Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Após críticas a Felipe Reul, Gilney Porto emite nota e nega conotação política

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Depois da intensa repercussão das críticas feitas pelo secretário de Saúde de Campina Grande, Gilney Porto, ao antecessor, Felipe Reul, indicado para o cargo por Romero Rodrigues, o autor das declarações emitiu uma nota para tentar estancar a crise e ainda adiou um evento que lançaria na manhã desta terça-feira, 7, o Programa Saúde de Verdade.

No fim de semana, Gilney Porto foi questionado na Rádio Caturité sobre a situação em que assumiu a Saúde e disse “A gente pegou uma saúde básica totalmente desestruturada na parte física, muitos problema de infiltração, de rachaduras em prédios. Já iniciamos essas reformas estruturais”. E acrescentou: “Quando se utiliza o dinheiro público de forma mais adequada, sobra para fazer outras atividades”.

As declarações causaram irritação em aliados de Romero Rodrigues e foram compreendidas como um sinal de rompimento próximo entre o prefeito Bruno Cunha Lima (PSD) e o ex-prefeito.

Confira a nota emitida por Gilney sobre o assunto:

A saúde pública em todo o Brasil, sobretudo nos municípios, enfrenta um problema estrutural histórico, fruto de fatores como o crescimento populacional e o subfinanciamento do SUS. E com Campina Grande não é diferente.

Como todos sabemos, este cenário foi agravado pela pandemia do coronavírus, que nos levou a concentrar todos os esforços para salvar vidas. Não há como negar que, com a Covid-19, os últimos dois anos foram extremamente difíceis para a saúde mundial. O foco administrativo, como não poderia ser diferente, passou a ser o enfrentamento da doença e a garantia de assistência aos infectados e pacientes.

Dito isto, e com a responsabilidade que assumi como Secretário de Saúde de Campina, tenho toda a tranquilidade em identificar este cenário, ao mesmo tempo em que reconheço ter recebido da gestão anterior um sistema funcionando, seja no combate à pandemia, seja no atendimento a todos os outros aspectos da saúde dos campinenses.

A missão que recebi do prefeito Bruno Cunha Lima é avançar, melhorar o que precisa ser melhorado, cuidar da saúde da população. E é nisto o que estou concentrado, ao lado de toda a nossa equipe, noite e dia.

Não faço avaliações políticas, não entro nesse debate. Sou um médico que dedica a vida a cuidar da saúde. É por isto que repudio a tentativa de tornar um assunto tão importante quanto a saúde dos campinenses em futrica ou factóide político”.

Agora, a nota a respeito do adiamento da solenidade que lançaria o programa Saúde de Verdade:

“O evento de lançamento do Programa Saúde de Verdade, da Prefeitura de Campina Grande, marcado para esta terça-feira, 7, foi adiado para uma data a ser oportunamente informada. O adiamento se dá por conta de viagem programada pelo prefeito Bruno Cunha Lima a São Paulo (SP), para acompanhar a transferência do tio, Ivandro Cunha Lima Filho, internado desde o último dia 30 no Hospital Pedro I, vítima da Covid-19. Na capital paulista, o empresário se submeterá ao inovador tratamento ECMO – oxigenação por membrana extracorpórea -, não disponível na Paraiba, que tem apresentado resultados animadores na recuperação de pacientes em estado grave”.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Arthur Urso leva “esposas” para passear sem roupa íntima na orla de João Pessoa

Professores da UFPB desistem de candidatura e apoiam Terezinha e Mônica

Anteriores

foccotce (1)

TCE assume coordenação do Focco-PB e presidente destaca importância do fórum

pastedecarnecomacusar (1)

Deputados aprovam pastel de carne com açúcar como patrimônio imaterial da PB

vacinaferreira (1)

Vacinação contra dengue é suspensa na Capital até que Ministério da Saúde envie novas doses

Aguinaldo Ribeiro, fonte Câmara dos Deputados

Lula defende Aguinaldo como relator da regulamentação da reforma tributária

Cícero Lucena em Mangabeira

Cícero confirma licitação para construir ponte ligando Mangabeira ao Valentina

Herman Benjamin, stj

Paraibano Herman Benjamin é eleito novo presidente do STJ

Cigarros eletrônicos

Vigilância Sanitária determina apreensão de cigarros eletrônicos em todo Estado

João Azevêdo programa

Governo inclui no PPP-PB construção de estacionamento vertical na Epitácio com 1.500 vagas

Acidente próximo ao viaduto do Forrock

Motociclista sofre parada cardíaca após acidente e é reanimado pela PRF na BR-230

Jucélio Dantas é acusado de assassinar kaliane Medeiros

Caso Kaliane: ex-namorado é condenado a 30 anos por homicídio e feminicídio