Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Após críticas a Felipe Reul, Gilney Porto emite nota e nega conotação política

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Depois da intensa repercussão das críticas feitas pelo secretário de Saúde de Campina Grande, Gilney Porto, ao antecessor, Felipe Reul, indicado para o cargo por Romero Rodrigues, o autor das declarações emitiu uma nota para tentar estancar a crise e ainda adiou um evento que lançaria na manhã desta terça-feira, 7, o Programa Saúde de Verdade.

No fim de semana, Gilney Porto foi questionado na Rádio Caturité sobre a situação em que assumiu a Saúde e disse “A gente pegou uma saúde básica totalmente desestruturada na parte física, muitos problema de infiltração, de rachaduras em prédios. Já iniciamos essas reformas estruturais”. E acrescentou: “Quando se utiliza o dinheiro público de forma mais adequada, sobra para fazer outras atividades”.

As declarações causaram irritação em aliados de Romero Rodrigues e foram compreendidas como um sinal de rompimento próximo entre o prefeito Bruno Cunha Lima (PSD) e o ex-prefeito.

Confira a nota emitida por Gilney sobre o assunto:

A saúde pública em todo o Brasil, sobretudo nos municípios, enfrenta um problema estrutural histórico, fruto de fatores como o crescimento populacional e o subfinanciamento do SUS. E com Campina Grande não é diferente.

Como todos sabemos, este cenário foi agravado pela pandemia do coronavírus, que nos levou a concentrar todos os esforços para salvar vidas. Não há como negar que, com a Covid-19, os últimos dois anos foram extremamente difíceis para a saúde mundial. O foco administrativo, como não poderia ser diferente, passou a ser o enfrentamento da doença e a garantia de assistência aos infectados e pacientes.

Dito isto, e com a responsabilidade que assumi como Secretário de Saúde de Campina, tenho toda a tranquilidade em identificar este cenário, ao mesmo tempo em que reconheço ter recebido da gestão anterior um sistema funcionando, seja no combate à pandemia, seja no atendimento a todos os outros aspectos da saúde dos campinenses.

A missão que recebi do prefeito Bruno Cunha Lima é avançar, melhorar o que precisa ser melhorado, cuidar da saúde da população. E é nisto o que estou concentrado, ao lado de toda a nossa equipe, noite e dia.

Não faço avaliações políticas, não entro nesse debate. Sou um médico que dedica a vida a cuidar da saúde. É por isto que repudio a tentativa de tornar um assunto tão importante quanto a saúde dos campinenses em futrica ou factóide político”.

Agora, a nota a respeito do adiamento da solenidade que lançaria o programa Saúde de Verdade:

“O evento de lançamento do Programa Saúde de Verdade, da Prefeitura de Campina Grande, marcado para esta terça-feira, 7, foi adiado para uma data a ser oportunamente informada. O adiamento se dá por conta de viagem programada pelo prefeito Bruno Cunha Lima a São Paulo (SP), para acompanhar a transferência do tio, Ivandro Cunha Lima Filho, internado desde o último dia 30 no Hospital Pedro I, vítima da Covid-19. Na capital paulista, o empresário se submeterá ao inovador tratamento ECMO – oxigenação por membrana extracorpórea -, não disponível na Paraiba, que tem apresentado resultados animadores na recuperação de pacientes em estado grave”.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Banco do Nordeste nomeia novo superintendente na Paraíba

Prefeito paraibano fala de “infelicidade” de ter filhos autistas e servidora acrescenta: “São doidos”

Anteriores

verissinhoaz

Opinião: Vídeo completo não altera “infelicidade” de fala de Verissinho sobre autistas

forummangabeira

Fórum Regional de Mangabeira passa por reformas e adota regime de teletrabalho

bd39780962e9a5c9f1b034003fb21f6e

Convenção para referendar André Coutinho e Camila Holanda em Cabedelo será domingo

chuva

Inmet emite alerta de perigo potencial de vendaval para os 223 municípios da Paraíba

1cdfa7ea-df72-4a1e-b570-434ff0e73d4e

Paraíba firma TAC com MPF-PB e garante segurança jurídica aos investidores do Polo Turístico Cabo Branco

WhatsApp Image 2024-07-16 at 16.03.42 (1)

Greve dos servidores do INSS começa nesta terça

WhatsApp Image 2024-07-16 at 16.04.09

Startup paraibana conquista pódio do Oi Osten Girl Power e conhece Luiza Helena Trajano em SP

WhatsApp Image 2024-07-16 at 16.03.42

Taioba Discos abre sua primeira loja física em João Pessoa nesta quarta

prefeitura-de-joao-pessoa

João Pessoa conquista 1º lugar em Transparência na Região Metropolitana

economia_1609210423_0 (1)

Com demanda interna aquecida, economia cresce 0,3% em maio, diz FGV