Bolsonaro diz que Eduardo Leite está ‘se achando o máximo’ ao se declarar gay

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Um dia após o governador Eduardo Leite (PSDB-RS, ter afirmado ser gay em um programa de TV, o presidente Jair Bolsonaro disse nesta sexta-feira (2) que o gaúcho busca um “cartão de visita” para sua candidatura e que está “se achando o máximo”.

“O cara ontem está achando que é o máximo, se achando o máximo. ‘Olha’, bateu no peito, ‘eu assumi’. É o cartão de visita para a candidatura dele”, afirmou o presidente.

“Ninguém tem nada contra a vida particular de ninguém, agora, querer impor seu costume, seu comportamento para os outros, não”, completou, em interação com seus apoiadores.

A declaração foi divulgada em um vídeo repleto de cortes, gravado e publicado por um canal bolsonarista.

Hoje Bolsonaro nega que seja homofóbico e contra os gays. Em 2011, ainda como deputado, disse o seguinte: “Seria incapaz de amar um filho homossexual. Não vou dar uma de hipócrita aqui. Prefiro que um filho meu morra num acidente do que apareça com um bigodudo por aí.”

Em entrevista ao programa Conversa com Bial, da TV Globo, veiculado na madrugada desta sexta, Eduardo Leite se declarou gay. Ele também abordou o assunto em entrevista à revista piauí.

“Eu sou gay. E sou um governador gay, e não um gay governador, tanto quanto [Barack] Obama nos Estados Unidos não foi um negro presidente, foi um presidente negro. E tenho orgulho disso”, disse Leite, 36, ao programa do Bial.

“Eu nunca falei sobre um assunto que eu quero trazer pra ti no programa, que tem a ver com a minha vida privada e que não era um assunto até aqui porque se deveria debater mais o que a gente pode fazer na política, e não exatamente o que a gente é ou deixa de ser”, disse o político na entrevista a Bial.

Ele afirmou, porém, que atualmente “nesse Brasil com pouca integridade a gente precisa debater o que se é”. Ainda na entrevista, o governador contou que namora um médico do Espírito Santo. Disse que tem admiração pelo namorado, que trabalhou em hospitais de campanha na pandemia.

“Algumas pessoas falam sobre alguma coragem que eu possa ter sobre assumir isso publicamente. Eu acho que há alguma, mas coragem tem mesmo quem vai pra um hospital de campanha. Gente que tá fazendo tanto pra superar esse quadro de pandemia. Tem tantos outros exemplos de coragem que a minha fica pequenininha”, disse.

Leite é um dos cotados pelo PSDB para disputar a Presidência da República nas eleições de 2022. O partido deverá realizar prévias em novembro.

A disputa interna contará ainda com o governador de São Paulo, João Doria, com o senador Tasso Jeireissati, e com o ex-prefeito de Manaus Arthur Virgílio.​

Após as divulgação das declarações de Leite, Doria afirmou em uma rede social: “Admiração e respeito ao meu amigo @EduardoLeite_”.

A conta oficial do PSDB no Twitter também elogiou o governador gaúcho. “Parabéns pela coragem, @EduardoLeite_.”

O senador Fabiano Contarato (Rede-ES) escreveu: “Parabenizo o gov. @EduardoLeite_ pela bravura! Sei a dor que é a prisão do armário, sobretudo num ambiente conservador como a Política, e cada um deve descobrir seu momento certo para esse gesto. Seja feliz e siga seu ótimo trabalho: a vida será mais leve!”.

A deputada federal Maria do Rosário (PT-RS) disse: “O governador @EduardoLeite_ decidiu afirmar sua identidade como gay. Contribui dessa forma para enfrentar discriminações e preconceitos. Eu o cumprimento e abraço, @EduardoLeite_ . Posições políticas distintas não me impedem de reconhecer que seu gesto contribui para um Brasil sem #lgbtfobia”.

A ex-candidata à Presidência pelo PSOL Luciana Genro, também gaúcha, afirmou: “Quero parabenizar o governador @EduardoLeite_ pela atitude corajosa de falar sobre sua orientação sexual. Atitude necessária para ajudar LGBTs que lutam pelo fim da discriminação”.

Já o presidente do Cidadania, o ex-deputado Roberto Freire, ressaltou: “Um importante e corajoso gesto do Eduardo Leite, que recebemos, os democratas, como um alento e um sinal de compromisso com a verdade e com os valores do humanismo que nos unem, da esquerda à direita liberal. Grande quadro político que se credencia no polo democrático pra 2022”.

 

Folha de S. Paulo

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Concursadas se acorrentam à prefeitura de Bayeux em protesto pela não convocação

Polícia localiza veículo usado em assaltos, prende foragida da Justiça e realiza flagrante em Campina Grande

Fernando Cunha Lima é condenado a 32 anos por estupro de vulnerável

Anteriores

brasilvisse

Copa do Mundo impulsiona expectativas de faturamento entre empreendedores paraibanos

brazmorrone

Delegado preso por associação ao tráfico pede prisão domiciliar humanitária

@FOTO_EDNALDO_ARAUJO_(83)98726_6840

TJPB aprova anteprojeto do novo PCCR dos servidores do Judiciário

elencopbb

Elenco de Cangaço Novo retorna à Roliúde Nordestina para Festa do Bode Rei

alpbprint

Comissão de Orçamento da ALPB aprova parecer preliminar da LDO 2027

tre-pb

TRE-PB reúne forças de segurança para planejamento integrado das eleições

lucasseds

Lucas Ribeiro apresenta resultados da Segurança e inicia Operação S. João após queda de 55% da violência letal em Campina

leopsb

Leo Bezerra questiona João sobre postura do PSB, que lhe faz oposição

TRESDONORDESTE

Programação do Arraiá Mangabeira segue nesta quinta com show gratuito de “Os 3 do Nordeste”

csm_policia_civil_paraiba_joao_pessoa_23_f2d6c68b06

Polícia Civil prende investigados por estupro de vulnerável praticado no Mercado Central de João Pessoa