Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Cadeira de Rodas “Inteligente”

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

A subsidiária brasileira da empresa Microsoft, gigante americana de TI (Tecnologia da Informação), está desenvolvendo uma “cadeira de rodas comandada pelo movimento dos olhos”. Os engenheiros da empresa estão utilizando IA (Inteligência Artificial) para melhorar a “usabilidade da cadeira de rodas, deixando-a autônoma”. A ideia é usar o “movimento ocular como um mouse de computador” fazendo com que uma cadeira de rodas elétrica possa ser controlada e dirigida “pelos olhos do usuário”. A inovação brasileira permite também, que trajetos sejam pré-programados e automatizados, através de IA. Para o desenvolvimento da solução, os pesquisadores estão utilizando parte da tecnologia disponível no software Eye Control, que está presente no sistema operacional Windows 10, que usa “os movimentos oculares para substituir o uso do mouse e do teclado de um computador”. Excelente inovação!

Instagram e o Comércio Varejista

Uma novidade para as empresas que já estão ou pretendem entrar, no e-commerce (comércio eletrônico), acaba de chegar ao mercado brasileiro. Já está disponível para os usuários do Instagram no Brasil, “a marcação de produtos para vendas em postagens para as empresas que operam no país”. O objetivo “é facilitar e promover, o comércio de itens e serviços pela rede social”, que mais cresce o número de usuários entre os jovens. A solução já é utilizada pelos empresários do comércio varejista dos Estados Unidos e Europa, com o nome de “Shopping Instagram” (que também está integrado ao “Marketplace do Facebook”), agora chega por aqui com a promessa de revolucionar a forma de vender via Internet e redes sociais. A liberação vai ser dada aos poucos, através de contas previamente aprovadas e que tenham perfis comerciais associados a uma loja no Facebook. É mais uma ação forte, na direção do comercio eletrônico simplificado e abrangente.

“Consumidor Mobile”

Cada vez mais as empresas estão buscando informações e características comportamentais, sobre o consumidor que utiliza smartphone para pesquisar, comparar preços e fazer compras, o chamado “Consumidor Mobile” (m-consumidor). Com este objetivo, o serviço de pagamento online “PayPal”, bastante utilizado em nível mundial, fez uma pesquisa no mercado brasileiro, que apontou números bem interessantes. O levantamento foi feito com “1.020 consumidores em todo o País e 30% deles afirmaram ter feito compras online, nos sete dias que antecederam a realização da pesquisa”. Outros 30% “afirmaram iniciar uma compra no celular e concluir a operação no computador. E no caminho inverso, 20% disseram iniciar a compra no computador e terminar no dispositivo móvel”. 41% dos consumidores ouvidos, disseram que “tem o hábito de pesquisar itens para comprar pelo smartphone, comparando preços e tempo de entrega”. Estes números confirmam dados do IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, que mostram que “mais de 92% do acesso à Internet já são feitos por meio de dispositivos móveis”. Ou seja, de uma forma ou de outra (seja para comparar, pesquisar ou comprar), o consumidor está usando bastante a Internet e as empresas devem focar suas estratégias de vendas com essa realidade em perspectiva.

Assistentes de Voz

Outra pesquisa, desta vez feita pela empresa Delineate, nos Estados Unidos, com foco na tecnologia de “Assistentes de Voz” (software que permite usar smartphones ou computadores, simplesmente falando, sem a necessidade de “teclar” os comandos), mostrou que “mais de 35% dos usuários de assistentes de voz, já usaram pelo menos uma vez a tecnologia, para adquirir um produto em lojas virtuais”. E 22% revelaram que utilizam comando de voz nas suas compras de forma frequente. O uso desta tecnologia veio para ficar e o número crescente de usuários mostra isso. Segundo estimativas do site eMarketer, o número de pessoas que usam assistentes de voz nos Estados Unidos, chegará a 70 milhões até o final deste ano e deve ultrapassar 75 milhões no ano que vem. Em breve, em até três anos, não será mais necessário “uma tela e um teclado” para interagir com computadores e smartphones. Essa é a mudança tecnológica que já está acontecendo e as empresas, como sempre, tem de ser criativas para manter e conquistar consumidores, com base nessa inovação.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Arthur Urso leva “esposas” para passear sem roupa íntima na orla de João Pessoa

Professores da UFPB desistem de candidatura e apoiam Terezinha e Mônica

Anteriores

janaynanunes

Presidente da Comissão de Soridade da OAB reprova declaração de Galdino

anderson-leonardo_widelg-620x450

Anderson Leonardo, cantor do Molejo, morre de câncer aos 51 anos

heronamidi (1)

Amidi pede ao Sebrae-PB 1ª pesquisa de mercado da mídia digital paraibana

Sala de Tribunal

Mulher acusada de jogar filho com deficiência intelectual em cisterna vai a Júri na 2ª feira

Criança tem perna errada operada

Ministério Público instaura procedimento para apurar “erro médico” contra criança em Campina

PF operação contra abuso sexual infantil 2

PF prende acusado de armazenar e compartilhar cenas de abuso sexual contra crianças e adolescentes

TSE sessão 25 de abril de 2024

Ex-secretário de Malta fez transporte irregular de eleitores, confirma TSE

cofeciromulo

Cofeci sugere a Arthur Lira lei que fomente o acesso à locação de imóveis

concurso

MPPB recomenda reabertura de inscrições do concurso de Juripiranga

Trauma de CG 2

Médicos erram e operam perna errada de criança no Trauma de Campina; equipe é afastada