Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Arco Metropolitano de Campina Grande avança e já tem cerca de 70% das obras em execução

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

As obras do Arco Metropolitano Leste de Campina Grande estão avançadas e já contam com cerca de 70% dos serviços em execução, devendo ser concluídas no primeiro semestre de 2022. Com extensão total de 6,42 km, a obra vai oferecer mais segurança aos seus usuários e moradores da área beneficiada e melhorar o tráfego de veículos na região metropolitana da cidade. O investimento, com recursos próprios do Tesouro Estadual, é superior a R$ 17 milhões.

Executado pelo Departamento de Estradas da Paraíba, por meio da construtora Cosampa Projetos e Construções Ltda., o Arco Metropolitano é considerado uma das grandes obras de mobilidade em Campina Grande e vai beneficiar, diretamente, a região metropolitana da cidade e cerca de 650 mil habitantes.

De acordo com o gestor do DER, engenheiro Oduwaldo Andrade e Silva, os serviços estão em ritmo acelerado, “lembrando que temos execução em cortes e aterros, desmonte de rochas, implantação do sistema de drenagem para escoamento de águas pluviais, construção de um viaduto sobre a BR-104, pavimentação em CBUQ (Concreto Betuminoso Usinado a Quente), sinalização horizontal e vertical, colocação de defensas metálicas, iluminação pública, paisagismo e recuperação de áreas degradadas”.

Com uma via de 16,5 metros de largura, inclusive calçadas, meio-fio, linha d’água, pista de rolamento, acostamentos e ciclovias, o Arco vai interligar a BR-230, BR-104 e PB-095, retirando o tráfego de longa distância do centro da cidade, principalmente caminhões pesados. Além disso, vai ordenar o tráfego na zona central de Campina e melhorar a mobilidade urbana, reduzir o tempo de deslocamento das pessoas e os índices de acidentes de trânsito, como também promover o desenvolvimento e elevar a qualidade de vida da população regional.

Ao falar sobre a obra, o topógrafo do DER, Luiz Carlos, que acompanha os trabalhos, diariamente, revela que uma das dificuldades para abertura do trecho é a grande quantidade de pedras existentes em toda sua extensão. “Os trabalhos são executados dentro do cronograma traçado, inclusive a perfuração de rochas para explosões com dinamite e retirada das pedras. A Cosampa, empresa de engenharia responsável pela obra, tem uma jornada de trabalho de 12 horas ou até mais, diariamente, visando cumprir o cronograma traçado pelo DER”, afirmou.

João Severino Batista, morador da região por onde passa o Arco, disse que o empreendimento do Governo João Azevêdo, “com certeza, deixa toda a população de Campina Grande muito feliz, principalmente porque vai desafogar o trânsito pesado por dentro da cidade, além de facilitar o tráfego de veículos que se destinam a outras cidades do Estado”.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

UEPB: uma crise democrática

Confusão continua: TRE nega ter chancelado posse de Raissa Lacerda na Câmara

Anteriores

Estacao_Cabo_Branco_Foto_KLeide_Teixeira_-30

Estação Cabo Branco abre vagas gratuitas para o Curso Livre de Teatro

noname

Nyedja Gennari faz encenação em defesa da PL 1904/24 durante audiência pública no Senado Federal

gabarito-enem-2022-3

Taxa de inscrição para o Enem 2024 deve ser paga até quarta

quais-os-salarios-e-beneficios-para-todos-os-cargos-da-policia-civil-da-paraiba-concursos-2022

Operação da Polícia Civil da Paraíba prende quadrilha especializada em extorsão

Priscila e Ramonilson (1)

Baronesa lança pré-candidatura em Patos e Ramonilson fala em ‘compromisso não honrado’

PSDB candidaturas femininas

PSDB amplia bases para eleições municipais e aposta em pré-candidaturas femininas na PB

Prisão, cadeado

Polícia Civil prende investigado por participar do assassinato do tio

Polícia Civil JP

Preso foragido do Rio que manteve família refém em JP durante assalto

Furto agências bancárias

Polícia Civil e PRF prendem investigados por furto de computadores de agências bancárias na Paraíba, PE e RN

Sandra Marrocos 2

Sandra Marrocos deixa cargo no Ministério das Mulheres para assumir pré-candidatura