Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Assembleia discutirá implantação da região metropolitana de CG

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

A Assembleia Legislativa da Paraíba vai realizar sessão especial itinerante para discutir a implantação da Região Metropolitana de Campina Grande, em atendimento a proposta de autoria da deputada Daniella Ribeiro, líder do PP. A sessão será realizada em Campina Grande.

 
Daniella Ribeiro (PP) afirmou durante seu pronunciamento na sessão que apresentou requerimento a importância para a realização de uma sessão itinerante em Campina Grande para que seja discutida a implantação da Região Metropolitana de Campina Grande. De acordo com ela a lei complementar de número 92, de autoria do então deputado estadual Aguinaldo Ribeiro foi sancionada em 2009 e “até agora nenhuma ação concreta foi feita para a efetivação, por isso queremos alternativas para encontrar melhorias para Campina Grande e todas as cidades que compõem a região metropolitana”, disse.
 
A Região Metropolitana de Campina Grande é composta pelos municípios de Lagoa Seca, Massaranduba, Alagoa Nova, Boqueirão, Queimadas, Esperança, Barra de Santana, Caturité, Boa Vista, Areial, Montadas, Puxinanã, São Sebastião de Lagoa de Roça, Fagundes, Gado Bravo, Aroeiras,Itatuba, Ingá, Riachão do Bacamarte, Serra Redonda, Matinhas e Pocinhos.
 
Serão convidados para a sessão especial prefeitos, vice-prefeitos, vereadores e vereadoras, secretários do Governo Estadual, representantes do Governo Federal e de outras instituições, visando à concretização e a implantação da Região Metropolitana de Campina Grande.
 
A Constituição Federal de 1988 deixou a cargo dos Estados a instituição de Regiões Metropolitanas constituídas por agrupamentos de municípios limítrofes, para integrar a organização, o planejamento e a execução de funções públicas de interesse comum.
 
Assim, é facultado aos a criação de regiões metropolitanas, através de leis complementares, para gerir os recursos econômicos e sociais do Estado de modo geral, as regiões metropolitanas constituem um aglomerado de municípios que tem por objetivo realizar tarefas públicas que exigem a cooperação entre os municípios, como os serviços de saneamento básico e de transporte coletivo, legitimando, em termos político-institucionais, sua existência.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Arthur Urso leva “esposas” para passear sem roupa íntima na orla de João Pessoa

Professores da UFPB desistem de candidatura e apoiam Terezinha e Mônica

Anteriores

centrodevivenciaverde (1)

Eleição da UFPB: Parcial mostra Terezinha e Mônica em 1º lugar e apoiadores “provocam” Valdiney

presidio-regional-de-cajazeiras (1)

Rebelião após prisão de diretor do presídio de Cajazeiras é contida

camaradeformosa (1)

Vereadores aumentam salários para R$ 17 mil e reclamam: “Se fosse R$ 300 mil não dava”

168970670164b6e0cd674fd_1689706701_3x2_lg

Wegovy chegará às farmácias brasileiras no segundo semestre de 2024

bolsaatleta (1)

João Azevêdo contempla 548 atletas, paratletas e técnicos com Bolsa Esporte

39graus

Calor: Temperaturas podem chegar a 39°C na Paraíba nesta sexta

Roberto D’Horn Moreira Monteiro de Franca Sobrinho

Roberto D’Horn toma posse pela segunda vez no TRE da Paraíba

wifi (1)

Passageiros terão wi-fi gratuita no Terminal do Valentina Figueiredo a partir de sábado

Caepep

Defensoria garante liberdade a paraibana encarcerada com filho recém-nascido

cidaramos1_resized (2)

PT marca data para decidir sobre situação de João Pessoa; Cida crê em candidatura própria