Ativista denuncia suspensão de esterilizações no Centro de Zoonoses de João Pessoa

O presidente do Núcleo de Extensão em Justiça Animal da UFPB, advogado Francisco Garcia, denunciou que o Centro de Zoonoses de João Pessoa suspendeu os atendimentos para esterilizações de cães e gatos por tempo indeterminado. Segundo ele, o motivo da interrupção foram infiltrações no prédio que fica na Avenida Walfredo Macedo Brandão, 100, no bairro dos Bancários.

“O serviço que já era precário está simplesmente suspenso. Não há previsão de volta, deixando a saúde pública humana e animal a ver navios. Além disso, quando o Centro está funcionando e os animais são levados para a esterilização, é feito um exame de sangue que não é disponibilizado aos tutores dos animais. É um documento que é do tutor não é entregue e muitos animais são recusados porque as plaquetas estão baixas e a cirurgia é cancelada , sem indicação de nenhuma alternativa. Não há transparência e já houve vários casos em que saímos do Centro de Zoonoses com essa alegação de plaquetas baixas, vamos a um veterinário particular e lá o exame é feito e os resultados são normais”, disse Garcia.

No último dia 26 de junho, o Centro de Zoonoses da capital informou à imprensa que os serviços seriam suspensos temporariamente porque o prédio está passando por manutenção em sua estrutura.

Nilton Guedes, gerente de Vigilância Ambiental e Zoonoses, explicou que o bloco cirúrgico da unidade de castração precisou ficar fechado para continuidade das obras. “Devido às fortes chuvas que atingiram a Capital nas últimas semanas, o centro passa por manutenção na sua instalação predial e o bloco cirúrgico de castração precisou ficar fechado para dar continuidade às obras. Dessa forma, garantimos a segurança dos profissionais e dos animais”, disse

O gerente explicou ainda que as novas datas para agendamentos serão divulgadas assim que as obras forem concluídas.

A assessoria da Secretaria de Saúde de João Pessoa informou que atendimentos para vacinas ou outras demandas estão funcionando normalmente. Só o bloco cirúrgico está sem condições de ser usado por causa da reforma.

Ativista denuncia suspensão de esterilizações no Centro de Zoonoses de João Pessoa

Comentários

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.