Moradores da Paraíba e de outros estados do Nordeste foram surpreendidos por um fenômeno no céu que muitos acreditaram se tratar de um meteoro. O caso tem repercutido nas redes sociais desde a noite dessa sexta-feira (22), quando o facho de luz cruzou o céu por volta das 22h30. (veja o vídeo abaixo)
O astrônomo Marcelo Zurita disse que a Associação Paraibana de Astronomia (APA) e a Rede Brasileira de Monitoramento de Meteoros (Bramon), que acompanham o caso, coletaram relatos de quem viu o facho de luz em Goiás, Bahia, Sergipe, Alagoas, Pernambuco, Paraíba, Ceará e Rio Grande do Norte.
A Bramon concluiu que a luz vista no céu não era um meteoro, mas sim, a “reentrada” de lixo espacial na atmosfera. Seria um foguete chinês, lançado em fevereiro de 2018, com sete metros de comprimento e três toneladas. Marcelo Zurita explica que o foguete entrou na atmosfera a 26 mil quilômetros por hora. O astrônomo relata que, nessa velocidade, o impacto entre o foguete e a atmosfera cria uma bolha de plasma incandescente que destrói o objeto.
Zurita ainda dá outros detalhes sobre o risco de restos caírem sobre imóveis ou pessoas e traz uma reflexão sobre como a intensidade de lançamentos de foguetes, que tem aumentado, pode ser um problema no futuro. Saiba mais no vídeo abaixo. (confira também, mais abaixo, o vídeo do lixo espacial cruzando o céu)