Câmara abre exposição “João Pessoa de todos os tempos”

Na manhã desta sexta-feira (2), o Centro Cultural da Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) realizou a cerimonia de abertura da exposição “João Pessoa de Todos os Tempos”, que apresenta vinte fotografias de Olenildo Nascimento, além de dez pinturas em tela do artista plástico Railson Damasceno. As obras retratam pontos marcantes para a história de João Pessoa em diferentes épocas.

A mostra faz parte da programação especial da Câmara para o aniversário de 434 anos de João Pessoa, que também vai contar com programas especias produzidos pela TV Câmara JP, com informações inéditas sobre documentos antigos encontradas na Casa, que datam do período do Brasil-Colônia, com alguns textos de 1814 e 1815.

Olenildo Nascimento agradeceu à Mesa Diretora da Câmara por possibilitar a realização da mostra, e a todos os presentes pela participação no evento. Ele destacou que o presidente da CMJP, vereador João Corujinha (DC), tomou conhecimento do projeto e teve interesse de torná-lo realidade nas dependências da Casa Napoleão Laureano. “Aproveitamos uma data especial, o aniversário de João Pessoa, para iniciar a exposição e homenagear esta cidade tão querida por todos os paraibanos e por pessoas de vários lugares do Brasil e do mundo”, destacou.

O fotógrafo, que já fez várias mostras fotográficas ao longo de sua vida, confidenciou que esta é um pouco diferente das demais, porque envolve outra forma de expressão artística, além da fotografia. “Dessa vez, fiz uma parceria com o artista plástico Railson Damasceno, que se propôs a reproduzir as minhas fotos em belíssimas telas. Ao conversarmos, escolhemos como tema os pontos turísticos daqui de João Pessoa, que é uma cidade que me acolheu desde os anos 60 e é um lugar muito bonito para fotografar, com pontos turísticos muito marcantes”, comentou.

O artista plástico Railson Damasceno fez questão de destacar sua satisfação em expor na sede do Legislativo Municipal, em parceria com seu amigo fotógrafo Olenildo Nascimento. “É muito gratificante para mim realizar esta exposição aqui na Câmara. Sinto-me honrado de poder expor minhas obras aqui neste local, homenageando nossa cidade junto com meu amigo Olenildo. Só tenho ae agradecer a todos desta Casa, que abriu as portas para que esse trabalho fosse concretizado”, declarou.

João Corujinha enfatizou que o evento abre oficialmente as homenagens aos 434 anos de João Pessoa. “É muito bom que essa exposição esteja acontecendo em nossa Casa, homenageando nossa cidade, que completa 434 anos e é a terceira mais antiga do Brasil. É uma satisfação ter essas obras de arte sendo expostas na Câmara. São fotografias do grande fotógrafo Olenildo Nascimento, apaixonado pelo Centro Histórico de nossa cidade, que tem em seu acervo essas relíquias sobre os prédios antigos de nossa Capital. Ainda temos as pinturas do artista plástico Railson Damasceno que dá uma outra roupagem, através de suas telas, a essa imagens fotografadas”, analisou.

A mostra será feita em pontos estratégicos, na sede e no anexo I do Legislativo Municipal, e ficará disponível para acesso do público durante todo mês de agosto. “Nós optamos por espalhar essas obras em alguns locais da instituição onde elas estarão bem próximas da população, inclusive durante os dias de sessões ordinárias, onde a presença do povo é ainda maior na Câmara. As obras são belíssimas e tenho certeza que todos se encantarão”, afirmou Márcia Gadelha, curadora da exposição. Visitas guiadas podem ser agendadas por meio do telefone: 3218-6371.

Os expositores

Olenildo Nascimento de Lima nasceu em 18 de julho de 1948, na cidade de Mamanguape, interior da Paraíba. Aos 12 anos, começou a se interessar pelo trabalho de fotógrafos na Praça Pedro Américo, no Centro de João Pessoa. Na década de 1960 foi para Recife onde trabalhou como laboratorista fotográfico. Nos anos 1970, voltou para João Pessoa e se profissionalizou como fotógrafo, tornando-se repórter fotográfico de diversos jornais da cidade nos 1980. De 1997 a 2004, foi diretor de fotografia da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) e, desde 2005, é fotógrafo na equipe de Comunicação da CMJP.

Railson Damasceno é natural de João Pessoa, onde, desde seu nascimento, em 10 de maio de 1982, vive até hoje. Atua nas áreas de Artes Plásticas, Fotografia e Design Gráfico. Atualmente se dedica a projetos de restauração e tratamento de imagens, e trabalha como professor de Pintura e Informática nos programas de Photoshop e Corel Draw.

CMJP celebra os 434 anos de João Pessoa

Em celebração aos 434 anos da Capital paraibana, além da exposição “João Pessoa de Todos os Tempos”, a Câmara disponibilizará para a população uma série de edições especiais do programa ‘Pílulas do Conhecimento’ sobre documentos antigos encontrados na instituição, que datam do período do Brasil-Colônia, com alguns textos de 1814 e 1815. Informações descobertas recentemente serão divulgadas pelo professor Ângelo Emílio, responsável pelo processo de restauração dos documentos.

Ainda sobre esses documentos, outro programa especial foi gravado para tornar público o conteúdo descoberto. “Nossa equipe foi a vários pontos da cidade com o Professor Ângelo, para mostrar exatamente os locais a que os documentos se referem e como eles estão atualmente. Todo material será exibido pela TV Câmara e ficará disponível no nosso canal no YouTube”, explicou Mafalda Moura, coordenadora da TV Câmara JP.

Câmara abre exposição “João Pessoa de todos os tempos”

Comentários

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.