Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Aprovado projeto de acessibilidade aos deficientes campinenses

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Durante o transcurso da semana em que se festeja O Dia Internacional do Portador de Necessidades Especiais, o vereador Cassiano Pascoal (PSL) comemorou a aprovação de um Projeto de Lei de sua autoria, que Autoriza o Poder Executivo a adequar determinadas áreas de Campina Grande, de acordo com as diretrizes de acessibilidade para portadores de deficiência ou com mobilidade reduzida.

O vereador Cassiano Pascoal justificou em seu Projeto, que a sociedade geralmente esquece que as pessoas com deficiência, também são consumidoras e que necessitam de adaptação para entrar nos estabelecimentos, públicos e privados. “Muito se fala em inclusão, mas na realidade pouco se vê o interesse em realizá-la por meio de políticas públicas que resultem em uma melhor infra-estrutura e qualidade de vida social, cultural do cidadão deficiente” discorreu.

Segundo Cassiano, o Brasil possui um número elevado de pessoas portadoras de algum tipo de deficiência, segundo dados apresentados no livro "Retratos da Deficiência no Brasil", nosso país possui cerca de 24,5 milhões de deficientes e a maioria deles vive na área urbana, lidando com a falta de infra-estrutura que atendam as suas necessidades.

O parlamentar destacou na Tribuna da Câmara que, caso o Projeto seja sancionado pelo Executivo, vai colaborar imensamente com os nossos portadores de necessidades especiais. O texto, após sua aprovação por unanimidade pela Câmara, foi encaminhado ao prefeito Veneziano Vital do Rêgo (PMDB) contendo dezenas de sugestões, apontando diversos locais onde o Poder Público pode intervir e minorar o problema da acessibilidade.

Para Cassiano, no atual Governo já houve algumas melhorias, mas são necessárias mais ações e reparos que facilitem o acesso dos portadores em toda a cidade de Campina Grande, através da construção de mais rampas em edificações públicas, bem como nas igrejas, nos estacionamentos, áreas de lazer etc.

De acordo com o vereador Cassiano Pascoal, a proposta surgiu após ele ouvir os anseios das associações dos Portadores de Necessidades Especiais, bem como, da própria população campinenses, constatando que a inclusão social se torna cada vez mais difícil, tendo em vista a complexidade apresentada em determinados pontos do município impedem o livre exercício de locomoção, até mesmo para pessoas sem deficiência.

“Nosso Projeto tem como objetivo dar mais sentido à expressão acessibilidade, pois representa o direito de eliminação de barreiras arquitetônicas, de disponibilidade de comunicação, de acesso físico e equipamentos e lugares, o direito de ir e vir sem provocar transtornos”, argumentou Cassiano Pascoal.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Arthur Urso leva “esposas” para passear sem roupa íntima na orla de João Pessoa

Professores da UFPB desistem de candidatura e apoiam Terezinha e Mônica

Anteriores

centrodevivenciaverde (1)

Eleição da UFPB: Parcial mostra Terezinha e Mônica em 1º lugar e apoiadores “provocam” Valdiney

presidio-regional-de-cajazeiras (1)

Rebelião após prisão de diretor do presídio de Cajazeiras é contida

camaradeformosa (1)

Vereadores aumentam salários para R$ 17 mil e reclamam: “Se fosse R$ 300 mil não dava”

168970670164b6e0cd674fd_1689706701_3x2_lg

Wegovy chegará às farmácias brasileiras no segundo semestre de 2024

bolsaatleta (1)

João Azevêdo contempla 548 atletas, paratletas e técnicos com Bolsa Esporte

39graus

Calor: Temperaturas podem chegar a 39°C na Paraíba nesta sexta

Roberto D’Horn Moreira Monteiro de Franca Sobrinho

Roberto D’Horn toma posse pela segunda vez no TRE da Paraíba

wifi (1)

Passageiros terão wi-fi gratuita no Terminal do Valentina Figueiredo a partir de sábado

Caepep

Defensoria garante liberdade a paraibana encarcerada com filho recém-nascido

cidaramos1_resized (2)

PT marca data para decidir sobre situação de João Pessoa; Cida crê em candidatura própria