Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Caminhão derruba postes e deixa 8 mil consumidores sem energia elétrica na Capital

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Na manhã desta quarta-feira (17), um caminhão derrubou quatro postes e causou danos complexos na rede elétrica em Gramame, provocando a interrupção no fornecimento de energia para cerca de 8 mil clientes da área. Equipes foram enviadas ao local imediatamente e já reestabeleceram a energia para 99% dos clientes afetados. Diante da complexidade dos danos, as equipes continuam atuando no local para recompor as estruturas danificadas com a maior brevidade possível e normalizar a situação.

Levantamento realizado pela Energisa Paraíba aponta que, até agora, no mês de janeiro, foram registrados 17 acidentes envolvendo colisões em postes, na Paraíba.

Durante todo o ano de 2023, a empresa registrou 589 ocorrências em todo Estado. Essas colisões podem gerar vítimas fatais e a interrupção de energia elétrica em residências, escolas, comércios e hospitais, além de causar transtornos no trânsito.

Para minimizar o impacto no fornecimento de energia dos clientes, a concessionária tem investido cada vez mais em tecnologias, automação e medidas de prevenção, para reduzir o número de clientes atingidos em situações como estas: “Temos um Centro de Operação Integrado moderno que permite o monitoramento 24 horas por dia e quando é possível, realiza manobras telecomandadas para restabelecer a energia elétrica com segurança o mais rápido possível”, explica o coordenador do Centro de Operações da empresa, Bruno Correa.

Outro fator relacionado aos acidentes com postes é a responsabilidade de quem irá arcar com os prejuízos. Dependendo da estrutura atingida, cada colisão pode prejudicar o abastecimento de energia para cerca de 20 mil clientes, impactando comércios, residências e prestações de serviços.

“E os prejuízos não são apenas com a falta de suprimento de energia naquela área. A instalação de uma nova estrutura pode levar de três a quatro horas e o custo médio desta atividade pode variar de R$ 4 mil a R$ 30 mil ou mais, caso tenha que substituir transformador e outros equipamentos. É importante ressaltar que, conforme regulação da Agência Nacional de Energisa Elétrica (Aneel), o custo pelos danos causados e substituição das estruturas avariadas, seja postes, transformadores, rede, etc, é cobrado do condutor do veículo causador do sinistro” enfatiza a gerente de Construção e Manutenção da Energisa, Danielly Formiga.

O que fazer em caso de acidente?

A Energisa possui em sua rede de distribuição com tecnologias de proteção, que desligam o fornecimento de energia, em caso de interferência nos cabos ou postes. Porém, a primeira atitude dos envolvidos em um acidente com poste deve ser garantir sua própria segurança. Motoristas, passageiros, pedestres e moradores da região devem ficar atentos à possibilidade de haver cabos energizados no chão ou em cima de veículos.

No caso de um abalroamento com poste, a Energisa recomenda que, sempre que possível, o condutor permaneça no veículo e acione imediatamente a Energisa, pois podem ter cabos sobre o veículo ou próximos, podendo ocasionar choque elétrico. O SAMU e o Corpo de Bombeiros também devem ser acionados.

Em caso de urgências envolvendo a rede elétrica, a Energisa deve ser avisada imediatamente para que os reparos sejam feitos de forma segura, por meio do 0800 083 0196.

 

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Após agressão, Ulisses Barbosa é internado e precisa de doação de sangue

Anteriores

neli santiago

Morre aos 92 anos Neli Santiago, da família fundadora das faculdades Facene e Famene

computador estudos FOTO Pixabay

Governo adia Concurso Unificado por causa de chuvas no Rio Grande do Sul

Operação Provérbios desarticula grupo envolvido em tortura e roubo no Sertão da PB

Operação Provérbios desarticula grupo envolvido em tortura e roubo no Sertão da PB

wallberviolencia

Deputado “paga” à esposa por “vale night”; entenda porque isso é violência

cachorro pitbull FOTO Pixabay

Policial é baleado após discussão com vizinho por causa de pitbull, em Bayeux

Aeroporto de Porto Alegre suspende voos por tempo indeterminado FOTO gilvan rocha agencia brasil

Aeroporto de Porto Alegre suspende voos por tempo indeterminado

fernando_sastre_filho-motorista porsche SP

Justiça manda prender motorista de Porsche que causou acidente em São Paulo

joaoelucas (1)

ODE 2024: João Azevêdo abre ciclo de audiências públicas em Cuité

gusfavo1

Candidato de 30 anos morre ao passar por exame físico do concurso da PM

pbtur1 (1)

Governo da Paraíba impulsiona o turismo com ações estratégicas de divulgação