Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Areia Vermelha, Caribessa, Picãozinho e Seixas são reabertas à visitação

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

As Unidades de Conservação da Paraíba localizadas em municípios classificados com bandeiras “verde”, “amarela” e “laranja” dentro do Plano Novo Normal estão reabertas para visitação. Para isso, deverão ser obedecidas regras contidas na portaria da Superintendência de Administração do Meio Ambiente (Sudema), que dispõe sobre a reabertura parcial, gradual e monitorada da visitação pública a estes locais (no 019/2021), publicada no Diário Oficial desta quarta-feira (14).

De acordo com a portaria, a visitação ao Parque Estadual Marinho de Areia Vermelha, no município de Cabedelo, por exemplo, ficará limitada a 500 pessoas por dia. Em João Pessoa, na área conhecida como Caribessa, o limite de visita será de 150 pessoas/dia; em Picãozinho, 200 pessoas; e Seixas, 500 pessoas. Além disso, a visita a esses pontos somente pode ser feita de segunda a sexta-feira.

Os municípios de João Pessoa e Cabedelo atualmente se encontram na bandeira “laranja”. Havendo reclassificação para a bandeira “amarela”, a capacidade de visitantes passa a ser o dobro, e a visitação será permitida também nos finais de semana e feriados.

Nas unidades de conservação de bioma terrestre, no caso de municípios em bandeira “laranja”, fica permitido o uso das áreas comuns com capacidade máxima de 25 pessoas por turno e a prática de atividades turísticas fica limitada a 5 pessoas por condutor ou guia de turismo. Os limites representam 50% da quantidade de visitantes permitidos nos municípios de bandeira “amarela”.

Ensaios fotográficos, filmagens e gravações nas unidades de conservação serão permitidos apenas mediante agendamento através do e-mail [email protected]. Pesquisas científicas também serão autorizadas obedecendo um número máximo de pesquisadores. Nas unidades, segue sendo obrigatório o uso de máscara de proteção e a obediência a um distanciamento mínimo de dois metros entre os visitantes.

Ainda de acordo com a portaria, é de responsabilidade das operadoras de turismo o fornecimento diário de um Relatório Detalhado de Visitantes à Coordenadoria de Estudos Ambientais (CEA) da Sudema ([email protected]), com os seguintes dados: nome completo do visitante, número do CPF e número do telefone.

Para as unidades de conservação do bioma marinho, o perímetro da área permitida para uso pode ser consultado pelo link: http://sudema.pb.gov.br/unidades-de-conservacao-1/novo-normal-unidades-de-conservacao . Para maiores informações, a Portaria SUDEMA/DS no 019/2021 pode ser acessada no link: https://auniao.pb.gov.br/servicos/arquivo-digital/doe/2021/abril/diario-oficial-14-04-2021-1.pdf .

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Arthur Urso leva “esposas” para passear sem roupa íntima na orla de João Pessoa

Professores da UFPB desistem de candidatura e apoiam Terezinha e Mônica

Anteriores

Cida Gonçalves, ministra das mulheres, e João Azevêdo

João recebe ministra Cida Gonçalves e discute ampliação de políticas públicas em defesa da mulher na PB

Procon-JP fiscalização

Procon-JP notifica 19 postos após denúncias de aumento indevido no preço da gasolina

Relógios apreendidos na operação

Polícia prende em João Pessoa servidor do TJPE por suspeita de corrupção e lavagem de dinheiro

Jannyne Dantas

Justiça mantém prisão de Jannyne Dantas, ex-diretora do Hospital Padre Zé

Gaeco operação curandeiros II

Gaeco deflagra operação contra fraude para libertar presos de forma irregular

Corrida da fogueira em campina grande

Prefeitura de Campina Grande abre inscrições para Corrida da Fogueira

Técnicos do TRE-DF realizam a conferência e a lacração de urnas eletrônicas para o 1º turno das Eleições 2022.

MPPB e Procuradoria Regional Eleitoral discutem atuação de promotores nas eleições 2024

Violência contra mulheres, estupro

A cada 8 minutos, uma mulher é vítima de estupro no país

90101644-eef1-470c-865b-76d15822810a

Ministra das Mulheres participa de sessão um dia após “equívocos” do presidente da AL

joaobenedito (1)

TJ aprova criação de mais sete vagas de desembargador na PB