Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Bolsonaro cogita se filiar ao Partido da Mulher Brasileira

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Brasília – O presidente Jair Bolsonaro incluiu o Partido da Mulher Brasileira (PMB) no leque de partidos cotados para se filiar. A interlocutores, Bolsonaro disse ver a legenda como uma “boa possibilidade”, principalmente após as negociações com o Patriota, que era o preferido do chefe do Executivo, arreferecem, como informou O GLOBO hoje. Apesar da retomada de diálogo com o PMB, a ida para a sigla é considerada difícil por integrantes do núcleo de Bolsonaro, por conta de rusgas ocorridas no final de 2019, quando a filiação ao partido chegou a ser aventada. Interlocutores do presidente também têm conversado com DC, PMN e PSC.

Em 2019, o chefe do Executivo chegou a ensaiar migrar para a legenda, mas, durante as negociações, a presidente do PMB, Suêd Haidar, desagradou à cúpula de Bolsonaro, que avalia que a dirigente fez jogo duplo, buscando ao mesmo tempo obter benefícios com o núcleo do presidente e com a ala do PSL ligada a Luciano Bivar, que comanda o ex-partido de Bolsonaro e, na época da ruptura, era seu adversário político.

Segundo interlocutores de Bolsonaro, desta vez foi Suêd Haidar quem procurou o núcleo do presidente para retomar a negociação, após descobrir que a migração do chefe do Executivo para o Patriota está cada vez mais difícil. Bolsonaro não abre mão de ter o controle da executiva nacional do futuro partido e nem de diretórios estaduais estratégicos, e é aí que reside a resistência de dirigentes em aceitar os termos propostos pelo presidente.

O Partido da Mulher Brasileira é presidido por Suêd Haidar. Em novembro do ano passado, quando foi candidata a prefeita do Rio, ela e sua vice Jéssica Natalino foram alvos de busca e apreensão da Polícia Federal. A Operação Sólon mirou residências e comitês de campanhas e empresas ligadas à prática de lavagem de dinheiro conexos a crimes eleitorais na Zona Oeste do Rio.

Jéssica é filha do ex-deputado estadual José Guimarães Natalino e sobrinha do ex-vereador Jerônimo Guimarães filho, o Jerominho. Os irmãos são apontados judicialmente como fundadores da Liga da Justiça, uma das maiores milícias do Rio. Jerominho já foi preso e condenado por chefia o grupo miliciano.

Nesta segunda-feira pela manhã, Bolsonaro voltou a falar a apoiadores no Palácio da Alvorada que está negociando com um partido, o qual seria dono. O presidente não disse qual a legenda.

— Estou namorando outro partido, onde eu seria dono dele, como alternativa, se não sair o Aliança, você está entendendo? Não é quando você estar namorando um cara e se der errado, vou namorar aquele outro. Não é isso, não. Na política, eu tenho que ficar ligado. Então há a possibilidade de eu ter outro partido.

Após o arrefecimento das negocaições com o Patriota, Bolsonaro também retomou negociações com partidos como PSC, DC, PMN.

 

O Globo Online

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Arthur Urso leva “esposas” para passear sem roupa íntima na orla de João Pessoa

Professores da UFPB desistem de candidatura e apoiam Terezinha e Mônica

Anteriores

foccotce (1)

TCE assume coordenação do Focco-PB e presidente destaca importância do fórum

pastedecarnecomacusar (1)

Deputados aprovam pastel de carne com açúcar como patrimônio imaterial da PB

vacinaferreira (1)

Vacinação contra dengue é suspensa na Capital até que Ministério da Saúde envie novas doses

Aguinaldo Ribeiro, fonte Câmara dos Deputados

Lula defende Aguinaldo como relator da regulamentação da reforma tributária

Cícero Lucena em Mangabeira

Cícero confirma licitação para construir ponte ligando Mangabeira ao Valentina

Herman Benjamin, stj

Paraibano Herman Benjamin é eleito novo presidente do STJ

Cigarros eletrônicos

Vigilância Sanitária determina apreensão de cigarros eletrônicos em todo Estado

João Azevêdo programa

Governo inclui no PPP-PB construção de estacionamento vertical na Epitácio com 1.500 vagas

Acidente próximo ao viaduto do Forrock

Motociclista sofre parada cardíaca após acidente e é reanimado pela PRF na BR-230

Jucélio Dantas é acusado de assassinar kaliane Medeiros

Caso Kaliane: ex-namorado é condenado a 30 anos por homicídio e feminicídio