Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Aumenta número de integrações no transporte coletivo de João Pessoa

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

 

Desde a retomada da operação do transporte público da capital, no dia 6 de julho, o modelo para fazer integração nos coletivos mudou. Agora, os passageiros podem integrar em qualquer parada da cidade, tornando a experiência de quem anda de ônibus mais simples. O número de integrações no transporte coletivo aumentou com o fim da integração física no Terminal do Varadouro. Com a mudança no modelo de integração, somente no mês passado, foram registradas 425.012 integrações. Este número corresponde a mais do que o dobro do percentual histórico de integrações dos passageiros transportados por mês antes da pandemia.

Hoje, de acordo com o Sindicato das Empresas de Transporte Coletivo Urbano de João Pessoa (Sintur-JP) o percentual de integrações realizadas é de 16,5% dos passageiros transportados. No mês passado, o Sintur-JP registrou mais de 2 milhões e 580 mil passageiros transportados nos coletivos. Comparando os números de setembro de 2020 com o mesmo período do ano passado, mesmo com uma queda de 55% no número de passageiros transportados, o percentual de integrações subiu de 6,9% para 16,5%.

Para o diretor institucional do Sintur-JP, Isaac Júnior Moreira, os números comprovam que a alteração no modelo de integração foi bastante positiva: “Estamos medindo mensalmente os dados e já observamos um crescimento expressivo. No mês de agosto, por exemplo, registramos 350.248 integrações e em setembro este número aumentou em quase 75 mil. A partir do momento em que os passageiros tomaram conhecimento e passaram a entender as vantagens do atual modelo de integração, tudo ficou mais fácil”, disse.

Segundo Moreira, o tempo mínimo para fazer integração é de 80 minutos e existem apenas três situações em que não é possível integrar. A primeira é pegando duas linhas circulares (as que estão em operação são 1500, 5100, 3200, 2300, 1510, 5110 e 1001), a segunda exceção são as linhas que têm o mesmo terminal de bairro e a terceira é tentando utilizar a mesma linha para ir e voltar de um local. O diretor institucional do Sintur-JP destaca que a integração é possível para todos os passageiros que já possuem o Passe Legal.

O cartão de bilhetagem eletrônica que dá acesso aos ônibus oferece inúmeras vantagens para os passageiros do transporte coletivo. Com o Passe Legal a passagem é R$ 0,15 mais barata; o embarque fica mais rápido; não há o contato com o operador que acontece quando o pagamento é feito em dinheiro, o que contribui para prevenção ao novo coronavírus; o passageiro não precisa se preocupar em andar com dinheiro e com sua segurança ao ter que abrir a carteira dentro do coletivo; e ainda existe a comodidade de recarregar o cartão pelo site passelegal.com.br, com a opção de pagar em cartão de crédito ou boleto bancário.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Operação da PF apura fraudes em financiamentos no Pronaf

Morre em João Pessoa o empresário Manoel Bezerra, dono das pousadas Bandeirantes

Juiz determina continuidade do concurso de Bayeux, suspenso desde 2021

Anteriores

Chuvas, chuvas

Inmet emite alerta de chuvas intensas para municípios paraibanos

Carteira de trabalho 1

Sine-PB disponibiliza mais de 500 vagas de emprego em 10 municípios, a partir de segunda-feira

Ataques aos Três Poderes

Maioria dos brasileiros é contra anistia para responsáveis pelo 8/1, aponta Datafolha

Gualter Ramalho

Presidente da Unimed JP anuncia ampliação de unidades de atendimento

Plenário do Senado Federal durante sessão deliberativa semipresencial. Ordem do dia.

Plenário analisa indicações da Presidência da República para diretorias de agências reguladoras e para a recém-criada Autoridade Nacional de Proteção de Dados.

Em pronunciamento,  senador José Maranhão (MDB-PB).

Foto: Pedro França/Agência Senado

Câmara faz homenagem póstuma ao ex-governador José Maranhão

bruno-morto-533x400

Homem é assassinado no estacionamento do Shopping Pateo Altiplano

trio

Sucesso da Jovem Guarda, Golden Boys, Evinha e Trio Esperança se apresentam na PB no Seis e Meia

gessinger

Virada de preços para shows de Humberto Gessinger em Campina Grande e João Pessoa

postesfios

Paraíba registra mais de 150 acidentes de trânsito com postes no 1º trimestre de 2024

Vereador-Joao-Sufoco-alhandra-751x500

Em sessão extraordinária, vereadores cassam de novo mandato de João Sufoco