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Caminhão Autônomo

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A indústria automotiva, em nível mundial, investe cada vez mais em duas áreas: Veículos Autônomos (Robotizados) e Elétricos. O mais novo investimento, cerca de R$ 2,3 bilhões, foi anunciado pelo fabricante europeu de caminhões, a “Daimler Trucks” (que controla a marca Mercedes Benz). Segundo diretores da empresa, este valor já está sendo aplicado no desenvolvimento de um novo caminhão do tipo “SAE Nível 4 para rotas específicas, que dispensa a intervenção do motorista”. Ou seja, um caminhão totalmente autônomo. O objetivo é ter um veículo que “seja mais seguro, com avançado desempenho, baixo consumo de combustível e reduzido custo de manutenção”.

Caminhão Autônomo (II)

O padrão “SAE Nível 4” é definido pela SAE (Society of Automotive Engineers – Sociedade dos Engenheiros Automotivos, numa tradução livre) como “rodagem autônoma em áreas definidas e entre locais específicos, dispensando a intervenção de operador humano (ou seja, o motorista). Com a utilização de uma tecnologia que possibilite ao caminhão ter o padrão SAE Nível 4, será possível, utiliza-lo “à noite evitando os congestionamentos por meio do gerenciamento inteligente das rotas, maximizando a melhor solução logística para cliente do transporte rodoviário”, sem o risco de provocar acidentes devido a fadiga do motorista. Vale destacar que segundo estudos de empresas de transporte,  “o volume global de transporte rodoviário de carga vai mais que dobrar até o ano de 2050”. Assim, a automação é uma necessidade para se evitar o crescimento na mesma proporção, dos acidentes nas estradas.

“Desemprego de Robôs”

Por outro lado, o “Hotel japonês Henn-na (significa estranho em japonês)”, aquele já comentado anteriormente neste espaço, e que utiliza robôs no atendimento e limpeza dos quartos, “desativou 120 dos 243 robôs que usava para lidar com as operações diárias”. Segundo o empresário criador do hotel, a desativação foi causada, dentre outros motivos, pela “incapacidade (financeira) de acompanhar o ritmo vertiginoso de desenvolvimento da tecnologia utilizada no robô assistente pessoal, encontrado em cada sala (utilizado em tarefas básicas) do hotel, comparando, por exemplo, com o assistente pessoal disponível em qualquer smartphone vendido atualmente. É o avanço da tecnologia tirando “emprego” até dos robôs! Um paradoxo inimaginável!

10º FIRS

No período de 11 a 14 de junho deste ano, acontecera no Espaço Cultural, em João Pessoa, a Décima Edição do FIRS – Fórum Internacional de Resíduos Sólidos. Esta edição é promovida através de uma parceria entre a UFPB – Universidade Federal da Paraíba e o Instituto Venturi. O FIRS é “o evento técnico e científico mais importante do Brasil sobre resíduos sólidos, pois apresenta uma visão ampla do assunto que abrange desde estudos acadêmicos até a visão governamental e empresarial, com o propósito de difundir e aprofundar conhecimentos que abordem as causas da existência dos resíduos sólidos”. Segundo os organizadores, o 10º FIRS dará continuidade às discussões sobre o tema iniciadas nas edições anteriores, para difundir e aprofundar conhecimentos sobre resíduos sólidos e para atender a uma demanda das políticas públicas, dos geradores de resíduos, da indústria, da cadeia de gerenciamento de resíduos e dos centros de pesquisa e desenvolvimento de tecnologias ambientais. Mais informações no site

www.firs.institutoventuri.org/pt

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