Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Ato de Bolsonaro foi de cidadão que tentou dar golpe e sabe que pode ser preso, diz Lula

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

O presidente Lula (PT) afirmou nesta segunda-feira (4) que o ato convocado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) na avenida Paulista, em São Paulo, foi de “um cidadão” que “sabe que fez burrice” e que “pode ser preso”.

“Não sei se vocês repararam que teve um ato no domingo passado [dia 25]. Aquele ato o que que era? Aquele ato é de um cidadão que sabe que fez caca, que fez uma burrice, que tentou dar um golpe e que ele vai para Justiça e que ele vai ser julgado e, se for julgado, ele pode ser preso e está tentando escapar”, afirmou Lula.

O petista participou da abertura da 4ª edição da Conferência Nacional de Cultura, organizada pelo Ministério da Cultura, em Brasília.

O evento, que tem neste ano o tema “Democracia e Direito à Cultura”, pretende debater políticas públicas culturais e definir prioridades para as ações do setor.

Em seu discurso, Lula também afirmou que a extrema direita tem crescido em diferentes países do mundo. Ele voltou a criticar Bolsonaro, ao citar os depoimentos que têm sido colhidos na investigação sobre uma trama golpista para evitar a posse do petista.

“A verdade nua e crua é que esse cidadão preparou um golpe para o país quando ele ficou trancado dentro de casa várias semanas, que gente não sabia se ele estava chorando. Ele estava preparando um golpe, tentando imaginar como é que ele ia fazer para não deixar o presidente eleito tomar posse”, disse Lula.

O presidente afirmou ainda: “Eu acho que ele se borrou de medo e resolveu ir embora para os Estados Unidos para não ver a posse. Ele imaginava que as pessoas que ele pagou, organizou e ajudou a financiar para ficar na porta dos quarteis… [ele] achava que essa gente ia dar o golpe, [para que] ele fosse ungido pelo povo fascista deste país a voltar nos braços do povo, para assumir a presidência da República. Era isso que ele estava desenhando e [foi] isso que não aconteceu”.

Em seu discurso, Lula também disse que foi muito criticado pelas declarações que deu sobre a guerra entre Israel e o grupo terrorista Hamas.

“Vocês tão lembrados há 20 dias como eu apanhei pelo o que eu falei da Palestina. Vocês estão lembrados. Com o tempo a gente vai provar que eu estava certo, o povo palestino tem o direito de viver, de criar o seu país. Você não pode fazer o que foi feito, anunciar comida e mandar torpedo, mandar bala e morte para aquelas pessoas. Até quando a gente vai ter medo, até quando a gente vai se curvar?”, disse o petista.

No começo do ato, o presidente posou para uma foto com uma bandeira da Palestina e aplaudiu de pé uma apresentação de um poeta que pediu o “fim do genocídio” e saiu em defesa do povo palestino.

Ainda em seu discurso o petista citou a decisão de Bolsonaro em acabar com o Ministério da Cultura e transformá-lo numa secretaria especial, além da série de ataques que o ex-presidente e seus aliados fizeram contra a classe artística.

“Eles tinham um secretário da Cultura fazendo vídeo inspirado no nazismo. A gente não pode esquecer que tinha um secretário da Cultura chamado Mario Frias que chamava artistas de criaturas imundas. Não pode esquecer as acusações repetidas de Bolsonaro e aliados que artistas eram vagabundos “, disse Lula.

“Estou lembrando apenas algumas das coisas que vamos pesquisar rapidamente para saber o que que há pouco tempo uma matilha de cachorro louco que governou esse país fez nesse país”, completou.

 

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Após agressão, Ulisses Barbosa é internado e precisa de doação de sangue

Anteriores

Wallber Virgolino 1

Após ofensa, Wallber Virgolino pede desculpas a Cláudia Carvalho

O presidente da República, Jair Bolsonaro,participa de cerimônia de posse dos desembargadores Messod Azulay Neto e Paulo Sérgio Domingues, como ministros do Superior Tribunal de Justiça (STJ).

Bolsonaro recebe alta após ser internado com mal estar em Manaus

Árvore cai no Parque da Lagoa, em João Pessoa, e interdita avenida

Árvore cai no Parque da Lagoa, em João Pessoa, e interdita avenida

supermercado FOTO Pixabay

Sine-PB oferta 613 vagas de emprego a partir desta segunda-feira

acidente pianco br-361

Acidente com dois carros, moto e animal solto na BR-361 deixa cinco feridos na Paraíba

cachorros envenenados sousa sertao pb

Família suspeita que cachorros foram envenenados em Sousa e acionam polícia

madonna cantora FOTO tv globo

Madonna no Brasil: cantora leva 1,6 milhão de pessoas a Copacabana, diz Riotur

joao azevedo celebra inter religiosa FOTO Secom PB

PB e demais membros do Consórcio Nordeste enviam suporte do Rio Grande do Sul

chuvas rio grande do sul FOTO prefeitura canoas rs

Mortes por chuvas no RS chegam a 66 e ultrapassam tragédia de 2023

mega sena FOTO rafael neddermeyer agencia brasil

Mega-Sena: quase 100 apostas da Paraíba são premiadas