo sobre os jogos, além de vídeos, tutoriais, dicas sobre finanças e planos de aula: www.vamosjogareaprender.com.br

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Arthur Urso leva “esposas” para passear sem roupa íntima na orla de João Pessoa

Professores da UFPB desistem de candidatura e apoiam Terezinha e Mônica

Anteriores

dracodrogas (1)

Homem é preso com 25 kg de cocaína na BR 230 entre Campina e João Pessoa

jhonyamigos

Irmão e aliados de Romero prestigiam corrida ao lado de Jhony Bezerra em Campina

serie misterio no seridó_ator itame jr

Ator de novelas da Globo grava série independente na Paraíba

vacina FOTO Secom PB

Paraíba aplicou 68,7 mil doses no “Dia D contra a Influenza e Multivacinação”

costureira FOTO Pixabay

Sine-PB oferta 471 vagas de emprego em 12 municípios paraibanos

dinheiro_real FOTO Pixabay

Bancos promovem mutirão de negociação financeira até esta segunda-feira

giroflex sirene FOTO Pixabay

Embarcação é encontrada no Pará com vários corpos em decomposição

Bilhetes de aposta da mega-sena

Paraíba tem 35 apostas ganhadoras na Mega-Sena

jerusalem_israel FOTO Pixabay

Brasil pede esforço internacional para conter tensão no Oriente Médio

torneira agua cozinha FOTO Pixabay

Fornecimento de água começa a ser retomado em bairros mais altos de Santa Rita