Após terceiro caso de Malária, Conde terá Dia D de prevenção contra a doença neste sábado

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) participa, neste sábado (13), do Dia D contra a Malária no município de Conde. A partir das 9h, técnicos da SES e da Secretaria de Saúde do município visitarão residências para conscientizar a população sobre cuidados e prevenção contra a doença. A concentração será na Praça do Mar, em Jacumã. De lá, o grupo seguirá até Carapibus.

Durante a ação, serão distribuídos materiais informativos para a população. O objetivo é mostrar medidas que podem ser tomadas para evitar que novos casos apareçam. O uso de repelente, roupas claras, mosquiteiros são alguns dos pontos abordados. Técnicos também aconselham evitar áreas onde o mosquito transmissor costuma se reproduzir e agir (áreas de mata e rios, principalmente no início da manhã e final da tarde).

Na ocasião também será feita uma busca ativa e encaminhamento para o exame da lâmina para detectar possíveis casos da malária.

Nessa quinta-feira (11), foi confirmado o terceiro caso autóctone de malária no Conde. Os sintomas são parecidos com os de outras doenças como a dengue, zika, leptospirose e chikungunya: mal estar, cansaço, dor lombar, febre precedida de calafrios, fraqueza e dor de cabeça.

A SES segue acompanhando, dando suporte ao município e realizando as atividades já planejadas para evitar o surgimento de novos casos.

Após terceiro caso de Malária, Conde terá Dia D de prevenção contra a doença neste sábado

Comentários

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.