Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Brasileira está entre as vítimas fatais do ataque terrorista na França

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

 

A brasileira Simone Barreto Silva, de 44 anos, nascida em Salvador (BA), foi uma das vítimas do atentado terrorista na basílica Notre-Dame, nesta quinta-feira (29) no centro de Nice, na França. A confirmação foi feita pelo Consulado Geral do Brasil em Paris.

Mãe de três filhos —uma adolescente, um menino e uma menina—, Simone estava havia 30 anos na França, onde também vivem suas três irmãs mais velhas, Solange, Bárbara e Conceição.

A família Barreto era conhecida no sul da França por organizar eventos de música e cultura brasileira. As irmãs também fizeram carreira como bailarinas de samba, conta o músico brasileiro Jorge Bezerra Filho, 42. Ele e Simone eram amigos havia 20 anos. Conheceram-se quando ela morou e trabalhou em Paris, há cerca de dez anos.

“Era uma mulher expansiva, adorável, admirada por toda a comunidade brasileira do sul da França, e uma excelente profissional”, diz o percussionista. Ele conta que Simone era uma das melhores artistas do Brasil Tropical, casa de shows da capital francesa, Nos últimos anos, Simone vinha trabalhando como cuidadora de idosos. “É o que acontece com os bailarinos quando a idade vai passando”, diz Bezerra.

Eles se encontravam quase todos os anos em julho, quando as irmãs organizavam uma festa para Iemanjá, orixá do Candomblé homenageado todos os anos também com festividades na Bahia, onde nasceu a família de Simone.

“A família Barreto respeitava as religiões de matriz afrodescendente, assim como o catolicismo”, afirmou o babalorixá Anderson Argolo, que realizou cerimônias em um dos eventos organizados pela irmãs de Simone.

“Sempre foi uma batalhadora, e morreu como uma guerreira. Apesar de ferida, correu e foi capaz de dar o alarme, evitando uma tragédia maior”, afirmou Argolo.

Simone e suas irmãs também organizavam apresentações de capoeira na França. “A Simone era uma mulher muito feliz, acabara de se formar como chef de cozinha e tinha muito orgulho disso”, contou a francesa Hélène Chaudonneret, casada com um brasileiro, também capoeirista.

“Ela tem muitos amigos em Nice, onde toda a comunidade brasileira e a comunidade da capoeira a lamentam”, disse.

Ataque
Um agressor com uma faca matou três pessoas —duas mulheres e um homem— na igreja por volta das 9h (horário local, 5h no Brasil) desta quinta.

Segundo a polícia, uma mulher de cerca de 70 anos foi degolada, e o sacristão da igreja também foi morto a facadas dentro do edifício —ambos tinham cortes na garganta. Identificado como Vicente, ele tinha cerca de 55 anos, dois filhos e abria a igreja às 8h30 todas as manhãs.

 

Com Folha de S. Paulo

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Arthur Urso leva “esposas” para passear sem roupa íntima na orla de João Pessoa

Professores da UFPB desistem de candidatura e apoiam Terezinha e Mônica

Anteriores

17113967826601d7aec1edd_1711396782_3x2_lg

Moraes diz que não há evidências de que Bolsonaro buscou asilo na Embaixada da Hungria

daniellabsb (2)

Daniella Ribeiro será relatora do PL que reformula o Perse para turismo e eventos

cejuuscararuna (1)

Núcleo de Solução de Conflitos do TJ inaugura Centro em Araruna nesta quinta-feira

amiditce (2)

Amidi e TCE discutem mecanismos de transparência na publicidade institucional

society (1)

João Pessoa sediará Torneio de Futebol Society dos Corretores de Imóveis

leobandeira

TCE-PB dá 30 dias para prefeito concluir creche em Lucena

jacksonemarcos (1)

Presidente do PT da PB explica presença na PH: “O evento era do PSB, não do PP”

UFPB-entrada-683x388

UFPB terá urnas em todos os centros de ensino nesta quinta; veja locais

Energisa trabalhando na Torre

Ocorrência deixa áreas da Torre sem energia e concessionária atua para normalizar serviço

ALPB 31

ALPB define nova data para audiência com Pollyanna Loreto e oposição questiona ausência