Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Associação Estudantil de Grêmios do IFPB elege 1ª mulher presidente

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

O campus João Pessoa do Instituto Federal da Paraíba sediou, nos dias 15 e 16 de fevereiro, o CONEGT – Congresso de Estudantes e Grêmios Técnicos do IFPB. Esse momento contou com a participação de diversos estudantes da casa e das demais unidades do IFPB e foi marcado pela discussão de políticas públicas voltadas para a juventude. Muito também se debateu a importância do protagonismo juvenil e os desafios do movimento estudantil para garantir sua concretização, o que se seguiu da escolha da nova diretoria da ASSEGT – Associação Estudantil de Grêmios Técnicos do IFPB.

O evento foi organizado pela ASSEGT em cooperação com o Grêmio Estudantil Florestan Fernandes do Campus João Pessoa. Representando A UBES – União Brasileira dos Estudantes Secundaristas, participou o antigo Presidente da ASSEGT, Leandro Levy, que atualmente é Diretor Executivo de Escolas Públicas da UBES. A Plenária Final do CONEGT teve início após uma apresentação cultural promovida por estudantes do curso técnico em instrumentos músicas do instituto. Logo em seguida, o presidente do grêmio técnico do campus João Pessoa, Neto Lacerda, agradeceu aos estudantes que estavam presentes no evento e destacou a importância da sua preocupação com o ativismo estudantil. Leandro Levy, representando a UBES, iniciou depois o seu discurso, destacando a concretização de um sonho em ver a realização do evento após o contexto pandêmico em que vivenciamos e apontou sobre a importância desse encontro para os estudantes e para a instituição de ensino.

Outro momento marcante do congresso foi a escolha da nova diretoria da ASSEGT. A chapa apresentada para representar os estudantes técnicos durante os próximos anos foi a União Para Reconstruir, que conta com Ariely Araújo como presidente. Com uma votação unânime, a chapa foi a escolhida. Em seu discurso, Ariely agradeceu aos estudantes que se deslocaram dos demais campi do Instituto para a partipação no Congresso e enfatizou que a sua gestão seria pautada pelo diálogo, transparência e possibilitando maior contato com a comunidade discente. Ariely também relembrou o sucateamento que a rede federal de educação sofreu, em virtude da má gestão do governo Bolsonaro e que o movimento estudantil precisa estar ainda mais atuante para garantir que os estudantes tenham acesso a uma educação pública, gratuita, de qualidade e libertadora.

Com a finalização da votação e das falas da autoridades presentes, Maria Eduarda, Vice-Presidente eleita da ASSEGT, apresentou uma visão otimista em relação ao momento e disse esperar que os jovens estudantes que participaram do Congresso sejam multiplicadores do espírito estudantil e que possam contribuir junto com a Diretoria da ASSEGT para o fortalecimento do movimento estudantil do IFPB, completando a visão de Ariely, que enfatizou a reconstrução do movimento estudantil dentro do Instituto, e demonstra com esta última estar preparada pra enfrentar os desafios futuros.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Após agressão, Ulisses Barbosa é internado e precisa de doação de sangue

Anteriores

gusfavo1

Candidato de 30 anos morre ao passar por exame físico do concurso da PM

pbtur1 (1)

Governo da Paraíba impulsiona o turismo com ações estratégicas de divulgação

ulissesok (1)

Ulisses Barbosa narra agressão cometida por 7 homens e pedrada na cabeça; ouça

joaoazevedoclose

João Azevêdo destaca investimentos na educação no lançamento do programa Pé-de-Meia na PB

concursouni

Governo decide adiar provas do 1º Concurso Nacional Unificado

terezinhacamilo (1)

Ministro da Educação sinaliza que Terezinha será confirmada como reitora da UFPB

Francisco de Assis Rodrigues de Lima, prefeito de Cajazeirinhas

Prefeito de Cajazeirinhas é condenado por manter lixão

Festa Junina

MP recomenda medidas para garantir segurança e meio ambiente no São João de Monteiro

Cícero e Janine Lucena

Cícero explica que mandado contra Janine foi motivado por ligação desconhecida

Polícia civil da paraíba

Homem é preso por participar de rinha de galos e ameaçar deputada